Há uma máxima que diz que o futuro é reflexo do que fazemos no presente. Uma obviedade, do ponto de vista lógico, mas que por vezes é esquecida ou deixada em segundo plano devido às urgências com as quais lidamos diariamente.
Em se tratando de carreira, isso fica ainda mais escancarado. O mundo está mudando, afinal de contas, e exige que todos estejamos prontos para ele. A preparação precisa começar já!
Adaptação às tecnologias e atitude para aproveitar as oportunidades e fortalecer sua profissão são algumas das posturas esperadas do profissional de Saúde do futuro. Quem diz isso é nosso time de especialistas das sete áreas que abraçamos aqui na Sanar Saúde — Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Odontologia.
Conversamos com representantes de cada uma dessas áreas para ajudar nossos alunos e leitores a construírem desde agora o profissional de Saúde do futuro. Confira!
O enfermeiro do futuro
Para a professora da Sanar Saúde e enfermeira Olga Sá, três palavras resumem o enfermeiro do futuro: audácia, confiança e poder.
“Um profissional mais audacioso, mais confiante e empoderado sobre o seu papel e sua importância para o campo de saúde. Somos a engrenagem motivadora da saúde. Somos razão e emoção ao mesmo tempo. Nós somos elo, nós somos o cuidado no dia a dia”, afirma.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Enfermagem do futuro?
O farmacêutico do futuro
A farmacêutica Amanda Arruda acredita que as transformações tecnológicas irão conduzir a formação do farmacêutico do futuro.
“Ao buscarmos compreender esse presente tecnológico, podemos imaginar um futuro de novas atuações do farmacêutico. Como exemplo dessa perspectiva, podemos avaliar que as Indústrias Farmacêuticas estão em parceria com Indústrias de Tecnologia para o desenvolvimento de novas classes de medicamentos digitais”, destaca.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Farmácia do futuro?
O fisioterapeuta do futuro
O professor Leonardo Pamponet, referência em Fisioterapia na Sanar, adianta que o profissional do futuro precisa estar atento às oportunidades.
“O fisioterapeuta, enquanto classe, precisa aproveitar as oportunidades para fortalecer a profissão o que garantirá um futuro de melhor qualidade e reconhecimento”, afirma.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Fisioterapia do futuro?
O nutricionista do futuro
A nutricionista Yasmin Xavier Souza, referência em Nutrição na Sanar Saúde, é otimista quanto ao papel que a categoria deve exercer daqui pra frente.
“O nutricionista precisará despender muitos esforços para esclarecer informações duvidosas e se posicionar como único profissional capacitado para realizar orientações alimentares”, destaca.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Nutrição do futuro?
O psicólogo do futuro
Para a psicóloga Fabiana Kubiak, referência em Psicologia na Sanar, os psicólogos devem se engajar com debates e dilemas que fazem parte do cotidiano de pacientes e profissionais.
“Cada vez mais, o profissional de Psicologia é convocado a auxiliar os colegas de equipe a desenvolverem uma postura mais humanizada, utilizando-se de técnicas da Psicologia para aumentar a qualidade da assistência à saúde. Seremos nós a conduzir a equipe para uma postura mais condizente com o princípio da integralidade”, observa.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Psicologia do futuro?
O dentista do futuro
A cirurgiã-dentista Livete Queiroz, referência em Odontologia na Sanar, chama a atenção para os métodos e ferramentas de trabalho em constante transformação.
“Penso que o profissional da Odontologia do futuro deve estar bem preparado tanto do ponto de vista científico, para evitar erros de diagnósticos e conduções de tratamentos, como do ponto de vista tecnológico, pois a Odontologia não é estática, já é digital e teremos ainda muitas novidades na nossa profissão”, avalia.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Odontologia do futuro?
O veterinário do futuro
A médica Veterinária Siluana Ferreira, referência na área na Sanar, orienta que os profissionais se preparem cada vez mais para as demandas que surgirão.
“Com a evolução constate da tecnologia, é importante que o profissional se atualize e tenha capacidade de desenvolver habilidades tecnológicas tanto em atividades voltadas à produção animal como ao mercado de pequenos animais”, destaca.
Leia a entrevista completa: Como será o profissional de Medicina Veterinária do futuro?
Preparar o profissional em todas as fases de sua carreira e para todos os desafios que surjam é uma preocupação na Sanar. E é pensando nisso que preparamos o Saúde Talks, um evento online e gratuito para te ajudar a construir agora o profissional de Saúde que você quer e precisa se tornar. Isso inclui habilidades e atitudes, planejamento financeiro e empreendedorismo e marketing.
Inscreva-se gratuitamente e já deixe seu lugar marcado nessa viagem direto para o futuro!