A residência multiprofissional é um período intenso na formação do profissional de saúde. São dois anos de dedicação exclusiva trabalhando 60 horas semanais, com atividades teóricas e práticas a serem desenvolvidas. Todo residente sabe que sem organização, o que já é cansativo, pode ficar impossível. Mas o que nem todos sabem é como se organizar para deixar suas atividades em dia. Então veja algumas dicas!
1) Se possível, estude todos os dias:
A ideia da residência é que o profissional saia especializado em determinada área de conhecimento e para isso ele deve estudar. No cenário em que estiver atuando, escolha um caso clínico diferente todos os dias e estude. Entenda a fisiopatologia, o tratamento, os cuidados da equipe multiprofissional e faça o acompanhamento da evolução do caso. Não faça a prática só por fazer. Mantenha um raciocínio clínico e entenda o que você está fazendo e o porquê.
2) Não deixe para depois o que pode ser feito agora:
Não acumule todas suas tarefas para um dia específico da semana, pois, senão você não se lembrará de fazer tudo ou mesmo não terá tempo. Se tiver um tempo todos os dias, faça uma atividade por dia. Que tal usar um planner semanal e mensal para se organizar?
3) No dia da atividade teórica, faça a atividade teórica:
Em alguns programas de residência é comum que um dia da semana seja exclusivo para aulas e estudo autodirigido. Não use esse tempo para fazer outras atividades que não estejam relacionadas à residência. Deixe em dias as apresentações que têm que fazer, o portifólio ou o seu trabalho de conclusão de residência. Ainda, coloque em dia a leitura daquele artigo que eu sei que está atrasado.
4) Separe um dia para descanso:
Ninguém é de ferro, não é mesmo? Separe um dia da semana para descansar. Assista séries, fique com sua família, saia para passear, coloque o seu hobby em dia. O importante é desligar totalmente da residência para iniciar no dia seguinte renovado.
5) Foque no cenário que está atuando:
É comum que o residente passe por diversos setores/cenários de atuação durante a residência. Então, enquanto estiver no cenário, esteja focado no cenário. Por exemplo, se estiver atuando na atenção básica, foque em entender e aprender o fluxo da atenção básica e o seu papel ali. Não vá estudar temas pertinentes a outros cenários, como UTI, por exemplo, porque será muito improvável que utilize esse conhecimento naquele momento.
6) Participe de congressos e simpósios:
Lembre-se: você está se tornando especialista em alguma área de atuação. Participe de congressos e simpósios para acompanhar as atualizações mais recentes sobre os temas da sua área de atuação. Aproveite para fazer seu networking também.
Por fim, mas não menos importante: Aproveite o momento da residência!
Ao longo do período você se sentirá cansado, mas aproveite cada minuto, pois os dois anos passará rápido e depois você se lembrará com carinho desses momentos.
Matérias relacionadas:
- Reflexões de um profissional de farmácia em tempos de pandemia
- O termo biodisponibilidade aplicado em concursos e residências. Vamos tentar?
- Indústria de medicamentos: qual setor você se encaixa?
Referências:
Burnout: quase metade dos médicos na residência sofre com o distúrbio < https://pebmed.com.br/burnout-quase-metade-dos-medicos-na-residencia-sofre-com-o-disturbio/ > acesso em 23 de maio de 2021
Despacho orientador nº 01/2015 < http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2016-pdf/45511-despacho-orientador-concomitancia-cursar-residencia-e-outra-pos-graduacao-pdf/file > acesso em 23 de maio de 2021
Produtividade: tudo o eu você precisa saber para se tornar mais produtivo < https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/produtividade-tudo-que-voce-precisa-saber-para-se-tornar-mais-produtivo/ > acesso em 23 de maio de 2021