Profissionalmente, como você se vê no futuro ? O que precisa fazer para chegar lá? Essas são só algumas das questões que você deve se perguntar na hora de planejar a sua vida profissional. Criar um plano de carreira ajuda muito. A seguir, vamos mostrar o caminho!
A cada ano aumenta o número de profissionais que chegam ao mercado de trabalho. A concorrência já virou rotina. E, também, são muitas as exigências para aquela vaga dos seus sonhos.
Até aí, zero novidade. O que queremos trazer aqui, é a necessidade de você planejar o seu futuro o quanto antes. Sai na frente quem sabe onde quer chegar e o que fazer para trilhar o melhor caminho.
E é aí que entra o plano de carreira, que nada mais é do que um instrumento de direcionamento profissional. Mais do que isso, ele é uma estratégia cada vez mais usada por profissionais de Saúde.
Se você quer impulsionar a sua carreira, experimente criar o seu. A seguir, vamos mostrar como!
Plano de Carreira em Saúde
Em primeiro lugar, é preciso saber onde se quer chegar. Ser concursado? Ter um cargo de liderança? Trabalhar em um grande hospital em determinada especialidade? São várias as possibilidades.
O plano de carreira é indicado para qualquer pessoa que queira avançar na vida profissional. Ele é um planejamento estratégico que funciona como uma rota para você chegar aonde quiser.
Aos que ainda não sabem o que querem, uma boa notícia: ele pode ser o que você precisa para fazer os questionamentos certos e reconhecer o que é melhor para você.
O importante é: comece!
Impulsione sua carreira com os melhores livros da Saúde!
Como criar um Plano de Carreira em Saúde
Vamos ao passo a passo e, como você verá, as primeiras demandas dizem respeito sobre você saber quem é e quais são suas preferências.
- Defina seus objetivos profissionais – e isso precisa englobar mais do que simplesmente a escolha de um cargo.
Responder a perguntas como estas podem ajudar:
- Onde quero chegar profissionalmente?
- Que tipos de atividades quero fazer no meu dia a dia?
- Em que ambiente quero trabalhar?
- Como imagino a minha vida financeira no futuro?
- Pense também na rotina que você quer ter – afinal, não tem como querer ser um líder e ter uma rotina que não passe pela gestão de pessoas ou processos, numa entrega maior ao trabalho. E, sabemos, não tem como separar a vida profissional da vida pessoal. Por exemplo: se você não quer uma vida com muitas viagens, evite buscar trabalhos e posições que demandem isso.
Responder a perguntas como estas podem ajudar:
- Quero ser liderado ou prefiro gerir o meu próprio ritmo de trabalho?
- Quero ter flexibilidade ou prefiro estabilidade?
- Identifique suas competências ou as que precisa desenvolver. Quando você reconhece os seus pontos fortes e sabe que pode contar com eles, facilita. Mas, se para determinada posição profissional for necessário desenvolver determinada competência, não perca tempo! Tenha de forma clara quais são elas e busque os caminhos para isso. Isso pode envolver cursos de atualização, uma especialização ou uma mentoria, por exemplo!
- Reconheça as soft skills que podem te favorecer e veja as que precisa desenvolver. É isso. Para além do conhecimento técnico e competências relacionadas à sua área do saber, sai na frente quem tem as chamadas soft skills. Elas são as habilidades comportamentais que podem ser definitivas para o seu sucesso. Podemos citar: facilidade no relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, resiliência, mediação de conflitos, entre outras.
- Trace metas. Uma vez compreendido esse cenário acima, fica mais simples relacionar o que precisa ser feito para conquistar o seu lugar ao sol.
- Desenvolva ações para curto, médio e longo prazo. Se o que você quer é ser especialista em determinada área e trabalhar num hospital de renome, uma das suas metas pode ser passar numa residência. Para tanto, quais ações precisam ser feitas? Isso, só para citar um exemplo.
- Invista em qualificação Afinal, seja qual for o seu objetivo profissional, só a qualificação pode te levar longe. Seja um profissional preparado para ocupar os melhores cargos quando eles aparecerem. Isso, dentro do seu contexto, claro. Conhecimento nunca é demais! Só fique atento na hora de escolher o curso e a instituição, ok? Sempre opte pelos reconhecidos pelo MEC no caso de graduações ou especializações.
- Esteja em constante avaliação. Sempre retorne ao seu plano e para si mesmo em busca de avaliação. Estou no caminho certo? É isso mesmo que eu quero? Tenho me comprometido? Ou posso fazer mais? O plano pode ser adaptado, quando necessário. Afinal, sabemos que com o passar do tempo e novas visões, nossos objetivos e nossas leituras de cenário podem ir mudando.
Dicas para impulsionar o seu Plano de Carreira
Além de ter um plano de carreira bem definido, é preciso também fazer a sua parte para que ele saia do papel!
Contribuem para te levar mais longe profissionalmente:
- Investir em networking, ou seja, criar e manter uma boa rede de contato
- No caso de concursos ou residências, contar com materiais preparatórios de qualidade
- Manter-se atualizado
- Tenha disciplina e organização
- Se inspirar em quem é referência para você
- Ter tempo para descanso e lazer com amigos e família
- Cuidar da sua saúde, claro!
Afinal, uma carreira bem-sucedida precisa englobar conceitos como bem-estar e qualidade de vida. Concorda?