Por conta das diferentes cobranças e abordagens dos editais, o primeiro passo para qualquer pessoa passar em um concurso público é definir com clareza qual o seu objetivo e para qual certame pretende se candidatar.
Ao decidir prestar um concurso público, o profissional assume um compromisso a longo prazo que irá mudar seu cotidiano. Afinal, a vida profissional costuma ocupar grande parte do nosso dia a dia, colaborando para nossa qualidade de vida.
Por isso, não dá para sair se inscrevendo em qualquer edital. Quem decide prestar concurso público precisa avaliar se a vaga se encaixa em seu perfil, se oferece as oportunidades que você busca e se ela concorda com seu objetivo.
Para te ajudar nesta escolha primordial, listamos 5 dicas essenciais para escolher o Concurso Público ideal para você!
1- Conheça você mesmo
Antes de escolher qual será o seu trabalho do futuro, você precisa saber do que gosta e o que de fato deseja para a sua vida – em um panorama geral.
“O que você se vê fazendo, com prazer, no futuro?”
Com esse autoconhecimento, é preciso escolher entre as grandes possibilidades de concursos públicos na área da saúde:
- Administrativo de órgãos do executivo municipal, estadual e federal;
- Tribunais e câmaras;
- Secretarias e prefeituras;
- Polícias e institutos de perícia;
- Órgãos reguladores e fiscais;
- Hospitais universitários;
- Hospitais públicos-privados.
Em todas elas, há cargos para diferentes tipos de áreas da saúde, dentre elas Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Medicina.
O ideal é que, ao analisar o edital, você saiba exatamente quais funções irá exercer nos diferentes cargos. Mesmo que a vaga seja para a sua área de atuação geral, muitos concursos têm cargos com funções específicas – como Odontolegistas, Nutricionistas Fiscais, Médicos e Enfermeiros do Trabalho, Peritos Farmacêuticos e outros.
Após descobrir o que mais te interessa, foque nos concursos dessas áreas.
Desta forma, você estudará com mais prazer, mais motivação e, portanto, de forma mais eficiente.Isso também indica que, futuramente, você poderá estar mais satisfeito com o trabalho/emprego/oportunidade que vai abraçar ao ser aprovado em um Concurso Público.
2- Analise os editais com cuidado e critérios bem definidos;
A partir do momento em que sua carreira for escolhida, é preciso analisar muito bem o máximo de editais possíveis antes de definir para qual concurso você focará seus estudos.
Os pontos mais importantes são:
A) Local de trabalho: Você vai precisar se mudar caso seja aprovado? Se sim, você está disposto a isso? Como será o cotidiano longe das pessoas que convive atualmente no local onde reside? Se todas essas respostas estiverem formuladas e bem resolvidas, você pode seguir para o próximo passo.
B) Remuneração: A remuneração atende os seus anseios? Qual o plano de carreira da instituição em que trabalhará caso seja aprovado? O trabalho tem benefícios além da remuneração oficial? Se você acredita que a remuneração condiz com suas expectativas atuais e futuras, deve seguir para o próximo passo de atenção;
C) Pré-requisitos de inscrição: Todos os concursos têm pré-requisitos específicos para receber inscrições. Geralmente, esses critérios são relacionados a regularização como cidadão brasileiro – ter mais de 18 anos, possuir Título Eleitoral e cadastro de CPF sem pendências – porém alguns concursos possuem condições especiais que devem estar no seu radar de observação do edital;
D) Critérios de desempate: assim com os pré-requisitos, muitos editais têm particularidades para desempatar candidatos que acabaram ficando com a mesma nota em provas objetivas e discursivas. Preste atenção neles. Caso precise, podem ser o seu diferencial;
Após a observação desses critérios, é importante entender que você não precisa prestar concursos que atendam, necessariamente, a TODOS os pontos citados. É importante focar em certames para direcionar seus estudos. Eventualmente, você pode escolher concursos como trampolim*.
*Concurso Trampolim: Aquele concurso que serve de ESCADA para você alcançar maiores objetivos. Pode ser para treinar os seus estudos e concentração na hora das provas, bem como algum que possua uma carga horária reduzida, e permita que você continue a estudar para realizar o seu sonho sendo aprovado em um grande certame posteriormente.
3- Não se assuste com a relação quantidade de vagas x candidatos
Muitas vezes os candidatos desistem quando percebem que a quantidade de vagas é muito pequena, ou mesmo cadastro de reserva. O contrário, também acontece e é muito comum: quando muitas pessoas fazem um concurso acreditando que já foram aprovadas só porque são muitas vagas.
A dica é: não se deixe enganar. Concursos com poucas ou nenhuma vaga, as vezes, acabam convocando tantos candidatos no período de validade, que ultrapassam o número de vagas de certames que possuem alto número de oportunidades.
Isso acontece porque, muitas vezes, a ausência de vagas reflete o momento atual da instituição, e que ela pode estar fazendo um concurso baseado no que está por vir: muitas aposentadorias, autorização de criação de cargos, liberação de orçamento. Quando o concurso possui vagas determinadas, ele tem prazo determinado em edital para convocação após aprovação – o que não acontece no caso de Cadastro de reserva.
Ao mesmo tempo, concursos grandes e com muitas vagas, acabam por ser mais concorridos e com exames mais difíceis – para filtrar os candidatos preparados daqueles que estão ali pela oportunidade. Observe a quantidade de vagas com atenção, mas não se deixe levar por um ou outro extremo na hora de definir sua decisão por este ou aquele concurso.
4- Procure profissionais aprovados e materiais de estudo especializados em concursos;
Concursos, em geral, são bem diferentes um do outro. A partir do momento que realizou sua escolha, é importante que busque profissionais que já foram aprovados para pegar dicas da seleção e saber, a fundo, como é o trabalho na instituição.
Quanto mais informação específica tiver mais pode trabalhar a sua motivação de estudo e, também, ter certeza que este é o caminho que quer trilhar.
Além disso, é necessário ter uma fonte de estudos confiável e especializada em concursos para a área da saúde. Assim, você terá uma preparação mais assertiva e uma melhor produtividade.
5- Após batido o martelo, não olhe para trás;
Consideradas as dicas acina, se você percebeu que ainda não encontrou um concurso que vale a pena focar – especificamente – siga no seu plano de estudo e aguarde novas oportunidades. Concursos que não se encaixam nos seus objetivos, perfil e possibilidades atrapalham o seu caminho para aqueles que realmente interessam.
Por outro lado, se você avaliou e decidiu que vale a pena, faça um planejamento de estudo de acordo com o seu perfil e momento de vida e comprometa-se seriamente. O tempo voa quando há uma prova marcada e qualquer desperdício será lamentado depois!
–
Gostou das nossas dicas? Então confira a lista de Concursos Abertos e dê o start em sua caminhada rumo à Aprovação!!