Foi principalmente durante o período pandêmico em que percebemos a importância de fazer terapia. Cuidar da saúde mental não só previne doenças, mas também promove qualidade de vida em diversos âmbitos.
Como destaca o professor Pedro Augusto Cruz, “cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente.” Com isso, conseguimos entender que iniciar a terapia nos coloca à disposição de nós mesmos, lidando com o nosso próprio e singular sentir.
Como escolher um psicólogo ideal?
Para iniciar a busca por um psicólogo profissional, empático e solícito, é preciso priorizar profissionais que estejam atualizados e mantenham os seus estudos como uma prática diária, o que promove uma sessão de terapia ainda mais completa e dialoga com os desafios da nossa mente.
Pensando nisso, iremos listar a seguir alguns principais pontos que você pode considerar na hora de escolher o psicólogo que irá te guiar nesse processo, além de acompanhar todo o seu desenvolvimento no decorrer das consultas.
Conheça as abordagens
Um dos primeiros passos para escolher um psicólogo, é entender mais a fundo sobre as abordagens existentes na psicologia. Cada abordagem aplicada se relaciona com o paciente de uma forma específica, o que significa dizer que existem diferentes percursos a serem seguidos.
Algumas abordagens mais conhecidas:
- TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental);
- TAC (Terapia Analítico-Comportamental);
- Psicanálise;
- Humanista;
- Behaviorismo;
- Junguiana;
- Gestalt-Terapia;
- Sistêmica;
- Integral;
- Logoterapia;
- Transpessoal.
Busque a experiência profissional
Quando decidir o seu psicólogo ideal, não se esqueça de pesquisar as suas experiências prévias e se há especialidade na abordagem desejada. O psicólogo precisa ser empático, dedicado e atualizado para realizar o atendimento da melhor forma possível, respeitando e dialogando da maneira correta durante a consulta – o que constrói um ótimo relacionamento entre o paciente e o profissional.
Priorize o seu conforto
Não se esqueça: você precisa se sentir à vontade com o seu terapeuta! Por isso, após escolher o profissional que irá acompanhar o seu desenvolvimento, lembre-se de perceber como você se sente no momento de compartilhar as suas vivências. Você estava ansioso? Calmo? Sentiu confiança? Todas essas dúvidas precisam ser sanadas.
E é claro, se você sentir que mesmo com o passar das sessões ainda não era exatamente o que procurava, saiba que não há problema algum em encontrar outro profissional. É importante dar oportunidade ao início do processo – que pode ser desconfortável, até certo ponto, nos primeiros atendimentos – mas não há razão para continuar a manter uma troca que não faz sentido para você.
Motivos para investir em terapia
Talvez por outras razões, você ainda sinta que não é realmente preciso investir em terapia. Por isso, queremos trazer uma reflexão que pode te ajudar a tomar essa decisão em busca da promoção da sua saúde mental!
Em primeiro momento, precisamos dizer que sim, terapia é um investimento. E investir em um acompanhamento é altamente benéfico para a saúde da nossa mente, o que deve ser priorizado em todos os momentos da vida.
Existem também diferentes formas de encontrar terapias que caibam no bolso, seja por aplicativos, planos de saúde, opções comunitárias ou serviços gratuitos disponíveis em diversas faculdades do Brasil. Você pode pesquisar o que for melhor para você!
Além disso, precisamos descontruir a ideia de que a terapia não faz efeito. Muito pelo contrário! É preciso valorizar a paciência neste processo, entendendo que os avanços são percebidos ao longo do tempo.
E se, por outra razão, você ainda possa pensar que terapia é algo exclusivo de pessoas que apresentam alguma enfermidade, você pode estar se enganando. Fazer terapia é buscar o autoconhecimento, lidar com as nossas próprias emoções e encontrar respostas para perguntas que nem imaginávamos. Ou seja, fazer terapia é investir verdadeiramente na nossa saúde mental e psíquica, respeitando e compreendendo o nosso pensar.
Para finalizar, queremos te lembrar que você pode ter uma vida e rotina agitadas e fazer terapia. Existem diversas opções de atendimento online que cabem na sua agenda, com profissionais altamente capacitados e experientes. O importante é cuidar e se dedicar ao seu lar, também conhecido como mente!