Alimentos que podem contribuir para a sensação de bem estar  | Colunista

Sabe-se que uma alimentação saudável e adequada tem fundamental importância para promoção, prevenção, proteção da saúde e recuperação de doenças, com benefícios ao bem-estar, incluindo o estado emocional, visto que conforme as evidências científicas, o perfil alimentar pode ter influência na saúde mental, uma vez que alguns nutrientes possuem relação com aumento da liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. 

A síntese e liberação adequada de neurotransmissores por meio de impulsos nervosos, como a domamina, endorfina, serotonina, dependem também de substâncias que são provenientes de alguns alimentos, tais como o triptofano, fenilalanina e tirosina e podem ter impacto no bem-estar e auxiliar no estresse, ansiedade e na melhora do humor. 

Estudo mostra associação de baixa concentração de serotonina cerebral com o aumento do quadro clínico ansioso e depressivo, e o triptofano, que é precursor da serotonina pode contribuir na melhora do humor, da disposição e ansiedade

Alguns alimentos que podem contribuir com o bem-estar podem ser conferidos a seguir: 

  • Peixes: O salmão, camarão, atum, a sardinha são fontes de triptofano, aminoácido que atua na síntese da serotonina, que contribui no relaxamento, prazer, bem-estar e na qualidade do sono. Assim como também são fontes de ômega-3, o que pode reduzir respostas inflamatórias, visto que há relação de mecanismos inflamatórios com estresse e ansiedade. 
  • Vegetais verdes e óleos vegetais: São fontes de ácido fólico e auxiliam na liberação de serotonina, promovendo sensação de bem-estar. Além disso, o surgimento da ansiedade possui relação também com o estresse oxidativo e tais alimentos são fontes de vitamina E, que possui função antioxidante e previne a formação de radicais livres. 
  • Banana: Possui carboidratos que favorecem a síntese de triptofano. Assim como magnésio, que atua no processo de conversão do triptofano em serotonina. Também é fonte de vitamina B6, que está envolvida no metabolismo de substâncias responsáveis pela regulação do humor. 
  • Alimentos fontes de carboidratos de alto índice glicêmico: Alimentos como macarrão, tapioca, beterraba, mel, mais facilmente absorvidos, contribuem para o aumento da disponibilidade de serotonina no organismo e na passagem do triptofano para o cérebro. 
  • Carnes, ovo e leite: Fontes de vitamina B6, B9 e B12 que tem papel fundamental nos processos de síntese e no metabolismo da serotonina. 
  • Cacau: Fonte de triptofano, envolvido na formação de serotonina e estimula a liberação de endorfina. Também possui flavonoides, o que auxilia nos mecanismos inflamatórios e no combate aos radicais livres.  

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

Matérias relacionadas:

Referências: 

ASBRAN. Associação Brasileira de Nutrição. Coma os alimentos corretos e seja mais feliz. 2012. Acesso em: 12 abr 2022. Disponível em:<https://www.asbran.org.br/noticias/coma-os-alimentos-corretos-e-seja-mais-feliz>. 

BARCELOS, A. M. F. Alimentos que promovem bem-estar. Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Campus Bambuí. 2021. Acesso em: 12 abr 2022. Disponível em:< https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/ultimas-noticias/alimentos-que-promovem-bem-estar>. 

FREITAS, F. F.; SANTOS, J. C. C.; MEDEIROS, A. C. Q.; LOPES, F. A. Benefícios da alimentação para reduzir a ansiedade em tempos de Covid-19. 2020. Acesso em: 12 abr 2022. Disponível em:<https://wp-sites.info.ufrn.br/admin/facisa/wp-content/uploads/sites/4/2020/04/Cartilha_Beneficios_Alimentacao_Ansiedade.pdf>. 

LINDSETH, G; HELLAND, B.; CASPERS, J. The effects of dietary tryptophan on affective disorders. Archives of psychiatric nursing, v. 29, n. 2, 2015. 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?