Quando o assunto é conteúdo da prova de residência multiprofissional, em especial de nutrição, quando se tem milhares de recomendações e orientações nutricionais diferentes nas mais diversas patologias e condições de saúde, o que se tem em mente é “MEU DEUS, isso é muita coisa, eu não vou dar conta de tudo e muito menos aprender essa ruma de coisas, isso é muito difícil… quero desistir, e ainda tem SUS”.
Com exceção da frase final, na qual ela está complementarmente certa!
Ou seja, além de não ser fácil, é preciso articular os conteúdos de nutrição e de saúde pública/saúde coletiva, e você só vai conseguir essa articulação com organização dos seus estudos para que não foque apenas em uma disciplina especifique e negligencie a outra.
No entanto, eu quero que você preste bastante atenção: você não vai necessariamente, e até mesmo nem precisa estudar tudo o que está no edital para ser aprovado na residência que você deseja. O x da questão aqui é totalmente outra: como devo me organizar para estudar para a prova de residência multiprofissional?
A seguir, será apresentado em tópicos as principais instituições super bem conceituada e avaliada por profissionais que desejam atuar na área clínica hospitalar.
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- Hospital Israelita Albert Einstein
- Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Hospital Sírio-Libanês
- PSU-RESMULTI/CE
- Hospital Universitário de Brasília
- A.C.Camargo Cancer Center
Eu quero que agora você acredite no que vou te falar: para ser aprovado na prova de residência dos seus sonhos e ser um excelente profissional na área escolhida, você meu amigo, não precisa estudar tudo. Isso porque, além de ser muita coisa, você precisa conhecer o formato da sua banca, o que ela mais cobra e principalmente, qual o nível das questões.
Para tanto, a seguir será apresentada 5 grandes passos de como você deve se organizar para os estudos da residência multiprofissional e ser aprovado no seu tão sonhado programa, então bora lá!
DICAS SIMPLES PARA ESTUDAR
Agora separamos algumas orientações simples que vão tornar a sua preparação mais simples e produtiva no dia a dia. São elas:
1. ORGANIZAÇÃO DO SEU ESPAÇO
Quanto mais bagunçado estiver o local onde irá estudar, maior será o desânimo na hora de encarar os livros e as apostilhas. Por isso que, a importância de manter um local limpo, agradável, organizado para facilitar sua aprendizagem e distrações de objetos.
Não esqueça também de organizar os materiais/apostilhas de estudos, isso evitará que você perca tempo procurando livros ou apostilas. Também alivia a pressão de que você nunca sabe onde as coisas estão e não permite que você gaste minutos preciosos atrás da caneta.
É necessário um local de fácil acesso e visualização para livros e acessórios, coloque canetas e clipes de papel em um copo que você não usa, por exemplo, notas separadas. Ao terminar o tempo de estudo, coloque todos os seus pertences de volta em seus lugares originais.
O hábito de organizar materiais de aprendizagem pode acelerar o aprendizado e evitar atrasos. Mesmo antes quando estava para começar a estudar, não conseguia encontrar um livro, isso já é motivo para desistir, então evite que isso aconteça com você.
ORGANIZAÇÃO DO SEU TEMPO
É preciso fazer com que cada segundo vale realmente a pena no ato da preparação, nesse caso, encontre formas e/ou momentos que poderiam ser melhor aproveitados no dia a dia, e principalmente priorizar como irá gastar o seu tempo.
Algumas estratégias podem ser utilizadas para se organizar no preparatório é estudar sempre no mesmo lugar, uma vez que, ter um local fixo de aprendizagem em casa é a primeira estratégia para fortalecer seus hábitos de estudos, porque enquanto você se sentar neste local de aprendizado, seu cérebro perceberá que é hora de aprender.
Outra dica importante é você possuir pausas/intervalos para oxigenação do cérebro e reter mais os conteúdos, estudar por muito tempo sem intervalos faz com que seu cérebro se sobrecarregar muito mais rápido, não fixando os conteúdos de forma assertiva.
Ah, e nunca se esqueça de revezar os seus conteúdos ao longo dos dias, assim o seu cérebro sempre vai ser estimulado a aprendizagem de conteúdos diferentes de uma forma muito mais prática, e não vai se cansar rapidamente com aquele conteúdo repetitivo.
E por fim, é necessário que você siga seu planejamento, sendo que um bom planejamento é aquele que você consiga realizar conforme sua realidade. Não existe nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, e nunca conseguir completá-lo, não é mesmo?
3. RESERVE UM MOMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E REFLEXÃO
Separe um dia ou parte dele para avaliar como foi a semana anterior em relação aos seus estudos, o que posso fazer para melhorar meus estudos? Quais novas estratégias? Quais as porcentagens de erro e acertos nas questões? Como estar sendo o progresso e rendimento dos estudos? e a definição do plano de ação para a próxima semana, isso é fundamental para aprovação
Outra coisa muito importante, caso surja um imprevisto e não seja possível cumprir ou atingir a meta diária ou semanal de determinado conteúdo ou questão, seja sincero com você mesmo e remaneje as dificuldades para atingi-la no dia seguinte ou semana anterior, assim o sufoco será bem menor, te garanto 😉
Caso seu rendimento esteja baixo, tente identificar em que estar errado… faltou um conteúdo que você não estudou e achou que era irrelevante, mas na verdade são relevantes? Você estar sabendo raciocinar a questão? Você conseguiu de fato aprender aquele conteúdo? Essas perguntas podem fazer com que você reflita e corrija os erros e acerte nas próximas.
4. CRONOGRAMA DE ESTUDO
Você precisa montar um cronograma de estudo, até porque, é através dele que você irar montar suas atividades do cotidiano junto com os conteúdos e estratégias para aprovação, uma das suas grandes vantagens seriam: Ajuda a manter um foco; aumenta a autoconfiança; amplia a capacidade de concentração; eleva a produtividade e o desempenho e por fim, permite aproveitar mais o tempo livre.
Nesse site <https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-cronograma-de-estudos> ensinara passo a passo de como organizar um cronograma de estudo de uma forma prática conforme sua realidade.
5. CRIE METAS
Seja na vida pessoal, profissional ou empresarial, a importância de ter metas e objetivos claros está na capacidade de inspirar a todos. Esses elementos têm uma capacidade poderosa de guiar a ação e a jornada evolutiva de qualquer tipo de pessoa.
Por exemplo, você pode definir que vai começar a fazer novos cursos, videoaulas desenvolver novas habilidades de estudos, ir para a academia, planejar a controle de questões e etc.
Ou seja, é importante ter metas em todas as áreas da vida, mas não se esqueça em definir prioridades e de ter minis recompensas, isso estimula ainda mais a alcançar novas metas. Isso não quer dizer que você tenha que desistir de um certo aspecto da sua vida, mas sim tentar avaliar as coisas mais importantes neste momento.
Exemplificando, ao concluir uma meta de estudo, você se permitira assistir um episodio de uma série que você goste, ler um livro, mexer por 20 minutos na rede social e etc… Viu como é prático? Você fica ainda mais animado por querer essas recompensadas quando suas metas são atingidas.
Matérias relacionadas:
- Obesidade infantil: prevalência no Brasil e no mundo
- Psiquiatria nutricional – nutrição e saúde mental
- Síndrome de realimentação no paciente crítico: um olhar ampliado
Referências
VITOR, J. Como estudar sozinho para a prova de residência médica? Disponível em: https://www.medway.com.br/conteudos/como-estudar-sozinho-para-a-prova-de-residencia-medica. Acesso em: 19 jun. 2021.
HAMRA, M. Como estudar para a prova de residência médica: você Não tem que ver tudo. Disponível em: https://www.medway.com.br/conteudos/residencia-medica-voce-nao-vai-estudar-tudo. Acesso em: 19 jun. 2021.
Disponível em: https://www.sanarmed.com/comece-a-estudar-agora-para-a-prova-de-residencia-medica. Acesso em: 19 jun. 2021.
Disponível em: https://www.revisamed.com.br/voce-na-residencia-medica/residencia-medica/10-dicas-para-passar-na-residencia-medica. Acesso em: 19 jun. 2021.
VALENTE, J.A.; ALMEIDA, M.E.B.; GERALDINI, A.F. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017
GALVÃO, A.; CÂMARA, J.; JORDÃO, M. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 627-644, set./dez. 2012.
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/565843/2/CARTILHA%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20DE%20ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.
MORAES, M.; VIEIRA, E.M.F. Técnicas de Estudo. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/200768229.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.