Caro leitor, hoje a atuação multidisciplinar, tem ganhado cada vez mais força na odontologia, na qual o objetivo principal passa a ser a reabilitação integral do paciente. Neste contexto, destaca-se a inter-relação ortodontia e implantodontia.
O planejamento e a execução do tratamento odontológico ideal visando a integração interdisciplinar é o principal objetivo da odontologia contemporânea, aumentando assim a produtividade e otimizando o desempenho profissional. O desenvolvimento de técnicas dentais mais avançadas facilitou o desenvolvimento de um prognóstico adequado e personalizado.
A multidisciplinaridade na reabilitação oral é fundamental para o sucesso do tratamento, o que possibilita proporcionar ao paciente mais conforto, comodidade e satisfação (André Bu ?chter, 2006).
A inter-relação ortodontia-implantodontia pode ser dada de duas formas distintas, através de um tratamento ortodôntico prévio a instalação de implantes ou o uso simultâneo desses à ortodontia (Neves, J. B., 2007).
O objetivo do tratamento ortodôntico é a reabilitação estética e funcional, melhorando a condição periodontal e a estabilidade do tratamento, para atingir esses objetivos, os profissionais enfrentam dificuldades mecânicas, colaboração do paciente e limitações de ancoragem (Yi-Jane Chen et al., 2008; Neves, J.B., 2006).
Assim a implantodontia pode não apenas tornar a Ortodontia um recurso absoluto de ancoragem, mas também substituir dentes perdidos na reabilitação oral (Neves, J. B., 2007). Outros recursos como micro-implantes e microplacas também têm sido utilizados como dispositivos para resistir a movimentos indesejáveis ??que ocorrem na fixação de dentes naturais. (Chen et al., 2008; Laboissière Jr et al., 2005; Freudenthaler et al., 2001). Sendo a ancoragem ortodôntica fundamental para o tratamento.
A correlação orto-implante proporciona diversas vantagens em reabilitações, sendo que a implantodontia trouxe para ortodontia, um processo de ancoragem absoluta, através de mini-implantes, que é de fato importante para o sucesso do tratamento ortodôntico (Araújo et al., 2008). Esse tipo de ancoragem facilita à mecânica, dando ao paciente uma maior comodidade e ganho no tempo do tratamento.
Marassi et al., 2005, citam as PRINCIPAIS INDICAÇÕES DOS MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS, como sendo:
- Pacientes com necessidade de ancoragem máxima;
- Pacientes com necessidade de movimentos dentários considerados difíceis;
- Pacientes com perdas dentárias múltiplas.
- Pacientes não colaboradores aos tratamentos ortodônticos tradicionais;
- Substituição de ancoragem extra bucal;
As APLICAÇÕES CLÍNICAS DOS MINI-IMPLANTES (Marassi et al., 2005) podem ser:
- Distalização de molares superiores;
- Estabilização de molares inferiores;
- Estabilização de molares superiores;
- Intrusão de dentes anteriores;
- Intrusão de molares superiores;
- Mesialização de molar inferior;
- Retração em massa dos dentes anteriores;
- Retração inicial de caninos.
- Tracionamento de caninos impactados e bloqueio inter-maxilar em pacientes que irão ser submetidos à cirurgia ortognática;
- Verticalização de molares;
- Vestibularização de molares inferiores;
VANTAGENS (Villela et al., 2004; Laboissiere et al., 2005)
- Cirurgia de instalação e remoção simples e menos invasiva e baixo custo.
- Diminuição da necessidade do uso de aparatologia extrabucal, de elásticos intermaxilares, de barra trans-palatina ou de arco lingual de Nance;
- Estética mais favorável;
- Maior previsibilidade no tratamento ortodôntico;
- Mais conforto para o paciente;
- Menor dependência do paciente;
- Menor tempo de tratamento ortodôntico;
- Simplificação da mecânica ortodôntica em casos complexos;
- Tratamento ortodôntico em pacientes com impedimento absolutos ou relativos para a substituição de elementos perdidos por implantes osseointegráveis;
DESVANTAGENS (Miyawaki et al., 2003; Marassi et al., 2005)
- Contato do mini-implante com ligamento periodontal ou com raiz do dente;
- Fratura do mini-implante por força excessiva do operador;
- Infecção e inflamação ao redor do implante;
- Perfuração da raiz do dente;
- Presença de mobilidade ou deslocamento do miniimplante.
Essas desvantagens levam na maioria das vezes uma necessidade de substituição dos mini-implantes.
CONCLUSÃO
Portanto, a interdisciplinaridade promove a integração de disciplinas na busca por melhores reabilitações para os pacientes. Sendo que a ortodontia é de fundamental importância para que os implantes ósseos integráveis sejam utilizados na reabilitação oral, intervindo na adequação de espaços, além do que os usos dos mini-implantes proporcionam uma ancoragem absoluta para que esses espaços sejam criados.
Matérias relaciondas:
- Por que o ceratocisto é uma lesão de terminologia tão controversa?
- Você está preparado para emergências médicas em consultório odontológico?
- Falando de emergências médicas em consultório odontológico
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Araújo, T.M.; Nascimento, M. H. A.; Franco, F. C. M.; Bittencourt, M. A. V.; Intrusão dentária utilizando mini-implantes, Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol.13 no.5 Maringá Sept./Oct. 2008.
2. Bu ?chter, A., Wiechmann, D., Koerdt, S., Wiesmann, S., Piffko, J., Meyer, U. , Clin. Oral Impl. Res. 16, 2005; 473–479
3. Chen, Y.H., Chang, H.H., Chen, Y.J., Lee, D., Chiang, H.H., Yao, C.C. J., Clin. Oral Impl. Res. 19, 2008 / 99–106
4. Freudenthaler, J. W., Haas, R., Bantleon, H.P., Clin. Oral Impl. Res. 12, 2001; 358–363
5. Laboissière Junior T, Villela H, Bezerra F, Laboissière M, Diaz L. Ancoragem ortodôntica absoluta utilizando microparafusos de titânio: protocolo clínico. Implant News. 2005;2(1):33-9.
6. Marassi C, Leal A, Herdy JL. O uso de miniimplantes como auxiliares do tratamento ortodôntico. Ortodontia. 2005;38(3):256-65.
7. Miyawaki S, Koyama I, Inoue M. Factors associated with the stability of titanium screw placed in the stability of titanium screw placed in the posterior region for orthodontic anchorage. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2003;124(4):373-8. doi: org/10.1016/S0889-5406(03)00565-1.
8. Neves, J. B., Estética em Implantodontia: uma abordagem dos tecidos moles e duros. Quintessence, 1 ed.,SP,2007
9. Villela H, Villela P, Bezerra F, Labiossière Júnior MA, Soares AP. Utilização de mini-implantes para ancoragem ortôdontica direta. Rev Innov J. 2004;8(1):5-12.