O médico veterinário é um dos profissionais essenciais à promoção de saúde na sociedade. Não apenas do ponto de vista do cuidado com os animais, são esses profissionais que atuam na produção de alimentos, análises laboratoriais e vigilância sanitária.
Tantas possibilidades implicam mudanças sob diferentes aspectos, principalmente no mundo em constante transformação como o que estamos vivendo. Cabe ao médico veterinário de hoje se preparar para a carreira do futuro.
“Com a evolução constate da tecnologia, é importante que o profissional se atualize e tenha capacidade de desenvolver habilidades tecnológicas tanto em atividades voltadas à produção animal como ao mercado de pequenos animais”, destaca a médica veterinária Siluana Ferreira, referência em Medicina Veterinária na Sanar Saúde.
Em uma entrevista valiosa para os profissionais da Veterinária, Siluana dá pistas sobre uma preocupação recorrente: Como será o profissional de Medicina Veterinária do futuro? Confira!
SAIBA MAIS SOBRE A CARREIRA EM MEDICINA VETERINÁRIA
Como será o profissional de Medicina Veterinária do futuro?
Acredito que o médico veterinário do futuro terá uma melhor inteligência emocional, deve ser capaz de desenvolver um pensamento crítico diante das situações que o rodeiam. Além disso, com a evolução constate da tecnologia, é importante que o profissional se atualize e tenha capacidade de desenvolver habilidades tecnológicas tanto em atividades voltadas à produção animal como ao mercado de pequenos animais.
Que papel esse profissional terá no sistema de saúde do futuro?
O médico veterinário possui um leque de disciplinas ao longo da sua formação capazes de prepará-lo para os desafios voltados tanto para os novos protocolos em vigilância e controle das zoonoses para a saúde pública, como para traçar estratégias epidemiológicas de combate e controle de enfermidades diversas, inclusive, em casos de zoonoses. Do ponto de vista da atuação do médico veterinário na produção de alimentos de origem animal, o profissional desempenha um importante papel para garantir a inocuidade dos produtos e para a segurança dos alimentos à população, sendo capazes de prevenir que doenças animais passem da etapa de produção e possam chegar no alimento na mesa do consumidor.
O que deve ser feito no presente para que esse profissional do futuro seja alcançado?
O profissional deve aproveitar a oportunidade para se qualificar de forma online, por meio de cursos, pós-graduação, participação em congressos e grupos de estudos na área de interesse nas redes sociais e aplicativos, utilização de ferramentas tecnológicas e desenvolvimento de uma rede de networking que possa contribuir com seu desenvolvimento profissional.
Quais são os principais obstáculos que devemos enfrentar no caminho rumo a esse profissional do futuro?
É importante levar em consideração o atual cenário de distanciamento social, os dilemas antes e pós-pandemia, a não definição de objetivos claros, como área de atuação, mercado, organização e planejamento.
Como podemos nos preparar, em termos de educação, preparação e direcionamento de carreira, para os desafios que nos serão impostos nos próximos anos?
Inicialmente, ele deve dispor de uma infraestrutura para desenvolver as competências necessárias para a profissão. Conhecimento, ciência e conectividade são as melhores estratégias no atual momento. Os futuros médicos veterinários têm à disposição inúmeras ferramentas voltadas a agregar e aprofundar o conhecimento por meio de cursos antes apenas presenciais e agora também online; congressos, minicursos e grupos de discussão nas redes sociais. Ressalte-se também o lançamento de novos aplicativos voltados para a Medicina Veterinária. Toda essa estrutura auxiliará os novos profissionais.
O que podemos ter como aprendizado para o futuro desse momento terrível que vivemos, de pandemia?
A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe a oportunidade de refletirmos sobre o impacto do nosso poder de compra no país, na economia e na sociedade, em que a sociedade tem optado por um consumo mais consciente. A valorização pelos serviços essenciais ficou ainda mais em evidência nesta pandemia devido à importância que todos têm para que a população consiga o mínimo de tranquilidade e acesso aos serviços básicos para enfrentar a pandemia. Do ponto de vista como ser humano, a importância da valorização das nossas vidas e o desenvolvimento de mais empatia, em que cada gesto individual importa no bem-estar coletivo.
Esse conteúdo foi útil pra você? Aproveite e conheça as principais Residências em Medicina Veterinária!