Quem é profissional ou estudante de Saúde precisa ficar por dentro do que acontece na área. Hoje o assunto é o Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) – Entenda tudo sobre! Se ainda não sabe muito bem sobre o assunto, você está no lugar certo!
O Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020. O foco é a distribuição de vagas de residências médica, multi e uniprofissionais.
Para que você entenda como esse exame pode impactar sua carreira, acompanhe a seguir!
O que é o Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare)
O Enare é um processo seletivo centralizado. Ele é coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem parceria com oito hospitais universitários federais, além de um hospital militar.
São parceiros da iniciativa: os hospitais de Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh), Teresina (HU-UFPI/Ebserh), Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh), Aracaju (HU-UFS/Ebserh), Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), Manaus (HUGV-Ufam/Ebserh), Araguaína (HDT-UFT/Ebserh) e São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), além do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB).
Segundo divulgação do MEC, a expectativa é que, no futuro, o Exame passe a contar com outros hospitais.
Ele foi criado com um objetivo bem específico: unificar o sistema para tornar o ingresso como residente mais padronizado. Atualmente, cada hospital e cada universidade realizam a sua própria seleção.
São várias as vantagens do exame do ENARE/EBSERH. Entre elas, estão:
- menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais;
- menor burocracia para realização;
- mais acessibilidade.
Como participar do Enare
Além dos residentes em Medicina, podem participar profissionais da atuação Multi ou uniprofissional da Saúde que tenham concluído a graduação.
Outra determinação importante é que o candidato precisa estar em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe, ok?
Se você tem interesse em participar, é preciso seguir essas recomendações. Além disso, é bom saber que não é possível cursar um programa de residência em área de concentração que você já tenha concluído em outro momento.
+ 5 competências que você não imaginava aprender na Residência Multiprofissional
Ou seja, estudantes e graduados em Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia e Medicina Veterinária devem ficar atentos.
Inscrição para o Exame Nacional de Residência Ebserh
Depois da escolha tomada e de estar certo de que seguiu as recomendações prévias, vem a hora da inscrição.
Profissionais da saúde multidisciplinar interessados devem preencher o formulário eletrônico no site oficial do exame, dentro do prazo. O preenchimento deve ser feito de forma online.
É também por meio deste site que os editais são divulgados. A inscrição para o processo seletivo de 2020/2021 foi no valor de R$190,00 para os profissionais da Saúde não médicos.
ATENÇÃO: a inscrição só é confirmada com o pagamento do boleto, ok? Acompanhe direitinho para ter a certeza de que tudo deu certo.
Isenção boleto ENARE: conheça os critérios
Se você quer saber se pode ou não ser isento do pagamento do boleto para o Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare), tire aqui suas dúvidas!
Quem, comprovadamente, não tiver condições de pagar o valor do boleto pode sim, ficar isento do pagamento. Veja os critérios de isenção:
- ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar ser membro de família de baixa renda;
- renda familiar mensal igual ou inferior a três salários-mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos;
- taxa de inscrição superior a 30% do salário mensal do candidato, quando não tiver dependente;
- valor da taxa superior a 20% do salário mensal do candidato – caso tenha até dois dependentes;
- taxa for superior a 10% do salário mensal do candidato – caso tenha mais de dois dependentes.
Curtiu? Saiba tudo sobre residências multiprofissionais em saúde no Blog da Sanar Saúde. Antes de ir, confira alguns que separamos para você:
+ Como se planejar financeiramente para uma pós-graduação em Saúde
+ Saiba as 5 vantagens em fazer uma Residência Multiprofissional na área de Saúde
+ Qual a diferença entre especializações de Pós-Graduação e Residências?
Aproveite!