Atenção, profissionais de saúde: o Governo Federal acaba de anunciar o Sistema Nacional de Residências em Saúde (Sinar). Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para assegurar mais agilidade ao processo de gestão das residências que são realizadas nas instituições credenciadas pela Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
É bom saber que o Sinar fica aberto de 1º a 10 de dezembro de 2021 para o recadastramento das comissões de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMUs).
O recadastramento é destinado somente para as Instituições credenciadas e com programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) e programas de residência em área profissional da saúde (PRAPS) que são autorizados pela Comissão Nacional de Residências em Saúde (CNRMS) e ativos.
Em caso de dúvidas, o e-mail para suporte é: suportesinar.multi@mec.gov.br .
O que é o Sinar
O Sistema Nacional de Residências em Saúde (Sinar) foi criado para substituir o antigo Sistema da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional – SisCNRMS, que era utilizado no gerenciamento das Residências Profissionais em Área da Saúde.
Ele tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento dos processos de regulação, avaliação e supervisão envolvidos nos Programas de Residência Médicas e em Área da Saúde, nas modalidades multiprofissional e em área profissional da saúde.
Sendo assim, ele tem a proposta de atender às principais necessidades de gestão nas instituições. Para isso, o Sinar busca funcionar como uma plataforma intuitiva e robusta.
A criação desse sistema também levou em consideração a demanda de especialistas da área da saúde e a importância do papel dos residentes no atendimento à população.
Para facilitar o acesso ao Sinar, será permitido o login por meio do acesso.gov – fazendo com que ele se una à mesma plataforma de outros sistemas do Governo Federal. A ideia é, assim, promover mais segurança e transparência aos processo e aos dados compartilhados.
Residência Multiprofissional
As residências multiprofissionais e também as em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005.
Elas são orientadas pelos princípios e pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.
São contempladas essas profissões da área da saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Para quem quer se tornar um residente, é importante saber como se preparar para o processo seletivo de residência multiprofissional. Conhecer a concorrência das principais residências também é importante, assim como saber quais são as principais residências em saúde do Brasil!
Se isso é um plano para o próximo ano, uma boa notícia: a Sanar preparou um conteúdo sobre as residências multiprofissionais previstas para 2022.
É isso: a gente te informa sobre o que acontece na área, sem deixar de lado nosso compromisso em impulsionar sua carreira na Saúde!