Você já ouviu falar alguma vez sobre diastemas? Talvez seja a primeira vez que veja sobre essa palavra tão diferente, mas saiba que não é nada menos que um espaço significativo entre os dentes.
Geralmente percebemos esses espaços em crianças, onde é bastante comum pois ainda irá ocorrer a troca da dentição decídua pela permanente. O problema é que, quando estes espaços continuam quando chega a fase adulta, podem exigir uma série de tratamentos para recuperar a função e estética do sorriso afetado.
O aparecimento de um diastema pode ser explicado por várias razões diferentes. Das principais, destacam-se as seguintes:
- A queda dos dentes de leite: muitas crianças têm diastema como resultado da queda dos dentes de leite, mas, na maior parte dos casos, os espaços fecham-se quando os dentes permanentes começam a crescer.
- A falta de dentes e os dentes desproporcionais: por vezes existem dentes que estão em falta ou são assimétricos e isso pode provocar o desenvolvimento de um ligeiro espaço entre os dentes restantes.
- Anormalidade do freio labial: Em algumas situações, o freio labial continua a crescer e passa entre os dois incisivos centrais superiores, o que bloqueia o fechar natural do espaço entre estes dois dentes.
- O chuchar do polegar: o chuchar do polegar tem tendência a puxar os dentes frontais para a frente e isso dá origem a falhas e espaços entre eles.
- As doenças gengivais: a gengivite e a periodontite são infeções bacterianas que resultam na perda do osso que suporta os dentes. Nas pessoas que perderam muito osso, os dentes têm tendência a ficarem fracos e soltos e isso faz com que apareçam falhas entre eles.
Para a correção desse problema existe algumas técnicas que o dentista pode utilizar, algumas a longo prazo e outros com resultado imediato, antes de tudo é preciso a avalição e identificar o que pode ter causado esse espaço entre os dentes. Algumas delas citadas a seguir.
A Restauração dentária é para quem deseja uma solução rápida, a restauração dentária em resina é o tratamento ideal. Realizada em uma única consulta, ela traz como vantagens os excelentes resultados estéticos para fechamentos de pequenos espaços.
A Lente de contato dental é uma técnica mais sofisticada entre as disponíveis para laminados cerâmicos, indicada no tratamento estético de impacto, é uma alternativa que aproveita o fechamento de diastemas com correções marcantes na cor e forma do sorriso.
A Faceta de porcelana é diferenciada da lente de contato dental por exigir desgastes dentários, a faceta de porcelana é pouca utilizada no fechamento de diastemas. Indicada para corrigir problemas severos na cor e forma dos dentes.
O Tratamento ortodôntico é nada mais que o tratamento com aparelho ortodôntico e na maioria dos casos, o melhor tratamento do diastema. Suas desvantagens ficam por conta do tempo elevado do tratamento e dos custos envolvidos, bastante superiores a procedimentos como a restauração dentária em resina.
E não podemos deixar de citar sobre a cirurgia para remoção do freio labial indicada para facilitar o fechamento de espaços entre dentes com aparelho ortodôntico, este procedimento cirúrgico pode ser essencial para resultados mais estéticos.
Com pós-operatório que pode exigir ao paciente alguns dias em repouso, é utilizada para remover as inserções musculares profundas localizadas entre dentes que impedem os contatos dentários laterais através de movimentações ortodônticas.
Os diastemas muitas vezes não podem ser prevenidos, porém existem algumas técnicas que podem ajudar a amenizar esses espaços. Como a boa higiene bucal, onde irá prevenir doenças gengivais que causam a perda de óssea.
Hábitos como chupar de dedo e pessoas que têm o hábito de empurrar os dentes com a língua devem reaprender a engolir ao pressionar a língua contra o palato. Ao quebrar o hábito antigo, poderá prevenir o aparecimento de espaços entre os dentes.
É sempre importante que os pais sempre fiquem atentos a dentição e os espaços dos filhos desde da fase da dentição decídua, pois se os espaços forem identificados precocemente, a criança pode iniciar o tratamento ortodôntico, já evitando os espaços na fase adulta.
Matérias relacionadas
- As “Fake News” relacionadas à Saúde Bucal
- Harmonização orofacial: uma nova especialidade odontológica
- Principais características orais presentes em pacientes com Síndrome de Down
Referências
https://blog.dentalestheticcenter.com.br/como-e-feito-o-fechamento-de-diastema/
http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-52762016000300016
https://www.guilhermerothier.com.br/blog/fechamento-diastema/
http://luisgustavoleite.com.br/blog/diastema-tratamento-o-que-e-como-fechar/