Entrevistamos a farmacêutica e perita criminal Lilian Barbosa (CRF- SE: 1085 @mundopericial) para te contar tudo que você precisa saber sobre essa carreira incrível e cheia de possibilidades de Farmácia na Perícia Criminal!
Qual a rotina da Farmácia na Perícia Criminal?
A rotina é diferente em cada local de trabalho. Mas basicamente o perito criminal em escalas de 12hx36h (trabalha 12h e folga 36h). Geralmente 12 plantões no mês. Alguns meses mais do que isso.
Quais são as áreas de atuação da Farmácia na Perícia Criminal?
O farmacêutico pode atuar em diversas setores:
Laboratório de DNA;
Laboratório de Toxicologia (análises de matrizes biológicas);
Laboratório de Análise de Entorpecentes;
Laboratório de Química Forense (análise de combustíveis e bebidas adulteradas, análise de resíduos de disparo de arma de fogo, etc);
Laboratório de Análise Instrumental (medicamentos falsificados, venenos, etc);
Laboratório de Biologia e Bioquímica (análise de vestígios de sangue, sêmen, cabelos, etc); Na cena de crime também, rs!
Qual a importância do profissional perito criminal?
O grande reconhecimento por parte da sociedade. As pessoas podem conhecer através de séries de televisão, através de livros de suspense policial ou através de filmes, mas não importa: a perícia criminal é uma carreira muito respeitada e digna de admiração, e isso é muito gratificante para quem trabalha na área.
Quais são os maiores desafios de atuar nessa área?
O grande desafio para ser perito sem dúvida é ser aprovado no concurso público. Esta é a primeira e maior preocupação para quem ainda não iniciou a carreira.
Depois de aprovado em todas as etapas, a pessoa deverá estar sempre com os pés no chão, com a cabeça esclarecida e muita paz para lidar com os problemas da rotina de trabalho
Quais são suas expectativas para a profissão?
O farmacêutico é um profissional de característica multidisciplinar que tem grande espectro de atuação dentro da perícia. Acho que o futuro dele é se aprofundar em tecnologia e em maior ciência dentro da sua respectiva atuação para sempre alcançar melhoria na resolução de casos e execução de laudos periciais.
Qual a remuneração?
Existem diferenças salariais entre os estados e a perícia federal que pode ir desde R$5.400,00 a R$22.700,00
Como ser um profissional da Perícia Criminal?
Somente via concurso público para a perícia, que geralmente apresenta várias etapas: prova escrita, prova psicológica, prova física, investigação social, prova de títulos.
Para você, o que é ser perito criminal?
“Ser perito é trazer a verdade à tona, esclarecer os fatos que ficam “ocultos” durante um crime. A perícia tem o papel de apresentar as provas periciais que irão compor um julgamento criminal de alguém. Alguém pode ser inocentado ou pode ser considerado culpado de um crime, e isso é muito relevante em todas as esferas sociais.”
A Lilian possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Química pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).
Atualmente é Perita Criminal – Superintendência da Polícia Técnico-Científica, desenvolvendo suas atividades no Laboratório de Análise de Entorpecentes do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Campinas/SP. Tem experiência em perícias de locais de crime, análise de drogas ilícitas, técnicas cromatográficas (CCD, HPLC, GC-MS) e exame de resíduos de disparo de arma de fogo.