O ensino híbrido é um modelo educacional que mistura o ensino presencial com o digital, ou seja, o aluno tem a possibilidade de explorar o conhecimento da maneira tradicional de educação, frequentando salas de aula, e também o ambiente digital com infinitos recursos que podem auxiliar na aprendizagem e oferecer novas experiências educacionais.
As atividades possibilitadas pelo ensino híbrido podem sem síncronas ou assíncronas. Na primeira, professores e alunos trabalham ao mesmo tempo, com uma data e horário definidos para se encontrarem online. Na segunda, podem exercer suas atividades em horários alternativos, como acontece no caso de aulas gravadas, ou desenvolvimento de atividades.
Entre as muitas vantagens do ensino híbrido, podemos destacar:
- Autonomia do aluno;
- Possibilidade de aprender com professores de outras regiões, até mesmo de outros países;
- Acesso a Universidades de reconhecimento internacional (muitas plataformas oferecem tradução automática para diversos idiomas);
- Redução de preços (para a modalidade privada)
- Aproximação tecnológica
Reconhecimento pelo MEC
A pandemia iniciada em 2020 acelerou o uso do ensino híbrido, que possibilitou que as aulas continuassem durante o período de isolamento social. Para regularizar a situação educacional, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução que aprova o ensino remoto nas escolas públicas e particulares até 31 de dezembro de 2021.
O MEC aprovou o modelo on-line de ensino para o ano de 2021, e as universidades também já começaram a se posicionar sobre a modalidade, mesmo com o retorno parcial das aulas presenciais, reconhecendo suas facilidades.
Os profissionais da educação e os órgãos responsáveis já apontam para uma breve regulação do Ensino Híbrido, também conhecido como Blended Learning. Em entrevistas, diretores de órgãos educacionais mostram apoio a essa breve regulamentação, que é vista com bons olhos e considerada um avanço na maneira de aprendizado.
Diferenciais em fazer uma pós-graduação online
A educação híbrida em tempos de pandemia foi de extrema importância para dar continuidade aos estudos em distintas áreas. Mas esse formato, definitivamente, veio para ficar!
Por isso, investir em uma pós-graduação online ou pós-graduação semipresencial é ter a garantia de uma rotina ainda mais prática e dinâmica, favorecendo o dia a dia dos médicos que possuem agendas preenchidas de compromissos.