Para passar em concurso é preciso mais do que estar com o conteúdo em dia. A preparação conta muito e engloba não só uma relação de coisas a fazer. É fundamental, também, saber o que não fazer.
A seguir, mostramos um caminho diferente para aproximar você da sua tão sonhada aprovação. Hoje a ideia é falar de situações que causam reprovação em concursos. Estar atento ao local e horário da prova, sair de casa com antecedência e ter cuidado com a alimentação nos dias anteriores é só o começo.
Por que as pessoas são reprovadas em concursos?
Você já deve ter escutado diferentes histórias sobre isso. Afinal, a preparação para passar em concursos envolve uma série de detalhes. Como nossa proposta é facilitar a vida do concurseiro, a gente separou cinco motivos (evitáveis!) que causam reprovação em concursos públicos. Confira!
Não atingir a nota mínima em alguma matéria
Muitas vezes não basta ter uma ótima média geral. Vários editais possuem regras claras quanto a isso. É preciso, portanto, obter a nota mínima em cada matéria. A recomendação é estudar bem todas elas.
Estar exausto no dia da prova
A gente sempre fala que é preciso estudar muito para passar em concursos públicos. Mas, é bom lembrar que o repouso é fundamental. Virar noites estudando e não parar nem mesmo para comer pode te deixar esgotado. E do que terá adiantado tudo se no dia da prova você estiver sem energia e estressado?
Não ler o edital com atenção
Lá estão regras, procedimentos e informações necessárias para a sua preparação para o concurso. A leitura do edital deve ir além do número de vagas, valor do salário, período de inscrição e conteúdo programático.
É bom ter atenção às leis regimentais, orientações sobre pontuação mínima e aos requisitos para o cargo, por exemplo. Um detalhe pode ser decisivo. A recomendação é passar ponto por ponto do edital, ok?
Ignorar disciplinas menores
É comum que concurseiros deixem de lado uma disciplina que considerem muito específica, com um peso menor. A dica é evitar isso, já que nenhuma matéria pode ter sua pontuação zerada.
Além disso, pode ser ela a questão de desempate entre candidatos. Quem sabe não é justo essa disciplina que vai fazer a diferença?
Problemas com o celular ou com o fiscal da prova
Imagina você estudar, estar com tudo certinho para o Dia D e ser eliminado porque o celular tocou, porque se indispôs com um fiscal ou porque se esqueceu de checar os bolsos? Infelizmente, acontece.
Se realmente tiver que levar o celular, certifique-se de que está no silencioso, com alarmes também desabilitados. Vire e revire o bolso e fique atento aos horários para concluir a prova dentro do tempo previsto.
O que podem eliminar o candidato
Todo ano a mesma coisa. Quantos candidatos ficam de fora das provas por chegarem após o fechamento dos portões? No caso de endereços desconhecidos, principalmente em outras cidades, é melhor se antecipar. Não se esqueça, claro, de levar a documentação solicitada.
Quem vai de carro precisa prever o tempo de estacionamento e procurar saber antes como funciona a região, para não ser pego de surpresa.
Tem o caso ainda de quem é eliminado após a aprovação por não preencher critérios de cotas e de pessoas com deficiência.
Quem não está com avaliação de saúde em dia, compatível com o solicitado para o cargo, também pode ficar a ver navios. É o caso de quem tem um grau de miopia maior do que o permitido, por exemplo.
O planejamento para passar nas provas
A maior parte das situações que reprovam ou eliminam candidatos em concursos públicos pode ser evitada com uma palavrinha mágica: planejamento. Foque nisso e aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito!
E como a gente está falando de um concurso que pode ser o seu sonho, elaboramos também o checklist perfeito para quem estuda para concursos públicos.
E se você não tem muito tempo livre para estudar, em meio a trabalho e outras atividades, não deixe de conferir as 7 dicas de estudos para quem tem pouco tempo para estudar.