É durante a vida acadêmica que o estudante de psicologia percebe o quanto precisa ser comprometido, dedicado e assíduo para se destacar na carreira. Após pegar o tão sonhado diploma, com a profissão batendo na porta, surge a famosa dúvida: “mas como vou me tornar um melhor psicólogo no Brasil?”
Pensando nessa temática, resolvemos separar as melhores dicas para você, que é psicólogo, e está sempre em busca de se atualizar no assunto para que possa promover a melhor experiência possível aos seus pacientes. Vamos lá?
Exercite sua comunicação
Essa é a chave para manter um relacionamento saudável e sincero com o seu paciente. Nem sempre o estudante de psicologia irá imaginar como é imprescindível criar e dominar essa habilidade, mas a comunicação é justamente o primeiro passo desenvolver uma consulta empática, responsável e eficaz, capaz de reconhecer mais facilmente uma patologia.
Além disso, esse momento de interação fortalece a conexão entre psicólogo-paciente, deixando-o mais à vontade – principalmente se essas forem as primeiras consultas com um profissional que cuida da saúde da mente. Uma boa comunicação também norteia como realizar as perguntas da forma mais didática possível.
Mantenha-se sempre atualizado
Paul Ekman, considerado um dos melhores psicólogos do mundo e que mudaram a história, ficou conhecido pelo seu famoso estudo sobre as expressões faciais e emoções. Ele identificou as sete emoções que podem ser configuradas por uma mesma expressão facial – nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo – contribuindo positivamente para revolucionar os estudos da mente.
O que podemos tirar disso? Investir nos estudos e estar sempre atualizado é uma ótima maneira de se tornar um melhor psicólogo. É preciso ter constância e disciplina, mas principalmente o desejo em estar à frente do que é novo e manter as pesquisas em dia!
Descubra mais sobre as áreas e abordagens
Para se tornar um psicólogo de sucesso e se destacar na carreira, é fundamental conhecer mais a fundo as possibilidades existentes.
Listamos algumas áreas que você pode se interessar:
Avaliação Psicológica
Por meio da avaliação psicológica, o profissional busca informações precisas e facilitadoras, que o auxiliem a responder questões sobre o funcionamento psicológico do indivíduo ou o grupo de indivíduos e as implicações que isso poderá gerar. O psicólogo especialista em avaliação psicológica pode atuar na área clínica, hospitalar, trânsito, esporte, educação, jurídica, dentre outras.
Neuropsicologia
Área que estuda a relação entre o comportamento humano e o cérebro e tem como objetivo obter informações sobre o desempenho de funções mentais dos indivíduos, identificando lesões ou anomalias que afetem seu comportamento.
A função do neuropsicólogo, em essência, é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas, depois desenvolver um plano de tratamento para o paciente. Este profissional pode atuar em hospitais e clínicas médicas.
Psicologia Clínica
Sendo a área mais antiga da psicologia, sua atuação tem como foco o estudo da mente do cliente, exteriorizada através da fala. O profissional traça um diagnóstico e aplica psicoterapias visando à reabilitação psicológica e a melhora da saúde mental do paciente.
Psicologia da Saúde
De acordo com a APA (American Psychological Association) a psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Ela também pode ser compreendida como a psicologia clínica no âmbito médico.
Psicologia do Esporte
Psicologia do esporte ou esportiva é a ciência que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo. Seu principal objetivo é entender como os fatores psicológicos podem influenciar no desempenho físico e interpretar como a prática dessas atividades afeta o bem estar, saúde e desenvolvimento emocional do indivíduo neste ambiente.
O psicólogo do esporte pode atuar em projetos sociais, esporte escolar, reabilitação, iniciação esportiva e práticas de tempo livre.
Psicologia do Trânsito
Área que estuda o comportamento humano no trânsito analisando fatores internos e externos que promovem e influenciam este comportamento.
Psicologia escolar/educacional
O objetivo principal deste campo é mediar os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, contribuindo para a promoção do processo educativo e pelo espaço de sua atuação, qual seja o das instituições do sistema escolar, sendo que essas delimitam um espaço que não se reduz à escola, apesar deste ser o espaço fundamental de atuação profissional.
Psicologia Hospitalar
Ramo da psicologia que tem como objetivo acompanhar e promover a saúde mental de pacientes internados em instituições de saúde, tendo o profissional uma atuação ampla, provendo apoio psicológico aos pacientes e familiares e suporte aos profissionais de saúde.
Psicologia Jurídica
A Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Tem o objetivo de descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos implícitos ao mesmo com o propósito de melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores e de impulsionar os benefícios e rendimentos da empresa.
Psicomotricidade
A psicomotricidade é definida como uma ação pedagógica e psicológica que utiliza indicadores da educação física com propósito de aprimorar o comportamento corporal, podendo também ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais. Está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Os psicomotricistas podem atuar em hospitais e clínicas.
Psicopedagogia
Ramo constituído por conhecimentos da psicologia e pedagogia e tem como foco a identificação e solução de dificuldades do desenvolvimento cognitivo. Esse profissional identifica problemas, desde dificuldades na absorção de conhecimento à transtornos, e encontra as alternativas que visam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Psicologia Social
Área que estuda a relação entre o homem e a sociedade e como este se comporta nas relações sociais e se encontra entre a psicologia e sociologia. A psicologia social preocupa-se com as interações e relações sociais e grupais. Ela percebe que o ser humano é ser reflexivo na história, pois ao mesmo tempo em que é modificado por ela, também a modifica.
Busque a empatia no atendimento
Ser empático durantes os atendimentos transmitem a confiança que o seu paciente precisa. Muitas vezes, para além da observação, é necessário construir um olhar empático diante da situação abordada e fazer considerações que possam auxiliar o paciente em busca das soluções possíveis.
Manter a empatia também constrói uma ligação emocional e saudável para os atendimentos, o que torna a consulta mais leve e efetiva.
Invista em uma pós-graduação em psicologia
Investir em uma pós-graduação é a chave para manter-se sempre atualizado, fazer networking com profissionais da área e se destacar na carreira de psicólogo.