Olá, profissionais e estudante da área da saúde, irei estar trazendo para vocês informações sobre as maravilhosas áreas da fisioterapia em que poderemos estar atuando, aguenta coração, pois tem muita notícia boa pela frente.
As especialidades da fisioterapia segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) são:
- Fisioterapia em Acupuntura;
- Fisioterapia aquática;
- Fisioterapia cardiovascular;
- Fisioterapia Dermato funcional;
- Fisioterapia esportiva;
- Fisioterapia em gerontologia;
- Fisioterapia do trabalho;
- Fisioterapia neuro funcional;
- Fisioterapia em oncologia;
- Fisioterapia respiratória;
- Fisioterapia Traumato-ortopédica;
- Fisioterapia em osteopatia;
- Fisioterapia em quiropraxia;
- Fisioterapia em saúde da mulher;
- Fisioterapia em terapia intensiva.
Vamos saber mais um pouco sobre essas áreas?
Fisioterapia em Acupuntura:
Está baseada em um conjunto de técnicas e conhecimentos da medicina tradicional chinesa, onde há a estimulação do tecido cutâneo através de agulhas, stipers ou laser. Ultimamente tem havido muitos discursões em relação a quais categorias profissionais estão habilitadas a realizar tal prática.
Fisioterapia aquática:
De acordo com o COFFITO essa especialização envolve a utilização da água nos diversos ambiente e contextos e em qualquer de seus estados físicos. O uso da água como terapia não fica restrito somente a piscina, podendo ser usada também outras terapias complementares como:
• hidro cinesioterapia (exercícios realizados dentro da água);
• cromoterapia (cores);
•termalismo (água termal);
• crioterapia (frio);
•talassoterapia (uso da água do mar);
ABFA (Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática);
Fisioterapia Dermato funcional:
Era denominada como fisioterapia estética, porém teve seu nome mudando com o objetivo, de ampliar área de conhecimento que antigamente era voltada somente para a estética. Hoje a Dermato funcional vai além sendo responsável também por restaurar a função de todo o sistema tegumentar.
A sua atuação está voltada tanto para prevenção como para o tratamento de patologias da pele como: queimaduras e cicatrizes entre outras.
BRAFIDEF (Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional)
Fisioterapia esportiva
Atendendo pelo nome também de fisioterapia desportiva, essa especialidade atua tanto no tratamento como na prevenção de lesões e/ou traumas, em praticantes de algum esporte podendo esses, serem profissionais ou não. O tratamento fisioterapêutico irá se basear no que aquele paciente mais necessita no momento, seja melhorar a sua capacidade física, reabilitá-lo ou evitar recidivas nesse atleta.
SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física)
Fisioterapia em gerontologia
A população idosa está crescendo cada vez mais e será papel do fisioterapeuta proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses pacientes que necessitam de uma maior atenção. Essa conduta não deve pautar-se somente na reabilitação, mas também na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
Esse profissional irá trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde seja público, privado ou filantrópico.
ABRAFIGE (Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia)
Fisioterapia do trabalho
Para você que não aguenta ver alguém realizando um trabalho em uma postura inadequada.
Esse profissional atuará dentro de empresas e organizações o que lhe permitirá conhecer as condições de serviço, para que ele possa atuar tanto na prevenção quando na promoção de saúde de toda a organização.
O foco será abordar as questões ergonômicas com o objetivo de melhorar as condições com que aquele trabalho está sendo realizado, onde será proporcionada uma melhor qualidade de vida além do ambiente de trabalho.
ABRAFIT (Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho)
Fisioterapia neuro funcional
Essa especialidade irá atuar tanto na prevenção como no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico. O fisioterapeuta irá trabalhar com esses pacientes recursos para que ele desenvolva a sua capacidade física e cognitiva que se encontra prejudicada. Quando não for possível voltar ao padrão de normalidade, o foco será readaptar as tarefas para que o paciente tenha mais autonomia ao realizá-las.
ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neuro funcional)
Fisioterapia em oncologia
O principal objetivo desse profissional será restaurar e preservar a integridade cinético funcional daquele paciente diminuindo as sequelas causadas pelo tratamento. A sua atuação estará voltada tanto no pré-operatório como no pós-operatório e também em tratamentos não cirúrgicos.
É indispensável que esse fisioterapeuta conheça sobre cada tipo de câncer para que possa oferecer um melhor plano de tratamento.
ABFO (Associação Brasileira de Fisioterapia Oncológica)
Fisioterapia Traumato-ortopédica
Esse profissional irá atuar nas disfunções musculo esqueléticas, osteomioarticulares e tendíneas. O principal objetivo desse profissional será aumentar a funcionalidade, assim como diminuir o quadro doloroso ao qual o paciente se encontre.
Fisioterapia em osteopatia; para você que quer reabilitar todo o corpo humano, pois uma parte só não é suficiente.
Partindo do princípio de que o corpo tem a capacidade de se autorrecuperar a partir da estimulação das articulações de forma manual, essa especialidade irá atuar em todo o corpo humano com o objetivo de devolver a capacidade funcional daquele paciente como um todo.
Fisioterapia em quiropraxia
Esse profissional irá atuar nas disfunções neuro musculoesqueléticas com técnicas de manipulações vertebrais. A maioria dos pacientes que são atendidos por esses profissionais sofrem de dores na coluna vertebral.
Fisioterapia em saúde da mulher
Essa especialidade está inserida em todo o ciclo feminino indo da infância a terceira idade, assim como na gestação e no pós-parto. Esse profissional irá atuar na prevenção e no tratamento de patologias que envolva todos os sistemas do corpo humano. Diminuir o risco de prolapso dos órgãos pélvicos será um dos objetivos desse profissional.
Fisioterapia respiratória
Esse profissional irá atuar na prevenção e no tratamento de doenças do sistema respiratório. O principal objetivo será diminuir a incidência de sequelas em razão dessas doenças, assim como restaurar a capacidade pulmonar desse paciente que já se encontra comprometida. Para isso esse profissional usará de diversas técnicas de higiene brônquica, assim como exercícios respiratórios.
Essa especialidade tem ganhado destaque em razão da sua importância no combate ao COVID-19.
ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva)
Fisioterapia cardiovascular
Essa especialidade permite ao profissional trabalhar na prevenção primária e secundária; reabilitação funcional e disfunções metabólicas; como no ensino, pesquisa e extensão, assim como, em todos os níveis de atenção à saúde.
Esse profissional irá realizar exercícios para restabelecer a função biomecânica daquela paciente, tanto pré-operatório como no pós-operatório de cirurgia cardíaca.
Fisioterapia em terapia intensiva
Para quem está interessado em trabalhar no ambiente hospitalar essa é a especialidade. Esse profissional irá lidar com paciente crítico, em sua maioria com suporte ventilatório, assim como limitação motora grave. O principal objetivo desse profissional é manter o paciente vivo com o mínimo de sequelas possíveis.
Terminamos, essas são as áreas que o fisioterapeuta pode estar atuando, muitas não é mesmo?! você já sabe qual irá escolher? se não, dá uma olhada nesse link abaixo onde tem todas as competências que esse profissional precisa ter. Até logo!
COFFITO | Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Matérias relacionadas:
- Residência: entenda o processo seletivo e prepare-se!
- Drive respiratório: o que é isso?
- Cinesioterapia no paciente crítico
Referências:
ESPECIALIDADES reconhecidas pelo COFFITO, COFFITO, disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2350
PIRES, v. i. c. ACUNPUNTURA: mais uma área de atuação da fisioterapia. CREFITO 15, 2017. Disponível em: Acupuntura: mais uma área de atuação da Fisioterapia – CREFITO-15
MAIR, Vanessa et al. Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no brasil. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.4, p.333-8, out./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-29502008000400003&lng=es&tlng=pt./
FISIOTERAPIA esportiva: conheça essa área de atuação. Faculdade inspirar, 2019. Disponível em: https://blog.inspirar.com.br/fisioterapia-esportiva/
MILANI, Giovana Barbosa; JOÃO, Silvia Maria Amado; FARAH, Estela Adriana. Fundamentos da fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 37-43, 2006. Disponível em: Vista do Fundamentos da Fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura (usp.br).
ENTENDA tudo sobre a fisioterapia neuro funcional. Blog fisioterapia, 2017. Disponível em: https://blogfisioterapia.com.br/fisioterapia-neurofuncional/
GRAVE, Magali; ROCHA Cristianne Famer; PÉRICO, Eduardo. A formação do profissional fisioterapeuta na atenção à saúde do idoso: uma revisão integrativa. RBCEH, Passo Fundo, v. 9, n. 3, p. 371-382, set./dez. 2012. Disponível em: seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2295/pdf
MORAIS, Mariana, Alves. A FISIOTERAPIA na oncologia, 2019. INSTITUTO VENCER O CÃNCER. Disponível em: https://vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/atividade-fisica-bem-estar/a-fisioterapia-na-oncologia/
ANDRADE, Dângelo. COMO a fisioterapia traumato-ortopédica atua no tratamento de pessoas com dores musculoesqueléticas, 2020. IPOG blog. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/saude/fisioterapia-traumato-ortopedica/
OSTEOPATIA: porque ela se tornou uma especialidade da fisioterapia. Phisiotrainer, 2019. Disponível em: www.phisiotrainer.com.br/blog/osteopatia-por-que-ela-se-tornou-uma-especialidade-da-fisioterapia/
FISIOTERAPIA osteopática tratamento rápido e eficaz direcionado a origem das dores crônicas. CREFITO 15, 2017, Disponível em: www.crefito15.org.br/fisioterapia-osteopatica-tratamento-rapido-e-eficaz-direcionado-a-origem-das-dores/
NOZAWA, Emília et al. Perfil de fisioterapeutas brasileiros que atuam em unidade de terapia intensiva. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.2, p.177-82, abr./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502008000200011#:~:text=Pode-se%20concluir%20que%20o,mecânica%20invasiva%20e%20não-invasiva.
SILVA, Karina; SCHLINZ, Marcos Paulo. Fisioterapia intensiva: como é trabalho na área. IESPE. Disponível em: https://www.iespe.com.br/blog/fisioterapia-intensiva/