3 passos para fazer uma redação nota 10 em Concursos

Temos duas notícias para te dar sobre uma redação nota 10 em concursos. Uma é boa e a outra é ruim. 

A ruim é que não existe uma fórmula mágica que garanta uma redação nota 10 nos concursos públicos. Por outro lado, a boa notícia é que existe, sim, uma fórmula! E estamos aqui para te contar!

As redações em concursos são, na maioria das vezes, de caráter classificatório e eliminatório. Por isso, uma redação de qualidade fará com que o candidato alcance as melhores posições, sendo um grande diferencial nesse objetivo.

Embora pareça algo de outro mundo, muito complexo de se realizar, uma redação nota 10 requer um componente básico chamado simplicidade. A maioria das redações demandadas nos concursos são produções de textos dissertativos. E os temas, geralmente, são relativos à atualidade e/ou aos valores humanos. Portanto, ser uma pessoa atenta ao mundo que nos cerca nos capacita a escrever com propriedade sobre qualquer assunto.

É também muito importante domínio da língua portuguesa em sua forma escrita. Seu uso correto aliado à criatividade argumentativa são pontos-chave para produzir um texto bem avaliado. Não é necessário, para isso, usar vocabulário muito rebuscado. Basta expor as ideias de forma ordenada e coerente, a fim de proporcionar uma experiência de leitura fluida.


  + SAIBA POR ONDE ESTUDAR REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA!


A fluidez das ideias denota a capacidade de concatenação e coesão do candidato. As ideias precisam ser colocadas de modo conexo, sempre transversalizando o tema central, ou seja, integrando o contexto proposto. Por isso, reescrever o tema num rascunho ou voltar para lê-lo ao longo da escrita ajudará a não perdê-lo de vista.

Além disso, é fundamental ter em mente a estruturação básica de uma redação dissertativa. É preciso saber por onde se começa, como ela se desenrola e como se dá o seu desfecho. Estamos falando do seguinte esqueleto: (1) introdução; (2) desenvolvimento(s) e (3) conclusão.


OS 5 ERROS DE PORTUGUÊS MAIS RECORRENTES NAS PROVAS DOS CONCURSOS


Passo 1 – Introdução

A introdução tem a função de apresentar o tema. É recomendável que se inicie com um tópico frasal. O termo pode assustar, mas o tópico frasal nada mais é do que uma ideia central, normalmente condensada em uma única frase, que será explorada, fundamentada, desenvolvida ao longo da dissertação.

A introdução deve ser objetiva e evitar proposições confusas, pois o que será discorrido dali em diante estará diretamente ligado ao modo como foram postas as ideias na primeira exposição. Portanto, a organização é fundamental. E, mais uma vez, lembremos que introduzir quer dizer iniciar. Assim, a argumentação utilizada para defender um posicionamento não cabe nesse momento do texto.

 

Passo 2 – Desenvolvimento(s)

O desenvolvimento, por sua vez, é o espaço adequado para discorrer sobre o que se pensa acerca do tema proposto, para argumentar sobre aquelas questões indicadas na introdução. A quantidade de parágrafos de desenvolvimento é ilimitada, mas será necessário ater-se ao número máximo de linhas que a prova possui.

Em geral, o ideal é que sejam usados dois parágrafos de desenvolvimento. Dado o caráter argumentativo intrínseco, é comum e esperado que sejam os mais extensos da redação.

Passo 3 – Conclusão

Por fim, a conclusão da redação visa concretizar um desfecho para aquilo que foi introduzido e desenvolvido. É nesse momento que se faz um apanhado geral e sucinto do que foi dito e se apresenta propostas de soluções ou sugestões pertinentes à temática.

Comumente, nessa etapa, é de bom tom incitar um breve momento reflexivo para nós mesmos e para o leitor, ditando modos racionais de resolver ou minorar a problemática do tema. Ao mencioná-los, conferimos criticidade e utilidade às colocações que foram base da argumentação.

Pronto! Basta seguir essa cartilha lógica, compreendendo o objetivo que a redação visa alcançar, para mostrar que domina a linguagem, sabe utilizá-la a seu favor e prova estar apto(a) a receber uma nota excelente de seu avaliador. Mas não se esqueça: além de tudo isso, o estudo e o treino são os grandes amigos de quem quer ser o dono de uma redação nota 10. Eles são os reais reforçadores para se atingir a excelência nessa missão!


ESTUDE PARA CONCURSOS NA SUA ÁREA

MEDICINA | MEDICINA VETERINÁRIA | ENFERMAGEM | NUTRIÇÃO | ODONTOLOGIA | PSICOLOGIA | FARMÁCIA | FISIOTERAPIA


 

publicado
Categorizado como Concursos

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?