Passar na residência da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) é o sonho de muita gente. Não à toa esse é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil. No decorrer deste texto, vamos listar os principais motivos para fazer a residência da SESAB. Aproveite!
O edital para 2022 está com inscrições abertas até 13 de dezembro, ofertando 160 vagas. Portanto, se impulsionar a sua carreira faz parte dos seus planos para este ou para os próximos anos, é bom saber que os programas ofertados pela SESAB seguem as diretrizes instituídas pela Lei nº 11.129/2005, que define a Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde como ensino de pós-graduação lato sensu.
As áreas da saúde contempladas em programas de residência da SESAB são: Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional e Bacharelado em Saúde Coletiva.
Caso atue ou busque atuar em alguma dessas áreas, acompanhe a seguir diferentes razões para mirar nessa oportunidade!
5 Motivos para fazer a Residência da SESAB
Antes de seguirmos, vale repassarmos alguns pontos:
Os programas ofertados são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, ok?
Eles duram um período de dois anos (24 meses), menos o de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que leva três anos (36 meses) para ser concluído.
Uma boa notícia é que a partir de janeiro de 2022, o valor da bolsa para residentes aumentará e será de R$ 4.106,09 (bruto).
Dito isso, vamos aos motivos para colocar a SESAB na sua relação de desejos:
1) Diversas opções de programas!
São de 20 a 22 programas de residência em Saúde ofertados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Entre eles estão: Residência Multiprofissional em saúde da família e vigilância em Saúde; Residência Multiprofissional em Saúde da criança e do adolescente; Residência multiprofissional em Urgência e Emergência com Ênfase em Intensivismo e Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em planejamento e gestão em saúde.
2) Qualidade e credibilidade que fazem diferença no seu currículo
A Residência da SESAB é uma das mais tradicionais do Brasil. Além de ter tradição, ela é reconhecida por sua excelência em Saúde e, claro, dá uma incrementada e tanto no currículo. Os aspirantes a residentes sabem disso.
Prova maior é que a concorrência é alta todos os anos. É fato que a SESAB exerce um papel importante na especialização de profissionais de saúde qualificados.
Portanto, se você quiser ser um deles, é preciso se preparar!
3) Oportunidade incrível de networking
Não é segredo para ninguém que fazer uma residência abre portas profissionalmente. Mais do que sair com o certificado de especialização, ser residente em uma instituição de renome contribui para a criação de uma rede de contatos bem importante.
Isso fortalece ainda mais o legado da residência. Dá só uma olhada nessa relação de instituições onde o residente SESAB pode atuar:
- Universidade Federal da Bahia (UFBA),
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
- Faculdade Adventista da Bahia/FADBA,
- Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),
- Universidade Salvador (UNIFACS),
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/EBMSP,
- Hospital Geral Roberto Santos (HGRS),
- Escola Estadual de Saúde Pública/HGRS/SESAB e mais!
4) Número de vagas
O processo seletivo para os Programas de Residência da SESAB ocorre por meio de concurso público, anualmente. Como são cerca de 20 programas e mais de 10 áreas da saúde contempladas, são muitas as oportunidades.
No edital mais recente, para 2022, são ofertadas 160 vagas, distribuídas em programas diversos como destacamos no ponto 1 deste texto.
Conheça a Pós-graduação que é uma revolução na carreira dos profissionais da Saúde
5) Ser valorizado no mercado de trabalho
Por tudo que listamos acima, já deu para perceber que a SESAB é uma oportunidade e tanto para quem quer se tonar um residente e se diferenciar no mercado de trabalho.
Sabemos que a especialização é fundamental para quem é da área da Saúde. E, quando pensamos em residência, são muitas as instituições ofertantes. Mas, para se dar bem, é preciso escolher a dedo – levando-se em conta o que você quer cursar e seus objetivos profissionais.
Se você é do Nordeste, da Bahia ou sonha em morar no estado, essa é a chance de impulsionar a carreira num local famoso por suas belezas naturais e por sua identidade tão pulsante.