Odontólogo com formação multiprofissional: o que esta formação tem a acrescentar para minha carreira? | Colunista

A odontologia, ao longo da história, sempre foi uma das profissões mais isoladas da área da saúde. Possuía um perfil de atendimento praticado por um profissional clínico geral, centrado nos consultórios particulares com uma mínima participação destes profissionais no Sistema Único de Saúde. Nestes setores de trabalho, o modelo assistencial era curativista e tecnicista.

Com a tímida iniciação da Odontologia no âmbito Hospitalar e na Estratégia de Saúde da Família, passou a ser necessária a presença de profissionais cirurgiões-dentistas  com uma formação multiprofissional, mais voltada a prevenção e amarrados ao sistema de humanização do sistema de saúde.

As Residências Multiprofissionais com a presença de vagas para Odontólogos, em sua maioria são ofertadas na atenção primária e terciária. A nível hospitalar podem estar amarradas a áreas de concentrações como: cardiologia, saúde materno-infantil, oncologia, dentre outros. As turmas normalmente contam com profissionais de outras áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia, assistência social, psicologia, farmácia, e nutrição. 

Durante a formação os residentes compartilham momentos de aula teórica e podem discutir e trabalhar casos clínicos dos pacientes que assistem no dia a dia.  A troca do dia a dia faz de cada aluno um facilitador ao aprendizado do colega de outra profissão.

Este tipo de formação possibilita uma visão global do paciente, com maior integralidade do atendimento, trabalhando uma melhor escuta aos pacientes. Com a atuação de múltiplos profissionais integrados, é possível chegar a um melhor diagnóstico e plano de tratamento, com menor riscos ao sujeito.  Desta forma, o aprendizado multiprofissional, torna-se uma experiência não só profissional como para a vida.

  • Qual o papel do Cirurgião-Dentista com conhecimento multiprofissional nas Unidades de Saúde da Família e Hospitais?

 Na atenção primária o dentista deve atuar junto aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Sua função é somar seus conhecimentos na prevenção dos principais agravos da comunidade ao qual sua unidade assiste, de forma educativa, levantando as demandas da saúde coletiva. Tudo isso dentro de uma visão mais humana e social. 

Em ambiente hospitalar o cirurgiã-dentista trabalha de forma integrada as demandas e atividades técnicas e complementares. Sua atuação contribui para a função mastigatória e nutricional do paciente, assim como favorece uma maior qualidade de vida, auto estima e bem estar ao atuar no tratamento e prevenção de demandas odontológicas que podem agudizar durante o internamento. 

Também esta inserido no cuidado humanizado à pacientes especiais, oncológicos que fazem rádio e quimio, preparo para cirurgias cardíacas, e assistência a pré e pós transplantados. Sendo assim, a assistência odontológica em nível hospitalar também responsável por promoção de saúde. 

  • Como a experiência da residência multiprofissional pode ajudar na rotina clínica de consultório?

A experiência multiprofissional é um diferencial que facilita o entendimento do paciente em todo seu aspecto biopsicossocial. A escuta profissional torna-se mais aguçada e especializada, assim como a consciência crítica e segurança ao trabalhar.

A interlocução com colegas de outras áreas da saúde frente as comorbidades do paciente é extremamente facilitada. Da mesma forma, a responsabilidade e também perspicácia fica mais aguçada frente a sinais clínicos bucais de alguma patologia em curso ou ainda não diagnosticada. 

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências:

  • Euzébio L, Viana  K, Cortines A, Costa L. Atuação do Residente Cirurgião-dentista em Equipe Multiprofissional de Atenção Hospitalar à Saúde Materno-Infantil. Rev Odontol Bras Central 2013. 21;1(60):16-20.

  • Carneiro J, Oliveira A, Zanin L, Flório F, Frazão P. Residência Multiprofissional em Saúde da Família : Percepções e Sentidos para residentes graduados em odontologia. RBSP 2018. 42(2): 281-294.

  • Peres R, Anjos A, Rocha M, Guimarães A, Borges G et al.  O trabalho em equipe no contexto hospitalar: reflexões a partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Revista em Extensão 2011, 10(1):114-120.

  • Rocha A, Ferreira E. Odontologia hospitalar: a atuação do cirurgião dentista em equipe multiprofissional na atenção terciária. Arq Odontol 2014, 50(4): 154-160.