Decidi ler o contrato das minhas aplicações financeiras e o que eu mais temia aconteceu: descobri, naquelas letras miúdas, que meus investimentos tinham altas taxas de administração e rentabilidades baixíssimas.
Percebi que havia a necessidade de arcar inclusive com algumas taxas para conseguir resgatar meu dinheiro dessas péssimas aplicações financeiras.
Sabe aquela sensação de cair na real? Foi o que aconteceu comigo ao saber que havia investido meu dinheiro em algumas das aplicações financeiras que podem ser consideradas uma das piores do mercado financeiro.
Me senti indignado…
E comecei a entender, a partir dali, que gerente de banco não é consultor financeiro coisa alguma, mas vendedor dos produtos financeiros mais rentáveis (para o banco!).
Isso me deixou furioso.
Não pelo dinheiro em si, afinal era pequenas quantias no início. Foi por aquela sensação de alguém ter se aproveitado da minha pouca vontade em me aplicar no assunto, sabe?
Descobri, da pior maneira, que ninguém vai cuidar tão bem do meu dinheiro quanto eu mesmo.
Mas, quer saber?
Aquele dia mudou radicalmente a minha vida financeira.
E prometi a mim mesmo que passaria a dedicar cada minuto livre que eu tivesse para estudar sobre educação financeira e investimentos.
Depois que você tem uma base sólida de conhecimento, fica muito mais fácil aprender a investir e viver com estabilidade financeira.
A sensação de sair da ignorância e enxergar a qualidade duvidosa de alguns produtos financeiros:
Para você ter uma ideia, a caderneta de poupança rendeu 7,99% nos últimos 12 meses (Abril/2015 a Março/2016).
Neste mesmo período, o título público mais conservador rendeu 13,87%.
Então eu pergunto a você: 13,87% ao ano não é muito melhor que 7,99% ao ano?
Mesmo com a incidência do imposto de renda, a rentabilidade líquida é muito superior à caderneta de poupança.
Ainda em dúvida?
Então vamos às contas:
A menor alíquota do imposto de renda é 15% (para investimentos superiores a 24 meses). E a maior é 22,5% (para investimentos por menos de seis meses).
Se eu descontar 15% sobre rentabilidade desse título público, ainda assim teria uma rentabilidade líquida de 11,79% ao ano.
Isso significa uma rentabilidade 47,6% superior à caderneta de poupança. Quase 50% a mais que a poupança, com a mesma segurança.
Mais: estamos no momento excelente do mercado, onde vários títulos estão com taxas superiores a 14% ao ano.
E, ao contrário do que muitos pensam, é muito simples investir em títulos públicos é possível começar com apenas R$ 30!
Por tudo isso, recomendo fortemente que você cadastre seu email logo abaixo para receber o link de vídeos gratuitos para potencializar o seu conhecimento inicial e para ganhar um cupom desconto no livro Investimentos para Médicos.