Residência: vale a pena fazer a prova ainda na graduação?

Residência: vale a pena fazer a prova ainda na graduação?
Residência: vale a pena fazer a prova ainda na graduação?

Com o mercado de trabalho na área da Saúde cada vez mais competitivo, a busca por qualificação não para. A preocupação com a carreira é comum já durante a faculdade. Aqui, você vai saber sobre Residência: vale a pena fazer a prova ainda na graduação?

Para responder, convocamos a Thassila Nogueira Pitanga, farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do núcleo de Farmácia na Editora Sanar.

Sobre o assunto, ela é bem categórica ao afirmar: vale muito a pena!

Residência: vale a pena fazer a prova na graduação?

As residências multiprofissionais em saúde são muito valorizadas pelos contratantes. Elas viabilizam um aprendizado especializado e muita prática, desenvolvendo uma série de competências.

De quebra, o residente conta com uma renda fixa no início da sua atividade profissional.

Uma dúvida muito comum é sobre qual o melhor momento para fazer uma residência. Há até quem queira fazer a prova durante a graduação. É o que você quer saber? Veja o que diz nossa especialista Thassila Nogueira Pitanga:

“É importante para já ir treinando como funciona o processo seletivo, o tempo de resolução das questões, aprender a controlar as questões emocionais e conhecendo como é estruturada a prova. Posso falar que não vejo nenhum contra em realizar a prova durante a graduação. Recomendo, apenas, que o candidato esteja no último semestre da graduação.”

A escolha de qual residência fazer é uma decisão importante. Ela pode mudar os rumos da sua vida. Então, pesquise sobre como é o dia a dia do residente que atua com o que você deseja. Converse, leia a respeito.


OPORTUNIDADE: Residência USP 2022: 220 vagas multiprofissionais


Prova da Residência: 5 dias para passar o quanto antes

Seja como for, a prova da residência demanda um preparo especial. Quem quiser se preparar já no último ano da faculdade, deve se atentar para algumas dicas.

Conteúdos específicos da sua área de formação caem na prova, então, foco no aprendizado. Ou seja, aproveite que está tudo fresquinho na sua cabeça. Estude e entenda os conceitos, já de olho no edital.

A seguir, a coordenadora da Sanar Saúde, Thassila Nogueira Pitanga, elenca cinco dicas para você sair na frente:

  1. Organizar horários de estudo – Sim, é preciso planejamento e organização. São muitos conteúdos a serem estudados. Alguns, você pode não ter familiaridade ainda. Sem disciplina, você pode se perder e se frustrar no meio do percurso.
  2. Conhecer a banca que irá realizar o processo – Isso é importante pois a banca organizadora tem um perfil. Então, é recomendado saber o tipo de prova que vem pela frente, para se preparar de forma mais assertiva. 
  3. Responder questões de provas anteriores – Aqui está um dos métodos mais eficazes de estudo. Acesse provas anteriores do concurso que você deseja e faça. Confira, refaça, entenda o que errou.
  4. Se aprofundar em temáticas menos abordadas na graduação – Não basta estar afiado com os conteúdos específicos da sua área. Ou seja, estar em dia com os conteúdos da graduação é fundamental, mas é preciso focar em assuntos como Saúde Pública e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
  5. Ter momentos de lazer e descanso – Afinal, não adianta estudar, estudar, estudar e não absorver o conteúdo. Queremos que você chegue pleno para fazer a prova. Aqui, voltamos à dica 1: planeje-se e organize seus horários de forma a permitir o tempo livre.

23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!

Saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional em Fisioterapia


O que é a Residência Multiprofissional em Saúde

Residência: vale a pena fazer a prova na graduação? Essa é uma dúvida que você tem? Então, é preciso também saber o que é a residência multiprofissional em Saúde.

Criadas a partir da Lei nº 11.129/2005, as residências multiprofissionais em saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades de cada região.

A modalidade é destinada para profissionais de áreas como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária,  Odontologia, Farmácia e Psicologia.

Trata-se de um programa cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho. Particularmente, em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa é desenvolvido em 2 anos e possui carga horária de 60h semanais, divididas em assistência e pesquisa.

A dinâmica é mais voltada à prática, o que permite ao aluno vivenciar a realidade da profissão, com supervisão de profissionais mais experientes. Isso, claro, faz toda a diferença na carreira.

É bom saber que cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e de um tutor (docente de instituição de ensino superior).

Esse acompanhamento é fundamental para que você tenha uma verdadeira vivência de aprendizado, com foco na experiência prática, aprendendo com que já está no mercado.

Bolsa para residentes

Durante a residência, os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.  Atualmente, o valor é de R$ 3.330,43. Mas, como divulgado recentemente, haverá um reajuste.

A decisão faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúdeanunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho. O Plano será executado em ciclos trienais e inicia as atividades ainda em 2021. 

Entre as mudanças mais importantes, o fato de que o valor das bolsas para residentes vai aumentar em 24%.

Mas, enquanto você ainda não toma a decisão sobre fazer ou não a prova durante a graduação, confira outros conteúdos incríveis que recomendamos para impulsionsar sua carreira!

Como se planejar financeiramente para uma pós-graduação em Saúde

Esteja preparado com Livros, cursos e e-books para concursos e residências e conquiste sua aprovação!

Qual a diferença entre especializações de Pós-graduação e Residência?

Como ser gestor da sua carreira? 7 dicas para se destacar no mercado

Aproveite!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?