As residências vêm ganhando grande espaço nos dias atuais. Elas permitem vivência e imersão no trabalho e especialidade escolhida. Ao concluir a residência, geralmente atuando por 2 anos, o profissional agrega grande conhecimento e experiência na área.
Os programas de residência são incluídos em cursos de Pós-graduação, do tipo Lato sensu. São caracterizados como treinamento em serviço, regulamentados pela portaria do MEC/MS nº 1.077, de 12/11/2009 e instituído pela Lei nº 11.129, de 30/06/2005.
Existem dois tipos de residências: Uniprofissional e Multiprofissional. Elas são destinadas a profissionais de saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Várias instituições de pesquisa e serviços em saúde, como hospitais e universidades, ofertam programas de residência.
De acordo com a resolução CNRMS nº 5, de 7 de novembro de 2014, elas possuem a duração mínima de dois anos. São compostas de 80% de sua carga horária dedicada às atividades teórico-práticas e atividades em loco, e 20% de atividades teóricas, geralmente com 60 horas semanais. Ao final, terá no mínimo 5.760 horas de aprendizado e vivência.
Mas qual a diferenças entre Residência Uniprofissional e Multiprofissional? Veremos a seguir:
1. Residência Uniprofissional
A residência uniprofissional é composta por apenas uma profissão na área da saúde.
Exemplo: nutricionista OU farmacêutico OU enfermeiro, entre outros.
As residências uniprofissionais para farmacêuticos podem ser em: oncologia, saúde mental, farmacêutico hospitalar e clínico, entre outros.
2. Residência Multiprofissional
Já a residência multiprofissional será composta por pelo menos três profissionais da saúde.
Exemplo: nutricionista E farmacêuticos E enfermeiros E psicólogos, entre outros.
As residências multiprofissionais mais procuradas são para farmacêuticos em: saúde da família, oncologia, urgência e emergência, saúde coletiva e outros.
Lembrando que uma mesma área pode ser uniprofissional ou multiprofissional. Por exemplo, farmacêutico hospitalar, podendo ser uniprofissional relacionado a gestão, ou multiprofissional na Comissão de Infecções Hospitalares (CIH).
Vantagens de fazer uma residência:
- Formação com grande rigor científico e prático;
- Vivência em campo na área escolhida;
- Grande valor ao currículo;
- Diferencial na carreira;
- Pontuação em concursos;
- Remuneração durante o período de residência (os valores dependerão da instituição e do programa, mas geralmente é em torno de R$3.500,00).
Como é feita a seleção?
Dependerá da instituição e do processo seletivo. É essencial ler o edital minuciosamente e com muita atenção. Normalmente, é por meio de prova teórica, abordando temas de saúde pública, SUS e questões específicas da área. Também terá a prova de títulos.
Então, como escolher?
Você deve escolher aquela na qual você mais se interessa ou se encaixa. Primeiro, escolha a especialidade, oncologia, geriatria, saúde coletiva, farmácia clínica, gestão hospitalar, análises clínicas, urgência e emergência e outras. Depois, escolha a instituição na qual você quer se inserir. E, por fim, escolha se quer trabalhar mais profundamente com somente a sua profissão, ou se gostaria de trabalhar em conjunto com outras especialidades.
Lembre-se, mesmo que escolha uma residência uniprofissional, sempre temos que trabalhar em equipe e em grupo, em prol da melhora do paciente e dos serviços oferecidos.
Matérias relacionadas:
- Possibilidades em nanotecnologia farmacêutica contra infecções virais
- A importância da intervenção farmacêutica na prescrição medicamentosa
- Dicas para criar um bom perfil no Instagram
Referências:
1. CEEN. Centro de Estudos. 7 Vantagens da Residência Multiprofissional para a sua carreira. Disponível em
2. CRF-MG. Concelho Regional de Farmácia de Minas Gerais. Revista de Farmácia – Residência em Farmácia. Disponível em
3. MEC. Ministério da Educação. Residência Multiprofissional, 2020. Disponível em https://www.ceen.com.br/residencia-
multiprofissional/#:~:text=A%20resid%C3%AAncia%20%C3%A9%20uma%20especializa%C3%A7%C3%A3o,seletivos%20de%20hospitais%20e%20cl%C3%ADnicas.>
4. Normas Legais. Resolução da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional – Cnrms Nº 5/2014. Disponível em