Terminou ou está perto de terminar a graduação e está em dúvida do que fazer depois: um MBA ou uma Pós? Pode ficar tranquilo, aqui vamos falar um pouco sobre as diferenças entre eles para te ajudar a decidir!
Tipos de Pós-Graduações
Primeiro, é importante ressaltar que qualquer curso que venha depois da graduação é considerado uma pós-graduação. Ou seja, o MBA, mestrado ou doutorado são exemplos de pós-graduação.
Porém, qualquer curso de pós-graduação se divide entre lato sensu ou stricto sensu.
O lato sensu é onde estão posicionadas as Especializações e o MBA, enquanto o Mestrado e Doutorado, como citamos no início do texto, são cursos stricto sensu.
Lato Sensu
Os cursos classificados como Lato Sensu são mais direcionados para desenvolvimento profissional, ou seja, focam no mercado de trabalho.
Essa modalidade de curso é indicada para profissionais que já atuem na área ou que estejam buscando um aprimoramento profissional.
Stricto Sensu
A formação Stricto Sensu é indicada para quem quer seguir carreira acadêmica ou de pesquisa. Quem quer ser professor universitário por exemplo, precisa estar atento a essa modalidade de curso.
Qual é a diferença entre um MBA e uma Pós-graduação?
MBA é uma sigla que significa Master Business Administration e tem exatamente o mesmo objetivo de uma Pós-graduação, porém, é aplicado para a área de Business. Ou seja, aplicável a especializações nas áreas administrativas, de gestão e empresariais.
Por se tratar de negócios, ele é indicado especialmente para profissionais que já possuem experiência na área e caminham para cargos relacionados à tomada de decisões.
A Pós-graduação ou Especialização pode acontecer em qualquer área, e não necessariamente para áreas de negócios.
Quais as vantagens e desvantagens de uma pós-graduação online?
As vantagens e facilidades são muitas, como por exemplo, ter a mobilidade de montar o seu horário de estudos. Isso facilita conciliar trabalho e estudos, já que a maioria dos profissionais da pós-graduação já são atuantes.
Os preços também sofrem impacto positivo, já que é possível abater despesas de manutenção dos espaços físicos, portanto, tendem a ser mais baratas.
Uma vantagem muito forte também é a possibilidade de aprender com profissionais de todo o Brasil e até do mundo, já que a presença física é dispensada, e isso amplia muito as possibilidades de encontros muito valiosos.
Outro ponto é o tempo de deslocamento, que é economizado quando se estuda de casa.
As vantagens realmente são muitas, sem mencionar o fato de o MEC já reconhecer essa modalidade, assim como a maioria dos órgãos reguladores.
Uma possível desvantagem seria a falta da presente e troca de vivências, mas existem formas de driblar essa questão, como os encontros online ao vivo e utilização das redes sociais.
Leituras Complementares: