Quer impulsionar a carreira e está estudando para provas de concurso ou residência? Então, chegue mais. Hoje vamos abordar um assunto bem importante: processo saúde-doença, também conhecido como história natural das doenças.
Se você quer saber mais sobre esse tema que dialoga com todas as áreas da saúde, aproveite este conteúdo para fixar os principais conceitos!
Um bom ponto de partida é entender, por exemplo, que segundo a Organização Mundial de Saúde, o termo “saúde” é compreendido a partir do conceito de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças.
E quando falamos em doença, por sua vez, é necessário lembrar que ela vai além do aspecto biológico, que facilita a sua ocorrência. Há, ainda, outros fatores que precisam ser levados em conta: rotina do indivíduo, área onde vive e história de vida estão entre eles.
Siga a leitura e atualize-se sobre o assunto!
Processo Saúde-Doença: entenda
Para início de conversa, é bom saber que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
Portanto, o processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população. Ele considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Também é importante entender que o modelo da história natural da doença define dois períodos sequenciados para o desenvolvimento de uma doença. O primeiro é o pré-patogênese, que é antes do adoecimento.
Esse período contempla a prevenção primária, que inclui a promoção da saúde (intersetoriais) e a proteção específica. Ele é caracterizado por incluir as relações entre agente, hospedeiro e meio ambiente.
Aqui, é bom lembrar:
- Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo.
- Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes.
- Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.
O desequilíbrio nessas interações, portanto, leva ao adoecimento. Mas, neste momento, na fase pré-patogênese, ainda não temos o adoecimento em si e sim a identificação dos fatores de risco que podem contribuir para que a doença aconteça de fato.
O período patológico vem após o pré-patológico e acontece quando já ocorreu a contaminação e o desenvolvimento da doença. Nessa fase é comum o aparecimento de sintomas. Ou seja, o corpo já começa a sofrer com as manifestações presentes no hospedeiro.
Quer saber mais? Veja esse vídeo com questões comentadas pela professora de Saúde Coletiva, Natale Souza. As questões abordadas foram esclarecidas aqui. Faça o teste para ver se conseguiu fixar!
Antes de ir, confira também:
Psicologia da Saúde: Conceitos de Saúde e Doença
Resolução de questões, qual a sua importância?
Aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma
perfeito!Conheça 9 Métodos Infalíveis de Estudo para Concursos e Residências na Saúde