Segue previsto para o início de 2022 um novo Concurso da Polícia Civil do Estado de Tocantins (PC TO), com edital a ser publicado ainda neste ano. Quem garante é o novo secretário de Segurança Pública de Tocantins, Wlademir Costa, que recebeu no último dia 28 de outubro a documentação elaborada pela nova comissão do concurso.
Segundo o delegado de polícia Marcelo Falcão, a minuta com o termo de referência está sob análise da Secretaria da Administração (Secad) e ao ser assinada a comissão escolherá a banca organizadora da seleção.
Cargos e Salários do Concurso PC TO
Existe a possibilidade de serem ofertadas 341 vagas no total, com salários que podem progredir até R$19.377,29, para os cargos de Agente de Polícia Civil (133), Agente de Necrotomia (12), Delegado de Polícia (45), Escrivão de Polícia Civil (58), Papiloscopista (24), Médico Legista e Perito Criminal (60).
Na saúde, graduados em enfermagem poderão se candidatar para o cargo de Agente de Necrotomia (responsável por prestar auxílio em necropsia, exumação para exame cadavérico e outras perícias afins; entre outras) e graduados em medicina poderão se candidatar para Médico Legista (responsável por efetuar, com autonomia e independência, exames em cadáveres para determinação da natureza da causa mortis e exames em pessoas vivas para determinação da natureza das lesões com consequente elaboração dos laudos periciais criminais; entre outras).
Último Concurso PC TO
A Fundação Aroreira planejou e conduziu a seleção realizada em 2014, que só foi homologada em 2017, com validade de dois anos prorrogados por mais dois, válidos até 07 de março de 2021. Houveram vagas para Agente de Necrotomia, Agente de Polícia, Delegado de Polícia, Escrivão de Polícia, Médico Legista e Perito Criminal e Papiloscopista.
Para todos os cargos o processo seletivo foi realizado nas seguintes etapas:
- 1ª fase – exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª fase – exames médicos, de caráter unicamente eliminatório;
- 3ª fase –teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório; e
- 4ª fase – exame psicológico, de caráter unicamente eliminatório. Apenas os candidatos a Delegado de Polícia passaram por mais uma etapa: avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
As provas objetivas tiveram questões de Conhecimentos Básicos (Língua portuguesa; Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins; Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins e Direitos Humanos) e Conhecimentos Específicos.
GARANTA SUA APROVAÇÃO COM A SANAR SAÚDE!
Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia