Decidir hoje o que fazer pelo resto da vida não é tarefa muito fácil. Tudo bem que esse “resto da vida” não é tão longo assim, já que podemos mudar o percurso que nossa vida segue.
Mas entendemos que decidir que residência em Saúde fazer no final do ano é uma tarefa complexa. De fazer suar, arrancar os cabelos, tremer frio de ansiedade. Como saber que é aquilo ao que você quer se dedicar nos próximos anos?
Pensando nisso, separamos 6 perguntas para fazer a si mesma(o) antes de definir sua residência e m Saúde. Coisa simples, mas que ajuda a definir toda a sua estratégia. Anote as dicas!
SAIBA TUDO SOBRE A RESIDÊNCIA DA SESAB!
No que você quer se especializar?
Escolher a residência é o mesmo que definir a área na qual você quer ser especialista. O que te empolga mais desde os primeiros semestres da faculdade? Responder a essa pergunta é um bom indicativo de qual residência te interessa e, consequentemente, para qual se candidatar.
Nesse contexto, vale refletir também se você prefere seguir alguma especialidade por amor ou se você é mais pragmático e prioriza outras condições, como rotina de trabalho e remuneração. Pense nos seus interesses, converse com pessoas e profissionais da área, e então tome sua decisão com tranquilidade.
Qualquer coisa, você pode fazer diferentes residências. Dois anos passam rápido!
Você está disposto a mudar de cidade?
São vários os editais de residência que são disponibilizados, com vagas para todo o país. A questão que você deve se fazer antes de definir que residência será a eleita é: você topa mudar de cidade?
Caso você queira continuar onde mora atualmente, então será preciso adequar sua escolha às opções disponibilizadas na sua região e seu interesse pode vir a ficar em segundo plano. Mas nada impede de encontrar a residência dos sonhos na cidade que é sua realidade!
Caso você tenha disposição para mudar de cidade, então pode ser que seu sonho focado em uma especialização fale bem mais alto. Sem contar que você ainda tem a oportunidade de sair da própria zona de conforto, conhecer outras realidadades sociais, exercitar a empatia – tão necessária na área da saúde.
Qual o peso da instituição no mercado?
Por mais que o aprendizado e a formação dependam majoritariamente de cada um, nós somos a instituição pela qual passamos. Antes mesmo de nos conhecerem, já sabem as metodologias às quais estamos adaptados, o direcionamento das disciplinas, as experiências pelas quais passamos, os recursos aos quais tivemos acesso…
Escolher sua residência perpassa por elencar as instituições onde você gostaria de estudar. Qual o peso desse hospital ou dessa faculdade na sua área? Para responder a essa pergunta, vale observar: se os egressos se recolocam no mercado com facilidade; se tiver passado por essa instituição impacta no respeito adquirido entre os pares no ambiente de trabalho; qual a concorrência dos certames de residência.
Certifique-se de que você está investindo seus próximos dois anos num lugar que possibilitará o retorno dos seus investimentos.
6 DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ RETOMAR OS ESTUDOS COM TUDO!
Como está o mercado na sua área?
Questões que se referem ao movimento do mercado de trabalho são meio burocráticas, mas necessárias para pensar estrategicamente suas escolhas futuras. Afinal, de que adianta estudar e não poder mudar a vida das pessoas com aquilo que você tanto aprendeu?
Se sua escolha for mais afetiva e tender para preferências e afinidades, você pelo menos chegará preparada para o que vai encontrar no mercado de trabalho. Por outro lado, caso opte por um caminho mais pragmático, conhecer o mercado vai te orientar a fazer escolhas com mais probabilidade de retorno profisisonal.
Você quer para si a rotina daquela especialidade?
Infinidade de especialidades pressupõe variedade de rotinas. Você já sabe qual esquema de trabalho quer pra si?
Esse é um bom ponto, porque pode ser o “critério de desempate” em caso de dúvida. Pense bem se você quer um horário mais fluido na agenda ou se trabalhar em esquema de plantão é mais adequado a seus planos, por exemplo.
Na dúvida, circule entre os profissionais da sua área para conhecer como é aquela rotina na prática. Isso te dará argumentos que poderão ajudar na tomada da importante decisão que é definir sua especialidade.
Você está disposta(o) a se preparar para a prova?
Essa pergunta, na verdade, vale para qualquer decisão que você for tomar em sua vida. Estar disposta(o) é meio caminho andado para alcançar o objetivo, porque isso é a força motriz da determinação de fazer o que é necessário: estudar.
Concursos de residência na área de Saúde são megaconcorridos e você precisa se preparar. Está disposta a aumentar os momentos de estudo em detrimento aos vários momentos de lazer? Quer mesmo seguir à risca metodologias de estudo, como as que propomos aqui na série #VocêAprovado? Está pronta(o) para abandonar o pensamento sabotador e acreditar nos seus esforços em prol desse objetivo?
Pense nisso!