A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que permite ao profissional conhecer de forma mais aprofundada a boca e suas estruturas anexas. Ainda é de difícil acesso no Brasil, por questões culturais mesmo, mas a Estomatologia é fundamental para acompanhar o cuidado à saúde das pessoas.
Isso porque, além de diagnosticar e tratar doenças da boca e região, a Estomatologia ensina também como prevenir contra doenças sistêmicas de origem viral, bacteriana, fúngica e imunológica. Essa especialidade é reconhecida e regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia desde 1992.
Neste post detalhamos a rotina do estomatologista, quais as áreas de atuação possíveis e como se tornar um especialista em Estomatologia. Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais informações sobre essa especialidade.
1. Breve histórico sobre Estomatologia;
2. Como ser especialista em Estomatologia;
3. Como é a rotina de um especialista em Estomatologia;
4. Mercado de trabalho e áreas de atuação;
5. Como se preparar para Estomatologia.
SAIBA QUANDO É O MELHOR MOMENTO PARA FAZER UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO!
1. Breve histórico sobre Estomatologia
A Estomatologia é a especialidade da Odontologia que tem a boca como objeto de estudo. Como tal, foi criada para substituir a extinta Disciplina de Patologia e Terapêuticas Aplicadas, que servia de elo entre as disciplinas básicas e aquelas de aplicação ou clínicas.
Desde quando foi instituída como disciplinas das faculdades de Odontologia, recebeu diferentes nomes, como Diagnóstico Bucal, Diagnóstico Oral, Medicina Bucal e Semiologia. Gradualmente os cursos têm adotado o nome Estomatologia, que é a especialidade reconhecida, de fato, pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992.
Embora surja num momento desafiador da saúde brasileira, devido à falta de educação para a saúde, alimentação e outros fatores que impactam a qualidade de vida do indivíduo, a Estomatologia ainda é considerada de difícil acesso. A dentista Júlia Néri, professora do curso “Descomplicando a Estomatologia”, explica que o número de especialistas ainda é menor, quando comparado a outras especialidades, e ainda há dificuldade dos colegas indicarem pacientes para o estomatologista.
“Muitas pessoas acham que podem fazer o trabalho do estomatologista, sem precisar necessariamente de uma pós específica. Mas na grande maioria das vezes, quando se deparam com casos mais complexos, acabam correndo atrás de um profissional mais qualificado”, observa.
2. Como ser especialista em Estomatologia
Uma área que conquista cada vez mais espaço, a Estomatologia exige conhecimentos que podem ser adquiridos em um curso de especialização ou em um mestrado na área. Ambos são cursos de pós-graduação, ou seja, que devem ser feitos depois de concluída a faculdade – neste caso, em Odontologia.
Os cursos também possuem características diferentes. A especialização é uma formação na modalidade lato sensu, com foco na atuação prática, no atendimento às demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados. A duração mínima é de 360 horas.
Já o mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, caracterizada pela complexidade, aprofundamento e tempo de duração e dedicação. Assim como o doutorado, que pode ser feito em seguida, exige maior aprofundamento teórico.
3. Como é a rotina de um especialista em Estomatologia
A rotina de um especialista em Estomatologia é orientada pelo seu papel em diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal. Entre as atividades que pode realizar no atendimento estão: prevenção e diagnóstico precoce de doenças de boca e do complexo maxilomandibular, tratamento dessas doenças ou encaminhamento a outras especialidades cirúrgicas ou médicas.
A dentista Júlia Néri destaca que o estomatologista é também um profissional multitarefas, que pode realizar diferentes atividades em sua rotina profissional. Isso inclui atendimento em consultório, realização de biópsias e diagnósticos, como também trabalhar em hospitais, dar aulas ou produzir conteúdos para distribuição.
No geral, a professora de Estomatologia explica que não há um cenário fixo e o profissional tem liberdade de fazer sua rotina de horários de acordo com o que achar melhor.
4. Mercado de trabalho e áreas de atuação
O mercado de trabalho para o estomatologista tem se expandido, com a presença desses profissionais em hospitais, centros de referência e em clínicas oncológicas. Mas o estomatologista pode atuar em serviços públicos e privados, sem necessariamente ficar restrito ao consultório.
“Por se tratar de uma área que tem como fundamento examinar o paciente da sua forma mais completa, o estomatologista pode atuar a nível multiprofissional, em clínicas médicas com várias outras especialidades, na oncologia, nos hospitais dentro de UTIs, em CEOs, até mesmo na área de docência, caso se identifique”, explica a estomatologista Júlia Néri.
Em geral, as áreas de atuação do estomatologista incluem clínica, laboratório, supervisão ou condução de atividades de pesquisa, realização ou solicitação de exames para esclarecimento do diagnóstico, como também execução de procedimentos preventivos.
5. Como se preparar para Estomatologia
O primeiro passo para a preparação é ter certeza de que você quer seguir esta área. Para isso, pesquise bem suas possibilidades e encontre o caminho que mais se encaixa com o seu perfil e com suas necessidades. Leia conteúdos, converse com colegas que já atuam na área e pense bem em como e onde você se vê trabalhando nos próximos anos.
Depois que você tiver certeza do caminho que quer seguir, é preciso estudar bastante sobre a instituição que oferece a especialidade que você escolheu! Além disso, importante estabelecer também uma rotina de estudos para se preparar ao processo seletivo, se houver, e para gerir seu tempo durante o desenvolvimento do curso. Temos algumas sugestões para você:
-
Aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito!
-
Saiba como organizar seu tempo para fazer um curso de atualização
Em seguida, você precisará escolher um material completo, assertivo e bem direcionado para seu objetivo! Ter uma fonte de estudos de qualidade te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo, além de fornecer o conteúdo e as ferramentas ideais que te guiarão para a aprovação.
Temos algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar!