Alô concurseiros do Brasil! Hoje nosso assunto é com vocês. Vamos esmiuçar o perfil de uma das principais bancas organizadoras do País: a Cesgranrio Concursos.
A seguir, dicas infalíveis para quem está se preparando para as provas. Além disso, macetes e detalhes específicos que você precisa saber.
Afinal, cada banca tem suas características e conhecê-las ajuda muito a conquistar o tão sonhado sim! Quem aí não conhece alguém que ficou de fora por apenas um detalhe ou outro?
Muitos deslizes são evitáveis e é sobre isso que falaremos a seguir. Nem sempre basta só estudar muito. É fundamental também conhecer a banca organizadora. Até os mais preparados precisam saber direitinho como são as regras do jogo.
Quais são os concursos da Cesgranrio
A Fundação Cesgranrio é conhecida por organizar o concurso da Petrobras, que é um dos mais concorridos do Brasil.
Bancos públicos como Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também estão na relação de queridinhos dessa banca.
Na lista de clientes também estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Polícia Rodoviária Federal e a Presidência da República – Casa Militar.
A Cesgranrio realiza ainda concursos regionais. É o caso de algumas secretarias estaduais e municipais de Saúde do Rio de Janeiro, Manaus, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Prefeituras municipais de Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ)e Natal (RN) também fazem parte da relação. O concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é outro queridinho dos concurseiros.
Como são vários órgãos contratantes, veja aqui a relação de órgãos que contratam a Fundação Cesgranrio para organizar concursos.
Como funciona a banca Cesgranrio
O nível de dificuldade da Cesgranrio é considerado médio, se compararmos com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou com a Cebraspe, que é antiga Cespe/UNB .
Ela é famosa por ser metódica e objetiva nas questões. Geralmente, a prova é de múltipla escolha com cinco alternativas, sendo uma delas a correta.
É bom saber que em algumas provas, as questões podem ter pontuações diferentes, ok?
As provas organizadas pela Cesgranrio são conhecidas por distribuir equilibradamente o conteúdo do edital. Ou seja, eles exigem mesmo o conhecimento do candidato sobre o que está sendo pedido ali.
Por falar nisso, confira a relação de concursos Cesgranrio abertos e em andamento no momento.
As provas da Cesgranrio
São muitas as peculiaridades que precisam ser levadas em conta na hora da preparação para as provas. Aqui a gente elenca os principais pontos de atenção.
-
A Cesgranrio tem por hábito abordar o edital completo.
-
Suas questões são bem objetivas. Isso pede um conhecimento amplo e ao mesmo tempo assertivo, com foco nos detalhes.
-
A prova de inglês tem um nível mais puxado. Ela pede interpretação e demanda um conhecimento maior do idioma.
-
As questões de informática são simples e tendem a cobrar pacote Office, conceitos relacionados à Internet e Segurança da Informação.
-
Os exames de Matemática e Raciocínio Lógico contam com gráficos e tabelas. As questões cobram capacidade analítica e as provas costumam ser grandes e complexas.
-
Em Português, o foco maior é na linguística textual e gramática.
-
A Cesgranrio exige que o candidato esteja por dentro dos temas da atualidade do Brasil e do mundo. Isso inclui política, economia e outras questões do cotidiano.
-
Nas provas de Direito, o mais exigido é o texto de lei.
Dicas para ser aprovado nas provas da Cesgranrio
Estudar é de praxe, mas é preciso ter um planejamento. Sendo assim, aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito!
Agora, vamos às dicas práticas.
-
Refaça as provas de edições anteriores desta banca. Veja aqui 3 vantagens de estudar por questões.
-
Conheça bem o perfil das provas da Cesgranrio. Esse é nosso objetivo aqui. Portanto, guarde este conteúdo para consultá-lo sempre que precisar.
-
Leia o edital de forma minuciosa. Leia de novo!
-
Atente-se para tudo o que é pedido no edital. As provas da Cesgranrio costumam cobrar ponto por ponto, viu? Não tem para onde correr.
-
Acompanhe o noticiário nacional e internacional. Esteja por dentro do que é notícia no Brasil e fora. Perceba a transversalidade entre os temas e busque um olhar analítico sobre o que está acontecendo. Não vale saber por alto.
-
Não se engane achando que por ter questões mais objetivas precisa estudar menos. Pelo contrário, é preciso ter uma visão ampla dos assuntos e se ater bem aos conceitos.
-
Como falamos acima, a prova de inglês é tida como difícil. Sendo assim, busque formas de estar com o idioma em dia. Gramática, vocabulário e interpretação de texto, ok?
-
Para Português, foco na gramática normativa. Acentuação, regência e pontuação costumam cair. Além disso, mergulhe em linguística textual.
-
Não é porque a prova de Informática é considerada simples que pode ser deixada de lado. Garanta seus pontos nessa disciplina.
-
Matemática e raciocínio lógico: estude, estude, faça e refaça exercícios. Entenda os conceitos, a lógica e treine sua cabeça para os tipos de questões mais pedidas. Aqui, volte para o primeiro ponto desta lista!
-
Lembre- se: estude e busque ter equilíbrio. Não vale querer estudar o edital todo em uma semana, virar noites e chegar exausto no dia da prova.
-
Você precisa chegar bem no dia da prova. Já planeje seu estudo levando isso em conta.
-
Dicas bônus da Sanar Saúde: saiba como bancas de concurso e residência podem cobrar atualizações nas Políticas de Saúde.
Já estudei. E agora?
Essas orientações valem para qualquer concurso e talvez você já saiba disso de trás pra frente. Mas,não queremos que você se esqueça de algo, em meio a tantas atividades.
Por isso é bom reforçar: separe toda a documentação necessária e veja o que pode ou não ser levado para o dia da prova. Se puder ir sem celular, melhor. Se levá-lo, lembre-se de deixá-lo no modo silencioso.
Procure conhecer o local da prova e se for de carro, saiba como é para estacionar. O melhor mesmo é ir de carona ou por transporte via aplicativo, que já te deixa na porta.
Saia com antecedência. Imprevistos podem ocorrer. Alimente-se bem nos dias anteriores, hidrate-se muito e evite alimentos gordurosos. Nem pensar em fazer a prova de jejum. Você precisa estar pleno naquela cadeira!
Por último, mas não menos importante: entenda de forma resumida como funcionam as principais bancas organizadoras do Brasil.
Boa sorte!