Ao falar sobre a atuação do Farmacêutico que escolhe o caminho da docência, vale lembrar que esta área de atuação profissional é a primeira área a qual todos os farmacêuticos, independente da escolha da carreira, terão contato desde o primeiro dia de aula na graduação e caso ele aspire seguir o caminho da docência será importante observar seus professores atentando-se para as habilidades e competências profissionais que eles tiveram que desenvolver para seguir por este caminho.
Escolhendo o caminho da docência sua alternativa de trabalho será lecionar, ministrar aulas, executar a linda tarefa de transmitir e trocar saberes com estudantes atuando em cursos profissionalizantes em nível fundamental contribuindo para a formação de auxiliares , em nível médio onde você estará contribuindo para a formação de técnicos e, em faculdades onde você estará contribuindo para a formação de bacharéis, licenciados e tecnólogos de diversas áreas , além de também poder atuar em linhas de pesquisa.
Diante do exposto, nota-se que o profissional farmacêutico docente tem papel fundamental na sociedade atual, a figura do docente é aquela que ajuda o estudante a desenvolver suas habilidades cognitivas ,profissionais e também tem forte contribuição na formação moral e ética e profissional além da construção da cidadania. Destacando que cidadania ajuda os indivíduos a conviver harmonicamente em sociedade e a ter consciência a respeito dos seus direitos e deveres em coletividade.
Exercendo a docência com foco em visando formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade e capacitados a desempenhar suas funções, o docente terá que dedicar seu tempo a elaboração de diversas atividades didáticas, deve dedicar-se ao estudo e atualização frequentes, seja para a preparação dos conteúdos , metodologias de ensino e avaliação além de estar atento às questões atuais e participar e elaborar eventos complementares como cursos de extensão, simpósios e congressos para facilitar o aprendizado e agregar mais conhecimento aos seus alunos.
O docente pode exercer função nos conselhos de classe da instituição ,exercer funções ligadas a coordenação do curso de graduação, auxiliar na organização, ementa e elaboração de atividades, propondo à instituição melhorias e otimizações que agreguem mais qualidade ao curso de graduação podendo também orientar trabalhos acadêmicos de pesquisa experimental e oferecer treinamentos práticos em laboratórios, em diferentes níveis de ensino permitindo aos alunos adquirirem experiências e desenvolverem suas próprias habilidades.
Trabalhando em instituições que não exijam dedicação exclusiva, é possível conciliar a docência e outra área de atuação da farmácia com a qual você também tenha afinidade como a área assistencial, regulatória ou qualquer uma outra e você só enriquecerá seu currículo com suas experiências inclusive na área acadêmica, afinal assim como os seus professores estará contribuindo com a construção da formação dos futuros profissionais da sua profissão.
Matérias relacionadas:
- Biossegurança em tempos de pandemia
- Importância do farmacêutico na homeopatia
- Portaria 344/98 e a dispensação dos psicofármacos
Referências Bibliográficas
BELLINE, Bianca. A arte do ensino na medicina veterinária Sanar Saúde, 07/05/2021. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/colunista-veterinaria-a-arte-do-ensino-na-medicina-veterinaria . Acesso em: 16 mar. 2022.
MEC. Ministério da Educação. Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao Acesso em: 16 mar. 2022.
NOGUEIRA, Edu. Investimento: pós-graduação! Sanar Saúde, 22/10/2021. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/investimento-pos-graduacao-colunista . Acesso em: 16 mar. 2022.