Vamos fazer acontecer aquele artigo dos sonhos?

Vamos fazer acontecer aquele artigo dos sonhos_.jpg (66 KB)

Palavras Chaves: Elaboração; Artigo Científico; Conhecimento.

Durante minha graduação olhava para os meus professores falando que tinham publicado algum artigo científico sobre tal tema durante a aula. E logo depois eu ficava pensando: “como queria ser eles…”, “será que vai demorar para eu falar isso também?”, ou até mesmo idealizando alguém referenciando algum trabalho ou pesquisa com o meu artigo.

Vou te contar algo que poucos dizem: Fazer um trabalho científico pode se tornar uma realidade. Estou aqui para contar a minha experiência e te ajudar a produzir de uma maneira leve e prazerosa.

Como quero que você tenha uma experiência que te faça querer sempre mais, estarei simplificando os passos para fazer um artigo de excelência, mas também, darei dicas pessoais, algo que aprendi na prática e ninguém me falou, sinta-se privilegiado .

Durante a graduação nos deparamos com assuntos que gostamos, temos afinidades e isso vai te ajudar bastante a escolher o tema para começar o tão sonhado artigo.

Vamos pegar um caderninho e anotar minhas dicas
 

  • Liste todos os assuntos que você tem afinidade e adoraria escrever sobre.
     

           1° exemplo: A importância da enfermagem forense para atualidade.
           2° exemplo: Segurança do paciente na assistência da enfermagem.
 

  1. Depois de listar, a gente vai pesquisar quantos artigos tem sobre esse assunto que você escolheu, disponível nos bancos de dados, veja alguns bancos de dados:
     

           1º Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
           2° Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (LILACS)
           3° Scientific Eletronic Library Online (Scielo)
           4° Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed)
 

  • Dica extra: utilize os filtros disponíveis nas bases de dados! Busque artigos dos últimos 5 anos, textos completos, sendo português e inglês/espanhol, sempre lembre que tem como traduzir caso tenha artigos de outros idiomas.
     

       2. Depois de pesquisar os assuntos, você vai colocar a quantidade de artigos encontrados ao lado do assunto, assim você vai ter uma visão mais ampla sobre a quantidade de material que você vai utilizar durante a construção do artigo.
 

  • Lembrando que não tem a necessidade de usar todos os achados na pesquisa, porque você vai ter que ler e ver se encaixa com o que você deseja!
     

Não entre em desespero! Os passos acontecem quase todos juntos, eu apenas separei para melhor entendimento!

Escrever um artigo, demanda tempo, foco e determinação, mas creia sempre que você pode fazer acontecer de forma mais leve.

Antes de começar a escrever precisamos entender que todas as revistas para publicação do artigo tem regras a serem seguidas, mas que são simples, tais como fonte, tamanho da fonte, espaçamento, margens, normas (ABNT ou Vancouver). Isso vária de uma para outra mas para melhorar o decorrer dessa construção, que tal procurar uma revista para já produzir o seu artigo nas normas exigidas onde você vai
publicar? Garanto que vai melhorar o desenvolvimento.

Imagine depois que escrever tudo e ter que mudar de ABNT para Vancouver ou espaçamento e desconfigurar algum parágrafo? Vamos evitar essa dor de cabeça?

Referente a como escrever o artigo, o método utilizado é a citação indireta, que é quando você reescreve com suas palavras sem mudar a linha de pensamento ou ideia que apresenta no trecho, no caso, vai usar o texto que você gostou para contextualizar o seu artigo e sem esquecer de citar o autor que você utilizou o parágrafo e o ano que ele publicou. Se liga no exemplo:

Texto original: “A Enfermagem Forense trabalha diretamente com os diversos tipos de violência(…)”

Citação Indireta ABNT: Segundo Santos (2019), a violência se encaixa em vários tipos, logo observamos que a enfermagem forense pode exercer o seu trabalho diante cada uma delas.

Outra forma de citar de forma indireta ABNT: A violência se encaixa em vários tipos, logo observamos que a enfermagem forense pode exercer o seu trabalho diante cada uma delas. (Santos, 2019).
 

  • A ordem da citação nas referências no método ABNT é por ordem alfabética, diferente da Vancouver, que é usado por ordem de utilização do artigo
     

Citação Indireta Vancouver: A violência se encaixa em vários tipos, logo observamos que a enfermagem forense pode exercer o seu trabalho diante cada uma delas?.
 

  • Esse número pequenino vai ser por ordem da citação e a posição que vai se encontrar o artigo nas referências.
     

Uma dica valiosa: Escolha um dia para a sua produção e bote meta de quantos parágrafos você quer fazer por dia!

Ufaaaa, agora podemos ir para os tópicos padrões que um artigo científico pede.

Como você já escolheu seu tema, precisa pensar num título. Algo que se torne chamativo para que a pessoa entenda o que vai encontrar no artigo e tenha vontade de ler. Exemplo:

  • Tema: Escrever artigo científico
     
  • Título: Vamos fazer acontecer aquele artigo dos sonhos?
     

Quando vemos um artigo a gente observa que apresenta um resumo, por mais que ele seja a primeira coisa que a gente lê, o resumo é a última coisa que escrevemos, pois pegamos as partes mais importantes do artigo e fazemos o resumo.

Geralmente as revistas pedem o resumo em português, inglês e espanhol juntamente com 3 Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), que são palavras que caracteriza o seu artigo, que deixa uma linguagem única para os artigos científicos, anais de congresso e livros.

1. E agora sim, vamos falar sobre introdução do artigo: A palavra já fala o que precisa ser abordado, assim como qualquer texto que você escreva, precisa introduzir sobre o tema, logo no artigo não seria diferente.
 

  • Exemplo: o artigo é sobre enfermagem forense na atualidade, nós vamos explicar sobre enfermagem, sobre forense, como surgiu a enfermagem forense e porque trazer na atualidade, então falar das questões da violência como problema de saúde pública.
     

Importante: Logo após, sem mudar de tópico, você vai finalizar falando o objetivo do artigo e uma pergunta norteadora que você vai responder ao decorrer do artigo.

  • Questão norteadora: Enfermagem forense: quais os pontos positivos que essa área traz para a realidade?
     
  • Objetivo: descrever a importância dessa área no nosso cotidiano.
     

2. O tópico em seguida é metodologia: Algumas revistas falam os métodos que elas aceitam (como pesquisa de campo, caso clínico, artigo de opinião, de reflexão), mas o padrão é:

  • Revisão de literatura: que é quando você usa artigos já publicados para descrever, analisar e discutir eles.
     
  • Podendo ser caracterizada por pesquisa qualitativa que é quando o autor quer explicar o porquê daquela temática, quer informar a qualidade daquele assunto. Já a pesquisa quantitativa quer mostrar os resultados, em números sobre a temática escolhida
     

Mesmo nessa situação é importante procurar um artigo que fala sobre esses pontos para fazer uma citação indireta do que você escolheu como método, logo depois correlacionar com o que você vai trazer.
 

  • Posteriormente, você vai explicar ao leitor como foi a coleta de dados sobre a temática, onde você vai falar quanto tempo durou a pesquisa dos artigos durante todo o decorrer da produção, exemplo: Julho a Outubro de 2019.
     
  • Logo em seguida você vai falar qual foi o banco de dados que você utilizou, pode ser vários, exemplo: Scielo, PubMed. BVS. E vai repetir os descritores que você pesquisou, geralmente pedem de 3 a 5.
     

3. Logo depois nós vamos para os resultados: Já nesse tópico, vamos informar ao leitor, como foi essa pesquisa, quantos artigos você achou, quais os critérios de inclusão (os filtros, últimos 5 anos, texto completo) e tambémv informar o que fez você excluir outros artigos (texto incompleto, publicado antes de 2015). Depois vai falar quantos desses artigos que você achou você utilizou para fazer o artigo, informando os anos de cada um deles que você usou e a quantidade, tipo 2019(3) 2018(2) 2017(5) e para finalizar vai informar quantas temáticas vão ser discutidas, exemplo: diante a leitura dos artigos, chegamos a 3 (pode ser  mais) temáticas para discussão, e vai informar quais são as temáticas.

4. Em seguida vamos para a discussão: Você vai precisar separar 3 (pode ser mais) temáticas em tópicos que você acha importante e que tem nos artigos que você achou no banco de dados para você discorrer/discutir sobre esse tema, e vai usar o mesmo método da introdução porém vai se aprofundar no
assunto.

5. E o último tópico é a conclusão: Esse é o tópico que não precisa usar citação indireta, os demais tópicos precisam sim, mas a conclusão você vai usar suas palavras onde você vai apresentar uma ideia direta e clara sobre a resposta da sua questão norteadora e enfatizar sobre o objetivo desse artigo, correlacionando com o conteúdo tratado durante o mesmo.
 

  • Sobre as referências que você vai colocar no seu artigo:
     

Sempre deixar o último sobrenome em destaque e logo após o nome e outro sobrenome. Mayana Bonfim Ferreira -> FERREIRA, M. B.

ABNT: DOS SANTOS, A. A.; E SILVA, J. F.; FERREIRA, M. B.; SOUZA CONCEIÇÃO, V. L.; CUNHA ALVES, D. M. Estado da arte da Enfermagem Forense no cenário atual da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 27, p. e1015, 18 jul. 2019.

Vancouver: dos Santos AA, e Silva JF, Ferreira MB, Souza Conceição VL, Cunha Alves DM. Estado da arte da Enfermagem Forense no cenário atual da saúde. REAS [Internet]. 18jul.2019 [citado 27maio2020];(27):e1015. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1015

Referências:

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público. Aprenda como escrever um artigo acadêmico. 1 de setembro de 2017. Disponível em: https://www.conamp.org.br/blog/aprenda-como-escrever-um-artigo-academico/ Acesso em: 27 de maio de 2020.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. Citação Indireta. 2 de dezembro de 2016. Disponível em: https://normasabnt.espm.br/index.php?title=Cita%C3%A7%C3%A3o_indireta Acesso em: 27 de maio
de 2020.

Portal da Educação. Metodologia Científica: Tipos de pesquisa. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/metodologia/50264 Acesso em: 27 de mai