O método Pomodoro foi criado por Francesco Cirillo no final da década de 80 e recebeu esse nome depois que o italiano usou um cronômetro de cozinha, no formato de um tomate, para gerenciar seu tempo. A técnica tem como base a ideia de que atividades divididas em blocos fazem o cérebro ser mais produtivo e focado.
O método é bem simples. Realizando suas tarefas por um período de tempo, descansando por um pequeno intervalo e retornando ao trabalho, você torna os estudos mais organizados e eficientes.
O método pode ser utilizado assim:
- Organize suas atividades (Faça uma lista das coisas que precisa fazer e as separe em blocos. Cada bloco tem 25 minutos, tenha isso em mente ao organizá-los)
- Programe um cronômetro para 25 minutos (Não precisa ser um timer de cozinha com formato de tomate, pode ser o seu celular.)
- Escolha um dos blocos e trabalhe nele sem pausas (Sem pausas de verdade, sem Facebook ou WhatsApp. É interessante colocar o celular no modo avião.)
- Risque as atividades da sua lista quando terminá-las
- A cada bloco realizado faça uma pausa de 5 minutos (Nesses 5 minutos você pode olhar o celular, se movimentar um pouco e comer alguma coisa.)
- Depois de quatro blocos de 25 minutos faça uma pausa maior. 25 ou 30 minutos.
- Se lembrar de alguma coisa que precisa ser feita, anote em um papel e tome providências nos intervalos.
- Pode ser que haja uma emergência e o bloco de estudo precise ser interrompido, neste caso, ao retornar deve dar início a outro bloco.
- É interessante registrar quanto tempo cada atividade precisou, com o tempo fica mais fácil organizar os blocos.
É bom lembrar que essa é a base do método, que pode ser modificada para se adequar a cada estudante. Alguns preferem blocos de estudos e pausas maiores, outros preferem fazer blocos grandes e pausas menores, mas o importante é que, durante o período estabelecido para a produção, o foco seja exclusivo.
Encontre o melhor modelo do método para você e tenha bons estudos.