Pacientes com covid-19 devem seguir novas regras de isolamento no Brasil. O anúncio, feito em coletiva de imprensa pelo Ministério da Saúde, no dia 10 de janeiro, altera o período de quarentena. Essa é a quarta atualização do Guia de Vigilância Epidemiológica voltado para o combate à doença.
Novas regras de isolamento covid-19
A partir de agora, pessoas com resultados positivos para covid-19 e que tenham quadro leve ou moderado, devem se isolar por, no mínimo, sete dias.
E, se no quinto dia completo o paciente estiver sem febre e sem usar antitérmico por 24 horas, ele pode realizar o RT-PCR ou o antígeno. Vale frisar, no entanto, que o primeiro é mais recomendado, pela acurácia no resultado.
A partir do teste, se o resultado for negativo, é permitido sair do isolamento, desde que sejam cumpridas medidas como: seguir usando máscara e higienizando as mãos, evitar aglomerações, viagens e contatos com pessoas com comorbidades até o décimo dia, contados a partir do dia do primeiro teste, com o positivo.
Agora, se após o 5º dia, mesmo sem sintomas, o teste der positivo, é necessário manter o isolamento até completar o décimo dia.
De toda forma, caso o paciente prefira não realizar o teste no quinta dia, ele deve cumprir os sete dias de isolamento conforme preconizado. Para isso, é preciso estar sem sintomas respiratórios e quadros de febre, bem como sem usar antitérmico por pelo menos 24 horas.
Testagem covid-19
Se caso o paciente estiver com sintomas no sétimo dia, o recomendado é continuar o isolamento e fazer a testagem por RT-PCR ou antígeno.
Se o resultado for negativo, pode sair do isolamento mantendo os cuidados já citados, de evitar aglomerações e contatos com pessoas com comorbidades. O uso de máscaras também deverá ser mantido, bem como outras medidas protetivas. Se no sétimo dia positivar, é preciso manter o isolamento até o décimo dia.
Vale destacar que, se após o décimo dia o paciente estiver sem febre, sintomas respiratórios e sem uso de antitérmicos por pelo menos 24 horas, não será preciso testar para sair do isolamento.
Referências
Para propor essas novas mudanças, o Ministério da Saúde tomou como referência o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), bem como as recomendações usadas na Inglaterra.
No final de dezembro de 2020, o CDC atualizou as diretrizes para casos confirmados de covid-19 em pacientes assintomáticos e para aqueles que não estejam mais com sintomas – ou percebam claramente a regressão deles.
Com a atualização mais recente, o tempo recomendado passou de 10 para cinco dias.
Regras para isolamento covid-19:
- Isolamento é de, no mínimo, sete dias, sem teste para quem estiver com covid-19 e apresentar sintomas leves ou moderados;
- Chegou ao quinto dia completo sem sintomas? Recomenda-se que o paciente que não apresentar sintomas respiratórios ou febre por um período de 24 horas, e não estiver fazendo uso de antitérmico, faça o teste antígeno ou RT-PCR. Em caso de resultado negativo, a pessoa pode sair do isolamento.
- Está no sétimo dia da confirmação da doença com sintomas respiratórios ou febre? O paciente pode fazer o teste RT-PC ou antígeno. Se der negativo, é permitido sair do isolamento, respeitando as medidas protetivas, como uso de máscaras.
- Chegou ao sétimo dia da confirmação da doença com sintomas respiratórios ou febre e o teste deu positivo? Neste caso, é preciso seguir o isolamento até o décimo dia e só sair quando não apresentar mais sintomas.
- Após 10 dias de confirmação da doença, se estiver sem sintomas, não é necessário realizar a testagem.