A inquietação sobre investir ou não em nossa carreira, para muita gente começa já nos primeiros anos da faculdade. É ali onde surgem as primeiras dúvidas, ideias e principalmente a construção do nosso ideal profissional. Mas é no último ano que começa a dúvida: Quando é o melhor momento de fazer uma pós-graduação ou especialização?
Ao longo da faculdade, é natural que se observe suas tendências, preferências e habilidades, pois o curso de pós-graduação escolhido tem que ter identificação com coisas que são atraentes para você.
Segundo uma pesquisa da FGV, os profissionais que investem em especializações e pós-graduações costumam receber 66% a mais do que os colegas que não fazem. Ou seja, ela pode ser a porta de entrada para uma maior estabilidade financeira, já que a mesma pesquisa aponta também que esse valor pode ser triplicado, dependendo da área de atuação.
É bom saber disso, né? O melhor momento para investir então nesse nível de conhecimento é justamente quando você já identificou sua área de preferência. Mas atenção: tente ficar aberto também para possibilidades que aparecerem, já que atualmente existem vários modelos educacionais, e você não precisa parar na primeira especialização, muito pelo contrário, pode investir em atualizações e ampliação da área de atuação.
Caso você já tenha se formado há algum tempo, esteja com o seu tempo curto, uma rotina engessada, por exemplo, pode optar por modalidades que te permitam assistir aulas dentro do seu consultório, por exemplo, ou seja: você pode reservar pra você um espaço em sua própria agenda. Nesse caso, o ideal é investir em modelos online ou híbrido, caso seja necessário alguma parte prática. Além dessa facilidade, hoje a tecnologia ainda torna a sua preparação muito mais eficiente e prática.
Se mesmo assim você está inseguro sobre ser o momento ideal para começar sua pós, invista um tempo em pesquisas, se informe ao máximo e veja que se esse é mesmo seu sonho, vale muito a pena entrar de cabeça. Leia conteúdos atualizados, converse com pessoas que já tomaram a decisão.