Concurseiro!
Temos certeza que você já viu os concursos previstos para 2020, não é mesmo?
No Brasil, alguns dos concursos de polícia e perícia mais aguardados estão sempre abertos e previstos. A disponibilidade aumenta com o passar do tempo e os concursos ficam cada vez mais frequentes e com maior número de oportunidades para cada área.
Entender como funciona cada instituição é fundamental para sua preparação. Nesse post explicamos em detalhes as funções de cada cargo, quais formações são necessárias e o que fazer para chegar “lá”.
Confira!
Funções de cada cargo
Dentro dos departamentos de Polícia Civil e perícia, cada profissional da saúde exerce uma diferente função. Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Psicólogos podem ingressar como peritos.
- Perito Criminal (Farmacêuticos e Psicólogos) – Realizam atividades de nível superior em Farmácia ou Psicologia, de grande complexidade, relativas à perícia criminal em nível estadual, realizando exames e laudos periciais relacionados às investigações criminais requisitados pela autoridade judiciária ou policial.
- Legistas (Médicos e Dentistas) – Fazem diligencias ou pesquisas, visando a coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais; Proceder a exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação acadêmica; Executar perícias em locais relacionados à prática de delitos; Proceder à perícia na área de balística forense; Realizar perícias na área de reprodução simulada dos fatos; Realizar coletas de materiais destinados a exames complementares.
VEJA COMO SE PREPARAR PARA O CARGO DE MÉDICO LEGISTA!
Já com relação à Polícia Militar, os profissionais da saúde podem ingressar como parte da Corporação de Sáude da Polícia Militar de qualquer estado da federação para cumprir funções relativas à assistência à saúde dos integrantes da Polícia e seus dependentes. Há oportunidades para as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária.
Além disso, nutricionistas podem ser responsáveis pela alimentação no refeitório da equipe. Por outro lado, os médicos veterinários são encarregados pela assistência aos animais da coorporação militar e fiscalização sanitária no que compete à profissão.
CONFIRA AQUI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SER CONCURSADO!
Etapas de seleção
Apesar de parecidos, os editais de Polícias Civil, Militar e Institutos de Perícia têm suas particularidades. Normalmente, o processo de seleção é feito em quatro etapas:
-
Prova Objetiva
-
Prova Discursiva
-
Avaliação de Títulos
-
Curso de formação
As provas objetivas têm em comuns assuntos como Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Criminalística, Identificação Humana, Noções de Medicina Legal, Noções de Odontologia Legal, Documentos Técnicos e Conhecimentos Específicos das áreas de trabalho. Normalmente, estes são os únicos concursos em que o profissional de saúde terá que estudar algumas outras áreas que são se enquadram nos Conhecimentos Gerais de todos os certames, como as áreas do Direito e Criminalistica.
Já para as vagas de perícia relacionadas ao INSS, é necessário assimilar conteúdos relacionados ao Direto Civil e Previdenciário. São dois assuntos fundamentais para inserir em seu planejamento de estudos.
Além do estudo para as Provas de Conhecimentos Gerais e Específicos, os concursos contam com um Curso de Formação, que conta com testes físicos e formação militar ou da defesa civíl, tanto na teoria, quanto na prática. Esta é uma etapa geralmente eliminatória e classificatória, que altera bastante o ranking criado após as provas objetiva e discursiva. Além disso, os primeiros colocados, em geral, tem benefícios. Por isso, você deve iniciar a preparação antes do concurso para esses treinamentos.
Como se preparar
Diante de um edital complexo e cheio de particularidades, é muito importantes seguir etapas básicas, mesmo que você já seja experiente no estudo para concursos públicos:
Leia o edital com atenção
É imprescindível que você leia o edital inteiro, “de cabo a rabo”, com muita atenção. Não deixe passar nenhuma etapa ou assunto de estudo. Pode significar a diferença entre você e o seu concorrente na classificação final do certame.
Monte um cronograma de estudos
Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos pensando nas disciplinas cobradas e na sua rotina pessoal. Ter um planejamento específico para o que está estudando no momento e para a sua rotina é o que pode te fazer de fato focar nos estudos.
SAIBA COMO PLANEJAR SEUS ESTUDOS E MONTAR UM CRONOGRAMA PERFEITO!
Não deixe de revisar os conteúdos que tem menos dificuldade
Revise sempre os conteúdos nos quais você possui mais conhecimento e responda às questões dos últimos concursos. O que você mais sabe é onde não pode errar; você não pode se deixar escorregar naquilo que considera ter mais sabedoria.
Fuja de expectativas negativas sobre o concurso
Evite pensamentos como: “odeio essa disciplina, não consigo entender”, ou “nunca vou conseguir estudar aquela matéria”, ou talvez “esse concursos seja muito concorrido para mim”. Os pensamentos negativos fazem com que você não priorize seu objetivo no concurso, bem como encontre justificativas como válvula de escape para o foco. Tudo que pode causar a sua derrota surge dessas batalhas.
Tenha critérios na escolha de materiais para estudo
Acumular livros, apostilas e textos sem foco e destinação correta vão aumentar a ansiedade e os pensamentos negativos, sem ajudar muito na sua preparação correta. Aposte em materiais que vão te ajudar a garantir sua aprovação.
Aposte em materiais específicos e diretos, como o Livro Preparatório com Questões Comentadas para Médico Legista. Preparatório para Perito Odontolegista ou o Livro Preparatório para Concursos em Perícia Criminal, sem deixar de lado os estudos de Língua Portuguesa e Informática – voltado para Concursos.
Você ainda pode escolher outros cursos e livros para te ajudar!