Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a descoberta de novas formas de cuidar da nossa saúde bucal continua em ascensão.
Não à toa, está cada vez mais normal que dentistas mostrem que são especializados em mais de uma área e até mesmo em procedimentos novos, porém promissores.
Por isso, se está pensando em se tornar um profissional de odontologia ou já está no caminho, saiba que existem diversas áreas que você pode se dedicar nessa profissão.
Aqui neste conteúdo você encontrará alguns exemplos de especializações da odontologia para ver com qual mais se identifica! Vamos lá?
Conheça as principais áreas para se especializar
Se você pensa em abrir sua própria clínica dentária, é sempre bom ter um diferencial para que isso seja uma forma de atrair clientes realmente interessados nos tratamentos.
Por isso, além de se dedicar a fazer atendimentos mais comuns que são necessários para qualquer pessoa, continue estudando e tenha especializações específicas.
Veja a seguir algumas:
Clínica Geral
É a principal formação dos dentistas e também a mais generalista. O profissional que segue essa área é responsável por acompanhar seus pacientes em quase tudo.
Com isso, ele pode fazer limpeza, aplicar flúor, cirurgias simples, restauração e extração de dentes, tratar cáries, entre outros procedimentos.
Ortodontia
Uma das áreas mais popular e requisitada, onde o público-alvo são adolescentes e adultos que precisam de um tratamento dentário com aparelho ortodôntico.
Para isso, é necessário que o dentista examine fotografias e radiografias da arcada dentária, exames clínicos e moldes de gesso dos pacientes.
Odontopediatria
A área onde o dentista é responsável por cuidar da saúde bucal das crianças, desde antes do nascimento do primeiro dente de leite até que todos se tornem permanentes, que ocorre por volta dos 12 anos.
Por ter uma grande responsabilidade na vida da criança, é necessário ser um profissional paciente e saber trabalhar de forma que não gere traumas e medos desnecessários.
Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial
Uma área um pouco mais complexa, onde o profissional trabalha com traumatismos e anomalias na face, na boca e no sistema de mastigação, sendo mandíbula, gengiva e maxilar.
Além disso, também é possível trabalhar com problemas relacionados ao sono, como ronco e apneia, tratamento da articulação temporomandibular, transplantes e implantes dentários.
Periodontia
O dentista que segue essa especialização se dedica a cuidar da gengiva e dos ossos que sustentam nossos dentes.
Com isso, ele ajudará a prevenir e a tratar doenças periodontais, como periodontite, gengivite e retração da gengiva.
Odontologia Estética
Bastante procurada, é a área especializada que trabalha com a aparência dos dentes, como clareamento dental, facetas de porcelana, gengivoplastia, entre outros.
Não à toa, esses procedimentos são procurados para ajudar a melhorar a autoestima e bem-estar dos pacientes.
Odontologia Legal
Trabalhando diretamente ligado à ciência forense, é uma área nova e muito procurada, pois aqui o dentista é especializado em realizar exames, perícias e elaboração de laudos técnicos.
Portanto, essa área de atuação é responsável para ajudar na solução de crimes, identificação de arcada dentária para vítimas de acidentes aéreos e incêndios, entre outras funções.
Seja o melhor da área
A escolha de uma especialização é muito importante para a carreira, já que ela pode definir como será todo o seu futuro profissional.
Por isso, analise todas as opções, faça uma boa pesquisa sobre cada uma, converse com outros profissionais da área e estude o mercado de trabalho.
Assim, ao se identificar com alguma, o segredo é estudar com determinação para se tornar referência no mercado!
–
Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Consulta Ideal