Desvelando aprovação em residência multiprofissional em psicologia | Colunista

Você já ouviu falar em residência em saúde para psicologia? SIM, existem diferentes campos de atuação para o profissional e psicologia também está inserida neste processo, isso mesmo! Por exemplo no âmbito hospitalar (pediatria, oncologia, cardiologia, neurologia e outros setores do âmbito hospitalar) saúde coletiva, mental, família e outros. Para isso, será compartilhado os saberes e vivências que colaboraram no processo de aprovação na residência. 

No último ano da graduação (2017), começou-se a realizar leituras sobre residência em saúde e pesquisando os programas mais próximos de casa e os tinha interesse que é a área em saúde da família. Desta forma, localizou-se as provas para resolver questões sobre os temas em saúde cobrados e leituras da Política do SUS, Educação popular, permanente em saúde e Política Nacional de Atenção Básica, pois foram os mais recorrentes nas questões. 

Para isso, foram construídos resumos, mapas mentais e recorreu-se também aos vídeos aulas que contribuíram bastante na ampliação de conhecimentos e melhores resultados na resolução das questões. É de suma importância a execução de leituras e práxis durante o processo formativo da graduação. No ano de 2018 saiu o resultado final e foi concretizada aprovação na residência integrada em saúde no Ceará e no componente comunitário saúde da família

A residência é uma vivência ao longo de dois anos de forma intensiva e de aperfeiçoamento na perspectiva teórica e prática. As diferentes atividades e construções de intervenções na modalidade individual e coletiva, por exemplo trabalho em equipe, conforme o cenário de trabalhado vivenciado. Além disso, existem diversos programas de residência com diferentes formatos de teoria e prático.

O processo de preparação dos estudos ocorreu através da organização de um cronograma de atividades que foram desenvolvidas, ao longo do semestre 2017.2, segue os principais: 

  • Leitura do edital (É fundamental a leitura completa do edital, pois apresenta informes necessários)

  • Resolver questões de provas anteriores (Resolver questões da banca possibilita um norte do modelo de questões, facilitando a dinâmica de estudos)

  • Vídeo-aula e Cursos preparatórios (Ampliam as estratégias de estudam e focam nos conteúdos mais relevantes para processos seletivos e a maioria discorrem de forma direcionada a banca)

  • Elaboração de Resumos e Mapas Mentais (Saõ estratégias de esquematizar e facilitar o acesso aos conteúdos a serem estudados)

Lembrete!

PARA CONSTRUÇÃO DE ROTINA SÃO NECESSÁRIOS O SEGUINTES ASPECTOS:

Organização do Horário de Estudos (É preciso aproveitar o tempo possível para estudos de forma que consiga ter qualidade e isso é proporcionado pelo manejo na melhor distribuição de horários para outras coisas e filtrar o tempo para os estudos)

Foco e Determinação (Direcionar para a meta almejada, é essencial para obtenção de resultados favoráveis. Neste sentido, o foco e determinação são necessários). 

 Perseverança e Autoconfiança (São essenciais no percurso, visto que o caminho também tem é de autoconhecimento e desafios, assim a perseverança e autoconfiança contribuem no fortalecimento do foco).

Lembrando que é preciso de organização também em relação as etapas do processo seletivo da residência, isso mesmo, dependendo do edital do programa podem existir etapas, como estas:

  • Leitura Flutuante do Edital;

  • Atenção ao prazo de inscrição;

  • Conteúdos cobrados no edital;

  • Prova objetiva;

  • Prova Discursiva ou Entrevista (Não esteve na etapa do edital da residência que fui aprovada, mas podem ter em outros)

  • Títulos (variam conforme o edital (os mais comuns são experiência profissional, artigos publicados, trabalhos em anais, participação em monitorias, projeto de pesquisa e extensão, participação em cursos, conselhos municipais de saúde e áreas afins, além de organização de congressos)

  • Atualização do Currículo Lattes (Deixar o currículo organizado e certificados de fácil acesso para facilitar a organização)

  • Organização dos documentos pessoais após a aprovação para a matrícula. 

E quando devo começar a estudar?

O estudo era diário e realizava-se um cronograma de horários conforme as necessidade e realidade de estudos também com a graduação, pois ainda estava na faculdade, por isso, distribuir o tempo para conciliar as disciplinas da finalização do curso com os estudos para a residência. 

A preparação pode acontecer mesmo durante a graduação, pois são conteúdos diversificados e atualizar-se no mundo da residência é dinâmico. É interessante atenção aos meios de divulgação dos editais para atenção as informações de conteúdos e outros já destacados ao longo do texto. Nesta perspectiva, os estudos precisam ser intensificados e organizados, como também a forma de estudar, procurando a melhor maneira que cada um se adapta de acordo a realidade e necessidades. 
 

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

SILVA, C.A; DALBELLO-ARAUJO, M. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: o que mostram as publicações. Saúde em Debate, v. 43, p. 1240-1258, 2020.