O uso da tecnologia tem como pressuposto facilitar os processos e quebrar travas operacionais. Nesse artigo vamos focar em como a tecnologia tem ajudado a melhorar o dia a dia para os cirurgiões dentistas e o que podemos esperar do futuro.
A Tecnologia na própria Odontologia
Atualmente, existem diversos equipamentos e técnicas que foram aprimoradas e hoje são quase essenciais para que os cirurgiões dentistas possam atuar. Alguns exemplos são:
- Aparelho Invisível
- Impressora 3D
- Tomografia computadorizada 3D
- Cirurgia Guiada
O uso da tecnologia nos consultórios odontológicos
Além das tecnologias relacionadas aos procedimentos e técnicas da odontologia, também podemos citar alguns equipamentos que podem ser utilizados para garantir uma melhor experiência e funcionamento do nosso escritório. A exemplos disso:
Lâmpadas inteligentes
A partir das lâmpadas inteligentes você pode controlar por aplicativo o tom da luz e sua intensidade, podendo em alguns momentos diminuir a luz e garantir maior conforto ao paciente.
Televisão integrada no teto
Sabemos que o paciente fica, muitas vezes, deitado na cadeira. Por isso, embutir um televisor no teto, na visão do paciente, pode manter ele entretido durante o procedimento.
Assistente por controle de voz
Através de uma assistente você pode efetuar comandos de voz para abaixar a temperatura do ar, desligar a televisão ou colocar uma luz específica. Além de não precisar tocar em controles para efetuar os comandos, garantindo a biossegurança.
A odontologia do futuro
Como podemos observar, a tecnologia rodeia a profissão dos cirurgiões dentistas, seja dentro da própria profissão, quanto fora dela.
Hoje em dia, existem inúmeros aplicativos que podem, por exemplo, simular um procedimento em um paciente, o que ajudaria a comunicar exatamente o tratamento recomendado para ele.
Sendo assim, investir em cursos desde a graduação, se mater atualizado e garantir o uso de tecnologia adequada é altamente recomendado.