Todo veterinário ou estudante de veterinária sabe o quão prazeroso é trabalhar com animais, independente de porte ou espécie, e nada melhor que ter sua própria empresa para viver fazendo aquilo que ama todos os dias, concorda?
Mas para isso precisamos saber o que é, de fato empreender e quais as oportunidades que os veterinários podem encontrar dentro desse mundo maravilhoso dos negócios.
-
Mas afinal, o que é empreendedorismo?
De acordo com o Sebrae empreendedorismo “É a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.
-
Empreendedor ou Empresário?
O Empresário é aquele quem segue as regras, está ali focado em aumentar vendas, seguir protocolos, gerenciar e manter o padrão da empresa, sem grandes mudanças. Já o empreendedor está sempre inovando, correndo riscos, gerando valores, conexões.
Ser empresário é ter uma profissão, e ser empreendedor é ter uma paixão.
Ambos são extremamente necessários dentro da gestão de uma empresa e um não necessariamente precisa anular o outro, mas você que quer abrir sua empresa deve saber qual dessas duas características mais predomina e qual precisa ser trabalhada.
Agora é hora de colocar a mão na massa e iniciar o planejamento! Se ainda não souber onde pretende empreender dentro da medicina veterinária aqui vão algumas sugestões válidas para qualquer especialidade que vão te ajudar muito:
-
Solucione um problema comum dentro da sua área de atuação (seja de profissionais ou de clientes) e vire referência nisso.
-
Venda produtos/serviços que sejam novidade onde você mora, mas lembre-se de sempre se manter atualizado nessa área, ser pioneiro não garante exclusividade, mas excelência e atualização garantem a preferência!
-
Pesquise quais são as novas subespecialidades que estão surgindo dentro da sua especialidade, quais serviços/produtos/atendimentos você pode ofertar dentro delas?
-
Faça parcerias com órgãos públicos e privados na sua cidade ou arredores oferecendo seus serviços de forma terceirizada, pense de qual forma sua empresa pode solucionar algum problema urgente para esses órgãos e por que é imprescindível que eles adquiram seus serviços?
Agora com algumas ideias já em mente chegou a hora de montar seu plano de negócio.
Primeiro analise seu capital inicial, quanto você tem para investir inicialmente? É com esse orçamento que você vai começar a colocar em prática a ideia da sua empresa como viu no tópico anterior, e não se preocupe se não possuir 100% do capital necessário já de cara, comece pequeno, gerencie bem o caixa da empresa e quando puder vá expandindo.
Feito isso, pense em cada detalhe de sua empresa, como:
-
Qual será o tipo de empresa
-
Quantos funcionários você vai precisar
-
Qual será o ponto comercial
-
Vai precisar pagar aluguel
-
Se vai precisar fazer reforma
-
Quais produtos vai vender
-
Quais e quantos serão os fornecedores
-
Quais serviços vai ofertar
Lembre-se que por mais que seu foco seja a atuação veterinária, para você conseguir deixar sua empresa caminhando sozinha, precisa ser um empresário de excelência, então não tenha pressa em seguir esse passo, quanto mais minucioso for, melhor é! Coloque tudo na ponta da caneta e sempre encaixe no seu orçamento.
Após fazer essa longa análise de cada ponto da sua empresa chegou a hora de agir e providenciar tudo o que você anotou. Lembre-se que é sempre bom fazer todo esse planejamento e plano de ação com a ajuda de um profissional da área de administração, no Sebrae tem vários cursos e consultorias gratuitas para empresários iniciantes e experientes.
Por final chegou a hora de fazer contratações e criar uma equipe de valor e há algumas questões a se considerar:
-
Até quantos funcionários você precisa contratar?
-
Quantos desses funcionários precisam ser efetivos?
Priorize contratações de jovens aprendizes e estagiários, os salários e a carga horária deles são menores, a quantidade de pessoas aumenta e você ainda consegue proporcionar aprendizado e oportunidade a esses estudantes.
Analise o perfil do colaborador da sua empresa. Quem são as pessoas que têm a cara da sua empresa? Quais são as qualidades que seus colaboradores devem ter?
Faça uma seleção bem feita e tenha uma equipe bem estruturada, lembre-se sempre de treiná-los bem, pois é através deles que seu cliente terá a primeira impressão da sua empresa.
Cada passo desse feito corretamente acaba facilitando sua jornada no empreendedorismo, mas saiba que todas essas atitudes e essa paixão devem partir de você! Seja o empresário apaixonado pelo seu negócio pois é dele que vai colher todos os sonhos que plantar!
Referências