As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 já estão abertas!
Considerado o maior concurso público do Brasil, o CNU oferece milhares de vagas em órgãos federais e traz excelentes oportunidades para profissionais da saúde que desejam atuar no serviço público.
Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, biomédicos, nutricionistas e outros profissionais da área podem concorrer a cargos com salários iniciais que chegam a R$ 13 mil.
Inscrição no CNU: como fazer?
Você pode se inscrever até dia 20 de julho de 2025, diretamente pelo site oficial do concurso: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional
A taxa de inscrição é de R$70 e as provas estão previstas para os meses de outubro e dezembro em todo o Brasil.
Resumão de todas as datas do CNU
- Inscrições: 2 a 20/7/2025
- Pagamento da taxa: até 21/7/2025
- Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8/7/2025
- Prova objetiva: 5/10/2025
- Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
- Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026

Vai concorrer? Aproveite a live do MGI
Para tirar dúvidas sobre a nova edição do concurso, o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) preparou uma live especial nesta sexta-feira (4/07), que será transmitida no canal oficial do ministério no YouTube.
Se você ainda tem dúvidas sobre o edital, essa é uma ótima oportunidade para entender tudo antes da prova: como funciona o modelo unificado, quais conteúdos serão cobrados e como será o processo de seleção.
Como se preparar: dicas de estudo para a área da saúde
Com o edital em mãos e a inscrição feita, o próximo passo é montar um plano de estudo eficiente. Aqui vão algumas dicas para quem vai concorrer às vagas da área da saúde:
Leia o edital com atenção: Veja os conteúdos exigidos especificamente para o cargo que você vai disputar.
Priorize conteúdos técnicos, como políticas públicas de saúde, SUS, vigilância sanitária, regulação, condutas clínicas e temas ligados à sua área (medicina, enfermagem, farmácia, etc.).
Mas estude também os blocos comuns, como: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Ética na administração pública.
Resolva MUITAS questões: Foque em simulados e provas anteriores, mesmo de outros concursos. Isso ajuda a entender o estilo da banca – que, no caso do CNU, já foi escolhida e é a FVG.
Use materiais objetivos e visuais, que facilitem a revisão como resumos, fluxogramas e guias de bolso.
Organize seu tempo: tem tempo suficiente para revisar todos os conteúdo e focar nos principais, mas é necessário dividir sua semana entre teoria, revisão e prática com questões.
Agora é com você! Com as inscrições abertas e o edital divulgado, essa é a sua chance de garantir estabilidade, bom salário e fazer a diferença na saúde pública brasileira.
