Cada dia mais utilizada em todo o mundo, a Educação a Distância (EaD) amplia possibilidades de aprendizagem e se torna cada vez mais usada. A pandemia acelerou a aceitação, e, em alguns ambientes onde a modalidade era impensada, hoje ela é essencial.
Por definição, Educação a distância diz respeito a um processo educacional mediado por tecnologias.
Muitas instituições respeitadas no mundo todo, que antes não consideravam a educação a distância como possibilidade, hoje validam e contam com ela para permanecerem em contato com seus docentes.
No início do século XIX com o desenvolvimento dos serviços de correspondência, alguns cursos foram montados ao redor do mundo, como o Phonografic Corresponding Society, na Inglaterra. O serviço de educação por correspondência foi se aprimorando, principalmente na Europa, e na virada daquele século já tinha organizações muito maiores, que já usavam também os primeiros modelos tecnológicos, como e-mails e depois as plataformas mais completas, como conhecemos hoje.
Educação a distância no Brasil – EaD
Embora educar à distância não seja necessariamente feito através da internet, ou seja, desde que o professor e o aluno não estejam no mesmo ambiente já pode se chamar de educação a distância, foi na década de 90, já com o crescimento e popularização da Internet que essa modalidade de ensino foi possível.
Nesse contexto, começaram a surgir as primeiras legislações educacionais voltadas para a regulamentação do Ensino a Distância. A Lei de Diretrizes e bases de 1996 já contempla a modalidade. E no capítulo 80 e 81 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica institucionalmente “permitida às instituições credenciadas para educação a distância, a organização de cursos ou programas experimentais.”
CLIQUE PARA LER O DECRETO FINAL DO EAD
O ano de 2020
No ano passado, com a explosão da pandemia, o Ensino a Distância passou a ser mais do que uma escolha, mas sim a única alternativa possível para que a educação não ficasse congelada durante o período de distanciamento social. Isso abalou a educação no mundo, já que professores e alunos, além de instituições tradicionais de ensino, terem que se adaptar às pressas para continuarem levando conhecimento.
A gente já nasceu assim
Notando o crescimento e oportunidades relacionadas ao Ensino a Distância, além da necessidade de ampliação educacional dos profissionais da saúde, que passam a ser, mais do que nunca, peça fundamental na sociedade, a Pós-graduação da Sanar Saúde, nasceu com o intuito de democratizar o conhecimento em saúde, usando a experiência prévia da Sanar (para médicos) e expandindo para as outras áreas. Atualmente Odontologia (híbrido), Famácia (100% EaD) e Psicologia (100% EaD).
O MEC e o Certificado da Sanar Saúde Pós
O MEC, Ministério da Educação, regulariza e avalia periodicamente as instituições que usam a metologia EaD, e os nomes das instituições credenciadas podem ser consultadas por qualquer pessoa através do site https://emec.mec.gov.br/.
A Sanar Saúde Pós é um parceiro operacional UniAmérica, ou seja, o certificado dos alunos que concluírem o curso serão emitidos no nome dessa Instituição.
Saiba mais sobre os cursos da Sanar Saúde Pós em nosso site e clique naquele que for do seu interesse, lá você poderá baixar o guia, conhecer as matérias e alguns professores.
Leituras Relacionadas:
Diferença entre Pós-graduação e MBA
Terapia Analítico-Comportamental: por que escolher essa especialização?
Implantodontia: Um retrato histórico sobre a especialidade e seu poder de alcance