Afinal, durante a graduação, nos anos finais, em especial, quando se pensa em projeto para o futuro, quase sempre, ouvimos alguém falar que irá fazer a prova e tentar a aprovação na residência.
Mas o que isso implica? Como é essa prova de que tanto se fala? Tem questões abertas? Como funciona o processo seletivo?
São questionamentos comuns entre aqueles que se aproximam da formação. Pelo sim ou pelo não, o que se sabe é que é preciso se preparar.
E para realizar essa preparação da melhor maneira possível é importante conhecer as regras do jogo, saber o que te espera, como espera e o que necessita fazer. Entender como será feita a seleção a fim de concentrar os esforços no que realmente interessa.
E por isso, trago detalhes sobre os processos seletivos de residências que você vai querer anotar. Se liga!
Antes de mais nada é preciso dizer: é imprescindível escolher o programa de residência que se deseja cursar. Ou seja, você precisa escolher a área para qual vai buscar a especialização e também definir a instituição pela qual irá concorrer a uma vaga. O quanto antes decidir melhor! Digamos que, não é eficiente realizar uma preparação geral, deixando para decidir no final algo que será avaliado de modo específico.
Por que cada instituição tem seu modo de fazer o processo seletivo, desde a banca organizadora de questões às comissões próprias. Algumas coisas mudam de uma para outra, por isso é melhor evitar ser pego desprevenido.
De modo geral, os processos seletivos para residência costumam ser divididos em etapas, o mais comum são duas: a primeira, composta por PROVA OBJETIVA e a segunda de ANÁLISE CURRICULAR.
A PROVA OBJETIVA em sua maioria consta de 50 questões com quatro a cinco alternativas entre as quais apenas uma está correta. Os assuntos abordados nas mesmas são divididos entre conhecimentos gerais nas áreas da fisioterapia, SUS, legislação profissional e claro a especialidade do programa para qual está se candidatando.
E a ANALISE CURRIULAR como o nome já denuncia é a fase onde avaliaram o seu currículo, não só o lattes ou o vitae, suas participações em eventos, projetos de pesquisa, produções científicas, estágios extracurriculares, a sua vida acadêmica em si será analisada. Já separa os certificados!
Porém há casos nos quais a PROVA É ESCRITA, ORAL OU MISTA, em que a terceira fase é uma ENTREVISTA, não há um padrão universal. Tudo depende da instituição que escolheu.
E como você vai saber sobre os programas e as etapas do processo seletivo? É simples, lendo o EDITAL.
Ele será um de seus melhores amigos ao longo desse processo. Lá você encontrará as informações necessárias para nortear a sua preparação, como: datas, prazos, conteúdos que devem estudado, barema, critérios de desempate… tudo! Daí a importância de esquematizá-lo. Sério!
Vou deixar uns trechos da entrevista realizada com Gabriele Lacerda (@fisio.gabrielelacerda), fisioterapeuta formada em 2019 pela UNIFACS e atual Residente em saúde do Idoso nas Obras Sociais Irmã Dulce. Confira:
Você sempre quis o programa de saúde do idoso?
Na verdade não, até formar eu ainda tava em dúvida de qual área queria seguir. Tinha uma quedinha assim, por neuro, sempre tentava alguma coisa na neuro, mas nunca tava fluindo. Comecei a atender a domicilio e acabou surgindo este público de idosos e acabei gostando muito desta atuação. Já havia tido experiências em estágio extracurricular na área de Ortopedia atendendo idosos, no projeto de extensão na faculdade também, mas foi o atendimento domiciliar que me despertou o interesse (pelo programa de residência). Cheguei até a pesquisar uma pós sobre, mas tava muito na dúvida do que seguir e aí quando abriu a Residência aqui para SESAB, fui olhar as opções tinha neuro, para qual já havia prestado prova no ano anterior, e tinha saúde do idoso. Como estava atuando, já tinha despertado o interesse, já tinha buscado uma pós, eu falei: É, vou tentar Geriatria e Gerontologia, saúde do idoso, porque vou acabar tendo contado com neuro, ortopedia. E foi nessa linha de pensamento que acebei escolhendo, por tá atuando e já tá gostando de atuar com idosos e também porque sabia que não ficaria sem ver nada de neuro e orto, ver um pouco de tudo na verdade.
Como foi o processo seletivo?
Então, despertou o interesse para fazer residência na faculdade só que eu não busquei outros estados, fiquei por aqui mesmo. Aí quando a SESAB abriu o processo de inscrição, me inscrevi e aí como eu estava atendendo paciente, tava estudando sobre geriatria já, nada muito profundo, mas já estava assimilando com a área. E quando abriu, acabei optando por saúde do idoso, busquei o edital, listei lá todos os temas que tinham da parte de geriatria, da parte geral de fisioterapia eu busquei nas provas anteriores, e a parte do SUS também busquei nas provas anteriores ver o que caía mais. Listei todos os temas e entre o período que abre a inscrição e o período da prova, mais ou menos dois meses, que eu tive para preparar estudando com o foco na residência. Foi assim em tempo recorde, NÃO RECOMENDO, NÃO FAÇAM ISSO! Escolham antes, pelo amor de Deus!! (risos) Não façam isso que eu fiz. É muito pouco tempo. Deu certo para mim, mas não é o ideal. Então foi basicamente isso, essa parte da primeira etapa.
Como falou em dois meses, você não tinha preparado o seu currículo para prova de títulos?
Na verdade, o processo foi bem apreensivo. Fiz a prova, teve um episódio atípico neste ano, por conta da pandemia como não poderia ficar muito tempo na sala, comer ou tirar a máscara, houve um número de questões reduzidos. Mas voltando a parte da avaliação curricular, na faculdade a gente já fazia algumas coisas mentalizando a residência, mas como não era nada focado, não sabia qual programa ia fazer nem nada, não foi pensado em marcar pontos na residência. Tanto que eu não tinha muita coisa especifica em saúde do idoso, tinha outras coisas, pontuem em outros aspectos da programação de pontos que tem. Mas é importante, o quanto antes se puder, se prepare! Mas como no início é difícil saber o que a gente vai querer, é bom experimentar de tudo um pouco, pois assim quando chegar lá você vai ter pontos a marcar. No meu caso eu tinha, monitoria, palestras, cursos, tinham umas coisas que me rendiam uns pontos. No final das contas deu certo! Cada decimo conta, é importante pensar nessa parte dos certificados também.
E a SESAB prioriza muito o que você fez durante a graduação. Então, quando você sai da graduação, se o foco for fazer ela aqui, o ideal é fazer logo, pois tem um período que vence, vai os últimos três anos de certificados que você tem. Então se for SESAB que você quer, o ideal é fazer logo quando forma.
Por coincidência, tem material da SANAR envolvido nos estudos da Gabi rumo a aprovação da residência. Não é marketing e posso provar: se conferir a declaração de comemoração da aprovação lá no ig dela: @fisio.gabrielelacerda, verás.
E a entrevista na íntegra está no meu ig: @camilakeite, caso queira ver e ouvir.
Até a próxima colega!
Matérias relacionadas:
- Desenvolvimento neuropsicomotor típico da criança de acordo com as diretrizes do ministério da saúde
- A importância do gerenciamento dos ajustes da Ventilação Mecânica (VM)
- Efetividade dos recursos eletrotermofototerapêuticos na fisioterapia
Referência
USP. O que é a Residência. Acessado em: 14/06/2021. Disponível em: https://prceu.usp.br/residenciamulti/a-residencia/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Processo seletivo: despacho orientador para a coremu sobre a elaboração do edital de seleção de residente em programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde. CNRMS, 2011
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Estão abertas as inscrições para a Residência em Área Profissional de Saúde. Acessado em: 15/06/2021. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/2020/12/02/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-residencia-em-area-profissional-de-saude/
CEFET. Edital de abertura de inscrições: processo seletivo unificado para residência em área profissional da saúde (uniprofissional e multiprofissional). Acessado em: 15/06/2021. Disponível em: http://www.fundacaocefetbahia.org.br/sesab/eesp/2021/residencia/edital_residencia_001_2020.pdf
UFRJ. Edital do processo seletivo para residência em área profissional da saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional. Acessado em: 14/06/2021. Disponível em: http://www.residenciamultiprofissional.ufrj.br/index.php?option=com_rokdownloads&view=file&Itemid=106&id=871:edital-multiprofissional-2020-final-05-11-2020