Demandas das visitas domiciliares do farmacêutico residente em Saúde da Família | Colunista

A atenção domiciliar se consolidou como uma modalidade de atenção à saúde devido às necessidades da população, que sofreram mudanças ao longo dos anos por causa da transição demográfica, em especial. Esse serviço, desenvolvido principalmente na atenção primária à saúde (APS), é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e promoção à saúde, tratamento de doenças, reabilitação, a fim de promover a continuidade do cuidado.

A visita domiciliar faz parte da agenda das equipes de saúde da APS e são realizadas de acordo com as demandas de cada território. Os principais grupos atendidos são:

  • população idosa;
  • pessoas com doenças crônico-degenerativas;
  • pessoas com dificuldade de acesso aos serviços de saúde;
  • pacientes com transtornos mentais;
  • pacientes acamados.

Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!

A partir das visitas e da articulação com a rede de atenção à saúde (RAS) há redução nos custos do sistema de saúde, já que amplia o acesso, diminui a busca por serviços de urgência e internações hospitalares. Além disso, quando o profissional de saúde centra o cuidado no indivíduo, conhece o ambiente no qual ele está inserido, percebe a dinâmica familiar e capta como esses fatores interferem na sua saúde, a assistência ao cuidado é promovida com qualidade e resolutividade.

Na residência em saúde da família, o profissional farmacêutico enquanto residente deve desenvolver a visita domiciliar dentro da sua carga horária semanal, de forma planejada junto com a equipe de saúde. As demandas podem surgir por meio do acolhimento, das consultas realizadas pelo farmacêutico, de familiares dos pacientes, dos profissionais da equipe ou de outros profissionais da RAS que referenciam as demandas, entre outras possibilidades.

Saia na frente da concorrência: estude para as provas das melhores Residências do Brasil com os cursos preparatórios do Sanar Saúde +!

Na visita domiciliar o farmacêutico pode avaliar as condições relacionadas aos medicamentos, como:

  • estoque domiciliar: medicamentos de uso contínuo, de uso ‘se necessário’, de tratamento pontual;
  • armazenamento: longe do alcance de crianças, protegidos da luz, do calor e da umidade;
  • data de validade: a data está integra na embalagem, a data de validade após aberto o medicamento é considerada;
  • descarte: o descarte de medicamentos é realizado de maneira correta e consciente.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

A partir dessa avaliação inicial alguns questionamentos surgem e devem ser trabalhados com os pacientes:

  • Os medicamentos que compõem o estoque domiciliar estão armazenados no mesmo local ou não? Como estão organizados? Há possibilidade de confusão?
  • É possível identificar quais são os medicamentos de uso contínuo e quais não estão sendo utilizados?
  • O local que estão sendo armazenados é seguro para aquele ambiente e proporcionam condições favoráveis para a sua integridade?
  • Qual o aspecto dos medicamentos, condições das embalagens primárias e secundárias? Existe algum sinal de degradação? É possível identificar o nome, a dose e a data de validade?
  • Onde o paciente realiza o descarte dos medicamentos?

Esse link das condições que se encontram os medicamentos e os questionamentos é um ponto chave para trabalhar a educação em saúde junto com os pacientes e seus familiares. Em muitos casos, essa abordagem é resolutiva e a demanda é sanada. Aqui também é importante acompanhar para que o problema não retorne, porém não serão necessárias visitas recorrentes. Inclusive o tema pode ser abordado nos grupos de educação em saúde e em ações promovidas no território.

Em outros casos, como a adesão ao tratamento, é necessário compreender como esses fatores citados podem estar interferindo, quais as facilidades e dificuldades dos pacientes, bem como do ambiente domiciliar e dos familiares, crenças, acesso aos medicamentos. Estar atento ao relato de reações adversas, dificuldades relacionadas à forma farmacêutica, forma de utilização do medicamento, compreensão das informações.

Conforme as dificuldades apresentadas, nessas situações, as visitas domiciliares são priorizadas para esses pacientes. Em geral, os casos são expostos em reunião de equipe para o planejamento do acompanhamento desses indivíduos, de forma integral, a fim de promover desfechos resolutivos. Além disso, é fundamental aplicar o método de repetição com os pacientes nas visitas para o farmacêutico avaliar se eles compreenderam as informações pactuadas e repetir até que demonstrem clareza.  

As demandas para realizar as visitas domiciliares são inúmeras e cada território vai apresentar as suas. O farmacêutico residente deve estar atento e se adaptar a experiência, a qual é cheia de surpresas, interações, crenças, escutas, culturas, costumes, que mostra dinâmicas diferentes nos domicílios, e problemas semelhantes. É uma oportunidade para construir vínculos e traçar o cuidado longitudinal, com o objetivo de que os pacientes vivam com qualidade.

Matérias relacionadas:

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

PINHEIRO, J. V. et al. Ferramenta para avaliação e gestão da  visita  domiciliar  na  atenção  primária  à  saúde:  um  relato  de  experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade, v. 14, n. 41, 2019.

ROMAN, C. et al. Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 2, n. 2, p. 14-24, 2018.

ROMAN, C.; STRECK, E. S.; KOPITTKE, L. Avaliação do estoque domiciliar de medicamentos de pacientes acamados no território de um serviço de Atenção Primária à Saúde. Informe C3, v. 10, n. 4, p. 115-124, 2018.

SANAR SAÚDE. A jornada do profissional farmacêutico na residência em saúde da família. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/farmacia/concursos/artigos-noticias/colunista-farmacia-a-jornada-do-profissional-farmaceutico-n-residencia-em-saude-da-familia. Acesso em: 27 set. 2021.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?