Após a polêmica envolvendo produtos detox ganhar grandes proporções, a A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou durante a semana a suspensão de qualquer publicidade da marca Nutrigold que atribua alegações irregulares de propriedades funcionais ou de saúde de cinco produtos identificados como detox da marca.
Segundo a agência, propagandas dos produtos Detox Reduction Shake, Detox Platinum – Desintoxicante Biológico, Detox Matcha Shake, Detox Goji Shake e Detox Bronze de Verão, exibidas no site da fabricante alegavam que os produtos continham propriedades funcionais ou de saúde irregularmente.
Na portaria publicada no Diário Oficial da União, a Anvisa diz que não aprovou as informações: “reduz inchaço; promove perda de peso saudável com o efeito termogênico; disposição para atividades físicas; fibras que eliminam gorduras; aumenta a saciedade por mais tempo; reduz flacidez, rugas, celulites, estrias; regulação intestinal”.
A empresa dos produtos disse que cumprirá a determinação da Anvisa a partir de hoje, suspendendo todas as publicidades dos produtos citados, inclusive a publicidade na Internet em sites não diretamente ligados a empresa. “Até o momento a Nutrigold não recebeu notificação direta do órgão competente, porém está atendendo as orientações conforme informadas”, informou a companhia em nota oficial.