Com certeza você ouviu falar sobre a Psicanálise, mas será que você já conhece as curiosidades que separamos sobre ela?
A Psicanálise Clínica foi criada pelo neurologista Sigmund Freud a partir de observações dos diagnósticos dos seus pacientes com neuroses. Assim, o médico elaborou as teorias psicanalíticas de investigação da mente humana.
Por isso, ela pode ser definida, de forma breve, como uma abordagem dedicada e que trabalha o inconsciente. Já que, para Freud, comportamentos conscientes são muitas vezes influenciados por forças e fatores inconscientes.
Curiosidades sobre a Psicanálise
Curiosidade 1: formação diversificada
A Psicanálise faz parte da grade dos cursos de Psicologia. Contudo, essa não é a única forma para estudar e poder exercer parte da função de um Psicanalista.
Para isso há especializações em Psicanálise Clínica que permitem que outros profissionais sejam aptos a utilizarem técnicas psicanalíticas em consultórios.
Inclusive, autores freudianos e pós-freudianos são frequentemente estudados em cursos de filosofia e sociologia.
Curiosidade 2: estruturas de personalidades
Ao contrário do que alguns imaginam, a Psicanálise não deixa de lado a ideia de diagnóstico, mas ele é visto de uma forma diferente. Inclusive, pode-se dizer que o diagnóstico tem a função de orientar a direção do tratamento.
Freud se baseou na psiquiatria clássica, utilizando de linguagens e termos dessa área para dar nomes as estruturas (neurose, psicose e perversão).
Assim, de acordo com a Psicanálise, somos construídos em uma dessas estruturas e é necessário desvendar qual a estrutura para manejar uma possível análise.
Curiosidade 3: o divã
Você já deve ter visto a imagem de um divã, não é mesmo? Sabia que ele começou a ser utilizado por Freud para que os pacientes pudessem associar livremente?
O móvel passou a ser adotado já que algumas pessoas se sentem constrangidas de falar cara a cara com o psicólogo, ajudando no método de associação livre.
Pós-Graduação em Psicologia
Aqui na Sanar temos os cursos de Pós-Graduação perfeitos para os profissionais de saúde, com cursos online, disponíveis quando e onde você quiser, reconhecidos pelo MEC e com professores que além de especialistas são atuantes na área.
Atualmente, temos cursos nas áreas de Psicologia, Nutrição e Farmácia. E, um das opções em Psicologia é a especialização em Psicanálise Clínica.
Nele você vai aprofundar os estudos nas abordagens freudianas e lacanianas, propondo uma base teórica aplicada, análises de situações clínicas e discussões por profissionais que são referência na área.
O curso tem duração de 12 meses e é dividido em 24 módulos, tendo 420h de carga horária. Ah, e para fazer essa Pós é necessário ser graduado na área.