Rotineiramente a biossegurança encontra-se presente em todos os âmbitos odontológicos, visando a diminuição da exposição de pacientes e profissionais a possíveis riscos que venham a comprometer a sua saúde, contendo os riscos biológicos de forma que todo e qualquer perigo seja eliminado ou minimizado.
Porque seguir as normas de biossegurança são tão importantes?
As normas passam a ser mais rígidas dentro de consultórios odontológicos,pois o potencial de contaminação é bastante considerável,visto que o dentista está em constante contato com fluidos,sejam eles saliva ou sangue e manuseiam com frequência instrumentos perfurocortantes.Sendo assim,o cuidado precisa ser potencializado para evitar meios de criação de fungos e bactérias,preservando a proteção à saúde das pessoas presentes no local.
Quais os tipos de classificações para o âmbito clínico?
A partir da existência de diversos ambientes clínicos criaram-se divisões a fim de estipular o nível de risco que cada um oferta,são eles:
→Área Crítica: Vai da sala de atendimento direto ao paciente até o centro cirúrgico,as quais costumam ter contato contínuo com secreções que possam causar riscos patológicos.
→Área semi-crítica: Consiste em locais como lavanderia ou laboratórios que não oferecem tanto perigo mas ainda assim podem ser contaminados quando em contato com algum agente infeccioso.
→Área não crítica: Lugares não utilizados para atendimentos de pacientes como cozinhas e outros lugares da clínica onde os clientes não têm acesso que não apresentam contato algum com patógenos.
Quais métodos devem ser utilizados pelos dentistas?
Para garantia de proteção e cuidados devidos,impedindo a disseminação de doenças existem alguns procedimentos que são indispensáveis como:
→Higienização correta de instrumentos que foram utilizados em atendimentos odontológicos,evitando contaminação entre pacientes diferentes.
→Uso de equipamentos de proteção individual (EPI),protegendo os dentistas do contato com agentes nocivos.
→Limpeza correta das mãos antes e depois do atendimento.
Considerações finais
Compreende-se, portanto, que se todos esses métodos forem realizados corretamente as chances de contração de alguma infecção são ínfimas, reforçando a importância da reprodução correta de todos os protocolos necessários para um atendimento eficaz e da forma mais segura possível tanto para quem está atendendo, como para quem está sendo atendido.
Matérias relacionadas:
- 6 aplicativos e 2 softwares para facilitar o dia a dia da clínica odontológica
- O papel do dentista na prevenção
- Burnout e a residência em CTBMF
REFERÊNCIAS
IDE, Faculdade. “Afinal, Você Sabe Qual a Importância Da Biossegurança? – Blog.” Faculdade IDE, 20 July 2018, www.faculdadeide.edu.br/blog/afinal-voce-sabe-qual-a-importancia-da-biosseguranca.
Laboratórios, Freitag. “A Importância Da Biossegurança.” Freitag Laboratórios, 19 Aug. 2021, freitag.com.br/blog/a-importancia-da-biosseguranca/.
Vidal, Tathiane. “Biossegurança: O Que é E Porque Prestar Atenção Nela?” Dental Office, 29 May 2020, www.dentaloffice.com.br/bioseguranca-odontologica-o-que-e-e-porque-prestar-atencao/.