Normalmente, quando você quer aplicar um currículo para iniciar um trabalho em alguma instituição que você deseja, a questão que surge na mente é: O que é mais importante em um currículo?
Se você pensou na perfeição, errou! Não existe um modelo perfeito, mas existe o modelo prático, de fácil entendimento para quem vai analisar a sua jornada profissional, que apresente credibilidade nas informações, e que represente de forma resumida o seu perfil profissional e comportamental.
Entenda que não basta ter habilidades técnicas plausíveis, se você não contar a sua experiência com cenários variados que exigiu ou exige de você, técnicas e habilidades comportamentais para lidar com cada situação.
Normalmente, na primeira análise do currículo é observado habilidades técnicas, mas ao ser contratado(a), as questões comportamentais sobressaem e são validadas no dia a dia na rotina profissional.
Portanto, mesmo que você não tenha tanta experiência técnica para contar em seu currículo, certamente você tem vivências com alguns trabalhos voluntários, estágios, projetos, e tudo isso vale para mensurar o seu perfil profissional.
Mas, afinal, o que significa currículo?
Trata-se de um conteúdo escrito, digital, ou em papel, que destaca as suas experiências, formação, e tudo que você considerar relevante para a sua carreira, e que atenda os requisitos do cargo que você deseja conquistar.
Um currículo atraente é aquele que mostra ações, por exemplo, qual foi a sua atitude para resolver um conflito na equipe, ou, quais recursos você utilizou para resolver um problema de um cliente ou da sua área profissional.
Além das ações, é importante destacar os resultados que essas ações causaram. No exemplo do parágrafo anterior sobre destacar ações, mostre os resultados que ao resolver um conflito entre a sua equipe, qual impacto positivo causou no clima organizacional, e ainda no exemplo acima, qual transformação causou para o seu cliente com os recursos aplicados.
Consegue perceber o valor que agrega ao currículo, quando ele se torna dinâmico, objetivo e com destaque a sua maneira de agir, e focar em resultados?
Veja abaixo os 3 critérios fundamentais que devem conter num modelo de currículo atraente aos olhos do profissional responsável pelo recrutamento e seleção. São eles:
1. Clareza
A intenção do que você deseja, deve estar alinhada com atenção que você direciona para realizar o objetivo. Por isso, se torna importante a objetividade na hora de elaborar um bom currículo.
Pesquise sobre a empresa que pretende trabalhar, o cargo que deseja ocupar, quais são as habilidades técnicas e comportamentais exigidas, e elabore o seu currículo de forma clara, de fácil entendimento para mensurar o seu perfil profissional com as exigências do cargo e que são políticas da empresa.
Ao elaborar o seu currículo, opte por fontes que sejam agradáveis para a leitura. Algumas fontes indicadas são: “Ariel”, “verdana” ou "Times New Roman”. Além da importância da fonte, vale ressaltar o tamanho que sugiro 11 ou 14, que são mais adequadas.
Antes de encaminhar o seu currículo, faça uma revisão, preste atenção se há erros de digitação, erros ortográficos e de pontuação.
A Clareza deve estar presente tanto no seu objetivo, quanto na sua escrita sobre a primeira impressão que você quer passar para o profissional que vai analisar o seu currículo.
2. Credibilidade
Não precisa inventar um personagem, formações e experiências que não condizem com a sua realidade. Lembre-se que na hora da entrevista, a verdade prevalece. Se você tem pouca experiência, é estudante, conte as suas maiores conquistas com trabalhos da faculdade, ações voluntárias, estágios, fale das suas habilidades comportamentais e não se envergonhe de ser quem realmente você é. Autenticidade é um dos critérios importantes para conquistar a oportunidade sonhada. Para quem carrega uma bagagem extensa de trabalhos, destaque os seus resultados, seus reconhecimentos, e a sua maneira de lidar com algumas adversidades.
3. A Estrutura
Imagine quantos currículos uma empresa recebe em sua base de dados. Seja através de softwares de recrutamento ( Formulário que você preenche pelo site), ou, até mesmo o recebimento através de e-mails. No entanto, é importante entender o que deve constar no currículo de forma prática e bem estruturada, Veja o exemplo abaixo:
-
Dados Pessoais: A parte inicial do seu currículo que deve conter o seu nome, idade, estado civil, telefone e e-mail.
-
Objetivos: Qual é o seu objetivo profissional? No máximo 2 frases que mostre o que você está preparada(o) para trabalhar, e como pode agregar resultados, mas esteja atenta(o) para não se autoavaliar. Esse será o papel de quem comandará análise do seu currículo e entrevista pessoal.
-
Experiência Profissional: Conte a sua experiência profissional da mais recente para a mais antiga. Evidencie as experiências que tem a ver com o cargo pretendido, as suas conquistas, por isso a importância de pesquisar o cargo e a empresa antes de destacar as informações que sejam mais coerentes.
-
Formação: Neste campo é necessário que contenha a sua jornada de conhecimentos. Graduação, cursos, especializações, nível de influência em idiomas. Para cursos que esteja cursando, se faz necessário incluir data de início e data de conclusão, nomenclatura do curso.
Modelo de Currículo:
Sete segundos. É o tempo que um empregador médio leva para ler um currículo, de acordo com a Harvard Business Review. Você pode acessar essa pesquisa neste link https://hbr.org/2014/12/how-to-write-a-resume-that-stands-out
Aproveite esses 7 segundos com objetividade no seu currículo. Agora, você já sabe os 03 critérios fundamentais para elaborar o seu currículo, de forma prática, profissional e assertiva, mãos à obra e sucesso.
Matérias relacionadas:
- Residência multiprofissional contada por residentes
- Psicologia: por onde e quando começar a gerir a carreira?
- Atuação psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a partir da vivência
Referências:
Carreira e Sucesso. Catho, 2019. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/category/modelo-curriculo/>. Acesso em: 13 de Abril de 2021.
Recrutamento e Seleção. ABRHRJ, 2021. Disponível em <https://www.abrhrj.org.br/blog/categories/recrutamento-e-sele%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 10 de Abril de 2021.
Confira modelos para montar currículo ideal. Veja, 2018. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/confira-modelos-para-montar-o-curriculo-ideal/> Acesso em: 10 de Abril de 2021