O mercado de trabalho não perdoa: está tudo bem competitivo mesmo! São muitos profissionais dispostos a ocupar um espaço entre aqueles que dedicam sua vida a cuidar dos outros. O que fazer diante de uma realidade como essa?
Se a concorrência parece deixar as coisas um pouco fora de controle, existe algo que te fará sentir que está fazendo sua parte no jogo das oportunidades: se mantenha atualizado(a)! Manter-se sempre informado(a), atento(a) às inovações e aos novos modos de agir no mercado te torna um profissional com valor elevado. Isso porque você estará alinhado(a) com seus pares, saberá oferecer tratamentos e soluções em conformidade com os recentes avanços científicos e terá em mãos ferramentas que te ajudarão a sanar os desafios do cotidiano.
O melhor é que há diversas formas de atualizar seus conhecimentos. Acompanhe este post até o final para não perder nenhuma dica!
Invista em sua formação
Os cursos de atualização são a forma clássica e por isso mesmo eficientes de reforçar conhecimentos, resgatar conceitos e conhecer novas práticas. O melhor dessa modalidade é poder interagir com profissionais da sua área de interesse. Além disso, os cursos de atualização são práticos e podem ser aplicados rapidamente no seu dia a dia.
Acompanhe pesquisas científicas
A área de saúde é dinâmica e atualizada com frequência. São muitos os pesquisadores que se debruçam sobre os assuntos do trato humano: doenças, transtornos, síndromes, comportamento de risco à sua saúde e ao seu bem estar. Diante disso, acompanhar estudos que são publicados é uma maneira de atualizar sua formação.
Acompanhe agências de divulgação científica na sua área, use agregadores de feeds de publicações e faça parte de redes sociais específicas para cientistas e pesquisadores, como o ResearchGate. Fazer parte da rede será um grande diferencial!
Crie notificações de seu interesse
Este item é complementar ao anterior, mas abre mais possibilidades. Crie notificações para os assuntos de seu interesse em plataforma de busca, como Google Acadêmico, Scopus, PubMed e Sage. Essa é uma atitude simples e bem eficaz.
É só cadastrar seu e-mail e indicar que palavras-chave estão relacionadas ao assunto de seu interesse. Por exemplo, se for da área de enfermagem e quiser se manter atualizado(a) na área de oncologia, basta filtrar no alerta “enfermagem” e “oncologia”. A cada publicação nova sobre os assuntos você receberá notificações em sua caixa de entrada de e-mail.
Participe de eventos
Outro clichê que carrega consigo uma série de vantagens para a sua carreira profissional. Participar de eventos científicos, como congressos e seminários te coloca em contato com pesquisadores e outros profissionais da área, que te ajuda a construir networking, mas também deixa à disposição diversas pesquisas, resultados de experimentos e novas práticas, produtos e medicamentos que você pode adotar no seu cotidiano. Além disso, casos de sucesso e inovação costumam ser apresentados nesses espaços. Quem sabe não te inspira a você mesmo(a) passar a desenvolver algo da mesma forma?
Aproveite palestras gratuitas
Tem se tornado rotina entre profissionais a realização de lives nas redes sociais ou minicursos sobre um assunto específico. Ambos os formatos costumam ser gratuitos e carregar informações preciosas sobre a rotina profissional. Aproveite as palestras gratuitas para conhecer novas realidades e trocar experiências com pessoas que também estejam asstindo aos vídeos.
Você já colocou alguma dessas dicas em prática? Ou tem alguma outra para compartilhar?
Matérias relacionadas: