A Sanar está completou 5 anos de existência! Como nosso objetivo é dar cada vez mais poderes para que VOCÊ voe longe, preparamos conteúdos incríveis para te ajudar a alcançar seus objetivos!
Hoje, confiram as 5 dicas para aumentar sua produtividade nos estudos!
A maioria das pessoas tem muita dificuldade em encontrar a melhor forma para estudar e absorver os assuntos. Muitas não sabem como administrar bem o tempo, outras não conseguem priorizar as matérias mais importantes e outras reclamam de não conseguir memorizar o que leram.
Estudar é um processo que exige muito de nosso corpo e de nossa mente, por isso demanda planejamento e muita tranquilidade para que consigamos aproveitar ao máximo nosso tempo de estudo.
Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito, revelou, em um artigo publicado pelo jornal “O Estado de São Paulo”, que quando estabelecemos um roteiro mental bem definido, o nosso cérebro compreende rapidamente o que merece ou não nossa atenção. Desse modo, conseguimos aumentar a produtividade em determinada tarefa.
Estudar é uma das atividades em que focar na eficiência é melhor do que focar na quantidade. Não adianta levar horas “estudando” se o seu rendimento não acompanhar o tempo investido. Você acaba tendo um desgaste maior sem obter um bom resultado.
Quer saber como aumentar sua produtividade no aprendizado e, consequentemente, diminuir o estresse? Então confira as 5 DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS!
1. FAÇA UM ROTEIRO DE ESTUDOS
Não importa se falta um mês ou dois dias até a prova, o primeiro passo de sua preparação sempre será o mesmo: ler o edital com bastante atenção. Descubra quais conteúdos serão cobrados e, então, faça um roteiro de estudos. Anote todo o seu cronograma em uma agenda ou planner. Olhar a agenda lhe dará uma compreensão muito melhor sobre como será a sua semana, mês ou semestre. Essa visão vai te ajudar a organizar o seu tempo.
Até aqui, incentivamos que você faça um roteiro geral, certo? Pronto, agora faça uma lista detalhada para cada conteúdo – quais capítulos ou conceitos foram pedidos no edital? Divida o tempo disponível de acordo com o volume de cada conteúdo e vòilá!
2. SAIBA APROVEITAR O TEMPO
Faça um compromisso com você mesmo: não vai adiantar sentar para estudar se você não encarar esse momento como uma aula real. Utilize seu tempo com seriedade. Comece desligando o celular e só use a internet para pesquisar ou esclarecer dúvidas que surjam durante as leituras. Os aparelhos eletrônicos são uma armadilha para quem não pode perder a concentração.
Outra boa dica é optar por estudar sempre nos mesmos horários do dia. Escolha o período em que sente o seu cérebro mais alerta. Algumas pessoas gostam de estudar os materiais logo depois da aula, quando o conteúdo ainda está fresco na mente. Outras, preferem descansar a mente antes de avisar o conteúdo apresentado na aula. Perceba o que é melhor para você e crie sua rotina!
3. EQUILIBRE TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Parece uma dica óbvia, mas muitos concurseiros acabam esquecendo da necessidade de praticar o que está aprendendo, ou então partem logo para a resolução de questões sem estar preparado para isso.
Primeiro, é necessário mergulhar a fundo nos livros e assimilar a teoria ao máximo possível. Para isso, o estudo passivo deve ser evitado ao máximo. Não fique apenas lendo, escreva com suas palavras o que você entendeu, faça resumos, utilize marca-textos, escreva comentários quando achar que deve ou grave áudios explicando o assunto e escute depois. São muitas as formas de se estudar ativamente a teoria, elas facilitam a compreensão dos assuntos e, consequentemente, ajudam na memorização orgânica.
Apenas quando sentir que está dominando a teoria, você parte para a prática. Selecione provas passadas e comece a treinar a resolução de questões. De preferência, marque o tempo de prova e tente simular o ambiente do dia da avaliação real. Isso irá te ajudar a se preparar fisicamente e mentalmente para responder às questões de modo ágil e efetivo.
Esse tipo de exercício também é excelente para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo. Voltar à teoria poderá ser necessário.
Outra dica óbvia: dê preferência às provas da mesma banca do concurso que você irá prestar.
4. SAIBA A HORA DE PARAR DE ESTUDAR
Para quem trabalha, talvez o mais importante na conciliação entre job e estudo para concurso seja saber a hora certa de parar de estudar e apenas descansar.
Com uma rotina bem estabelecida, é comum que seu organismo sinta-se fatigado no final do dia e durante os finais de semana. Sendo assim, mesmo que seja difícil, é de suma importância manter o sono regular e de qualidade, que dure cerca de 8 horas.
Outra coisa muito importante é reservar um tempo menor de estudos aos sábados (ou domingos) e acordar mais tarde nos fins de semanas, se puder. O ócio é fundamental para a manutenção da sua saúde mental. Fique atento a isso!
E principalmente, procure se divertir e descontrair com família ou amigos. Faça atividades que o divirtam e ajudem a recuperar suas energias. Mantenha, também, sua alimentação balanceada e repleta de nutrientes que assegurem sua saúde e energia ao longo da semana.
5. MANTENHA SUA MOTIVAÇÃO EM MENTE
Não existe estímulo maior do que pensar no objetivo a ser atingido. Se imagine no dia da aprovação, depois na nomeação e até mesmo exercendo a função. Se quiser ir mais longe, imagine tudo o que você poderá alcançar após aprovação, viagens, casa própria, carro e daí por diante.
Se mantenha focado em seu objetivo e não desista, toda vez que se sentir cansado, lembre-se do porque deseja a aprovação e continue! Seu maior oponente é você mesmo, se supere a cada dia e estará cada vez mais perto de seus maiores desejos.
LEIA TAMBÉM!
7 DICAS PARA QUEM TEM POUCO TEMPO PARA ESTUDAR
COMO CONCILIAR TRABALHO COM OS ESTUDOS