1. Lesões musculares: as lesões desportivas ou lesões derivadas de intervenções ou tratamentos cirúrgicos são as causas mais comuns que obrigam a procurar um fisioterapeuta para pedir-lhe ajuda. Este profissional sanitário, está corretamente formado e credenciado para utilizar técnicas não farmacológicas para efetuar a reabilitação física dos seus pacientes.
2. Conselhos de Saúde: a percentagem de pessoas que sofrem de problemas e dores de costas devido a más posturas é demasiado elevada. Passamos tantas horas sentados em frente a um computador ou a escrever num telemóvel que nem nos damos conta do mal que estamos a provocar à nossa postura corporal. As más posturas corporais dão origem a dores lombares e cervicais que podem evoluir e tornar-se em complicações com outros níveis de gravidade e complexidade no futuro.
3. Prevenção de possíveis lesões: após curar uma lesão é necessário manter uma especial atenção para que esta não volte a aparecer, um excelente exemplo neste campo são as tendinites. Curar uma tendinite não é tarefa fácil, pode ser um processo demorado e um tanto ou quanto doloroso, a não ser que o fisioterapeuta utilize eletrólise percutânea terapêutica. É necessário manter um acompanhamento gradual para que as lesões não voltem a aparecer.
4. Treino físico adequado: fazer exercício físico é opimo para a nossa saúde, contudo, se este não é efetuado de uma maneira correta pode provocar danos no nosso corpo que podem ser irreversíveis. Procurar um fisioterapeuta para que este lhe proporcione um exercício equilibrado, feito corretamente e adequado a si é a opção mais sensata de maneira a evitar danos futuros para a sua saúde e bem-estar.
5. Revisão: todos nós, de uma maneira ou outra, cometemos erros para a nossa saúde física e mental. Procurar um fisioterapeuta irá proporcionar-lhe a oportunidade de fazer uma revisão de vez em quando para que possa saber se está tudo bem consigo e se está a fazer as coisas corretamente no seu dia a dia.